Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Olá a todos os modders e companhia,
Venho aqui apresentar o meu segundo projecto, ponto final.
Desde 1989 que desenho modelos de motos e em 1992 resolvi criar uma marca para dar nome aos modelos então criados, nasceu a Bellardo cujo nome significa Bell(o) beleza e ardo arder,ou seja, explosão perfeita, motor extremamente eficiente, o resto são acessórios.
É claro que é de brincadeira um passatempo para matar o ócio na era pré-informática, entretanto o gosto foi tal que continuei até hoje, com alguns anos de interregno.
Este modelo visa, em primeiro aspecto a minha aprendizagem, continuação, em trabalho de aluminio, com a implicação de curvas angulares, como se fazia antigamente.
Em segundo plano demonstrar as minhas capacidades de design e fabrico de modelos incomuns.
Como nunca tive a oportunidade de trabalhar para uma empresa de motos este modelo, protótipo é a palavra mais adequada, serve de mais valia e, é uma modesta entrada porque se trata da primeira construção real e não tem nada a ver com os meus desenhos feitos até à actualidade.
Depois desta breve introdução vamos ao que interessa, o projecto é em si uma representação de moto e um pc de chassis aberto dentro do mesmo pacote.
As fotos please.
Continuação no terceiro post.
Venho aqui apresentar o meu segundo projecto, ponto final.
Desde 1989 que desenho modelos de motos e em 1992 resolvi criar uma marca para dar nome aos modelos então criados, nasceu a Bellardo cujo nome significa Bell(o) beleza e ardo arder,ou seja, explosão perfeita, motor extremamente eficiente, o resto são acessórios.
É claro que é de brincadeira um passatempo para matar o ócio na era pré-informática, entretanto o gosto foi tal que continuei até hoje, com alguns anos de interregno.
Este modelo visa, em primeiro aspecto a minha aprendizagem, continuação, em trabalho de aluminio, com a implicação de curvas angulares, como se fazia antigamente.
Em segundo plano demonstrar as minhas capacidades de design e fabrico de modelos incomuns.
Como nunca tive a oportunidade de trabalhar para uma empresa de motos este modelo, protótipo é a palavra mais adequada, serve de mais valia e, é uma modesta entrada porque se trata da primeira construção real e não tem nada a ver com os meus desenhos feitos até à actualidade.
Depois desta breve introdução vamos ao que interessa, o projecto é em si uma representação de moto e um pc de chassis aberto dentro do mesmo pacote.
As fotos please.
Continuação no terceiro post.
Última edição por ST.o.CH em 20/fev/2016, 20:25, editado 1 vez no total.
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Reservado para as fotos finais.
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Esta é a primeira actualização criada para dar sentido lógico uma vez que reservei o segundo post.
As primeiras fotos revelam o inicio, começo sempre pela placa da motherboard que é o centro do projecto, para que depois este cresça em todas as direcções.
A board era uma micro atx que foi cortada para 17 cm por 17 cm, tamanho mini itx.
Na parte inferior fica situada a fonte de tamanho regular ou atx.
A carenagem inferior da moto cortada,
E moldada à mão, aliás este projecto está a ser construido com ferramentas de bricolagem, sem recurso ao cnc ou controlo numérico.
Vista em detalhe.
Espero que gostem e comentem este projecto que ainda está no inicio e muito trabalho e dores de cabeça pelo caminho.
As primeiras fotos revelam o inicio, começo sempre pela placa da motherboard que é o centro do projecto, para que depois este cresça em todas as direcções.
A board era uma micro atx que foi cortada para 17 cm por 17 cm, tamanho mini itx.
Na parte inferior fica situada a fonte de tamanho regular ou atx.
A carenagem inferior da moto cortada,
E moldada à mão, aliás este projecto está a ser construido com ferramentas de bricolagem, sem recurso ao cnc ou controlo numérico.
Vista em detalhe.
Espero que gostem e comentem este projecto que ainda está no inicio e muito trabalho e dores de cabeça pelo caminho.
- Shuper' Luu'
- Chief Executive Officer (CEO)
- Mensagens: 3854
- Registado: 16/ago/2010, 20:32
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Ideia fantástica e adorei ficar a conhecer a história porque trás do seu nascimento.
Que espessura é a chapa? É formidável ver a estrutura nascer de uma planificação para o 3D. Usas alguma ferramenta de modelação 3D ou pelo tamanho da board chegaste às medidas por dedução?
Força nisso!
Que espessura é a chapa? É formidável ver a estrutura nascer de uma planificação para o 3D. Usas alguma ferramenta de modelação 3D ou pelo tamanho da board chegaste às medidas por dedução?
Força nisso!
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Boas shuper' Luu', a chapa para a motherboard é de 2mm e a da carenagem inferior é de 1,5mm.
A planificação deste projecto em geral começou no papel com o processo de aproximação, ou seja, por cada desenho que fazia aproximava- me dos valores reais da moto. Tomei como ponto de partida o tamanho da roda, o diâmetro exterior do pneu duma mini moto é cerca de 28cm para uma jante de 6,5", uma superbike tem jante de 17" com o diâmetro exterior do pneu de 60cm até 65cm.
Depois tentei aproximar as medidas do motor, que revelarei mais adiante, o resultado final provisório acaba por ser duas escalas 2:1 e 3:1 consoante as partes a serem desenvolvidas.
A planificação da chapa em 2D é um pouco através da imaginação, tento ver a peça construída e depois retiro-lhe a forma "mentalmente" e assim acho o produto, depois repito o mesmo no plano real. Este é um processo um pouco abstracto mas como faço desenhos de motos há mais de 25 anos é fácil para mim fazer desta forma.
A planificação deste projecto em geral começou no papel com o processo de aproximação, ou seja, por cada desenho que fazia aproximava- me dos valores reais da moto. Tomei como ponto de partida o tamanho da roda, o diâmetro exterior do pneu duma mini moto é cerca de 28cm para uma jante de 6,5", uma superbike tem jante de 17" com o diâmetro exterior do pneu de 60cm até 65cm.
Depois tentei aproximar as medidas do motor, que revelarei mais adiante, o resultado final provisório acaba por ser duas escalas 2:1 e 3:1 consoante as partes a serem desenvolvidas.
A planificação da chapa em 2D é um pouco através da imaginação, tento ver a peça construída e depois retiro-lhe a forma "mentalmente" e assim acho o produto, depois repito o mesmo no plano real. Este é um processo um pouco abstracto mas como faço desenhos de motos há mais de 25 anos é fácil para mim fazer desta forma.
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Parabéns ST.o.CH o teu projecto está a ficar com muito bom aspecto. Força !!!
- Shuper' Luu'
- Chief Executive Officer (CEO)
- Mensagens: 3854
- Registado: 16/ago/2010, 20:32
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Obrigado pela explicação. Sim eu denoto que tentas fazer a miniatura mas tomando de base escalas correctas o que é bom.ST.o.CH Escreveu:Boas shuper' Luu', a chapa para a motherboard é de 2mm e a da carenagem inferior é de 1,5mm.
A planificação deste projecto em geral começou no papel com o processo de aproximação, ou seja, por cada desenho que fazia aproximava- me dos valores reais da moto. Tomei como ponto de partida o tamanho da roda, o diâmetro exterior do pneu duma mini moto é cerca de 28cm para uma jante de 6,5", uma superbike tem jante de 17" com o diâmetro exterior do pneu de 60cm até 65cm.
Depois tentei aproximar as medidas do motor, que revelarei mais adiante, o resultado final provisório acaba por ser duas escalas 2:1 e 3:1 consoante as partes a serem desenvolvidas.
A planificação da chapa em 2D é um pouco através da imaginação, tento ver a peça construída e depois retiro-lhe a forma "mentalmente" e assim acho o produto, depois repito o mesmo no plano real. Este é um processo um pouco abstracto mas como faço desenhos de motos há mais de 25 anos é fácil para mim fazer desta forma.
Tenho de aprender técnicas de soldadura, com as chapas correctas ia resolver muito dos meus problemas. Mas eu ainda tenho alguma dificuldade em criar coisas mais assimétricas e até com linhas menos rectas e mais suaves e exóticas.
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Boas modders,
Tempo para mais uma actualização,
Desta vez trago o quadro tipo dupla trave e a baquet,
O quadro foi projectado segundo os meus modelos dos anos 90 do século passado tendo o objectivo encaixar as pernas do piloto, portanto com mais curvas do que o habitual em quadros dupla trave.
Sendo composto por duas peças simétricas foi trabalhado com um martelo de carpinteiro com o auxilio dum tubo de 55mm de aço galvanizado, grampos e madeiras, as vezes necessárias até ganhar a forma desejada.
A baquet teve o mesmo processo, construida em aluminio de 2,5mm.
Comecei também por projectar o depósito em chapa de 4mm de aluminio.
As fotos .
A baquet.
Simulação da roda.
Fiquem bem e até depois.
Tempo para mais uma actualização,
Desta vez trago o quadro tipo dupla trave e a baquet,
O quadro foi projectado segundo os meus modelos dos anos 90 do século passado tendo o objectivo encaixar as pernas do piloto, portanto com mais curvas do que o habitual em quadros dupla trave.
Sendo composto por duas peças simétricas foi trabalhado com um martelo de carpinteiro com o auxilio dum tubo de 55mm de aço galvanizado, grampos e madeiras, as vezes necessárias até ganhar a forma desejada.
A baquet teve o mesmo processo, construida em aluminio de 2,5mm.
Comecei também por projectar o depósito em chapa de 4mm de aluminio.
As fotos .
A baquet.
Simulação da roda.
Fiquem bem e até depois.
- Shuper' Luu'
- Chief Executive Officer (CEO)
- Mensagens: 3854
- Registado: 16/ago/2010, 20:32
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Que abuso! Reconheço que deve ser super difícil replicar a simetria de peças assim, especialmente totalmente à mão.
Estão a ficar mesmo no ponto as linhas, estou ansioso por ver isso com as soldaduras.
Estão a ficar mesmo no ponto as linhas, estou ansioso por ver isso com as soldaduras.
Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal
Pois é...Shuper' Luu' Escreveu:Que abuso! Reconheço que deve ser super difícil replicar a simetria de peças assim, especialmente totalmente à mão.
Estão a ficar mesmo no ponto as linhas, estou ansioso por ver isso com as soldaduras.
Não vai haver soldaduras, o método de ligação vai ser maioritariamente por parafusos.
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante