[AC] Caixa pc aluminio [5%]

Zona dos projectos completamente de raiz
Responder
miggy
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 106
Registado: 07/jul/2012, 17:51
Contacto:

[AC] Caixa pc aluminio [5%]

Mensagem por miggy »

Boas malta, ja andava a estudar a algum tempo esta ideia doida de fazer uma caixa para pc completamente do zero,vamos la ver o que sai daqui.
Para comecar decidi faze-la toda em aluminio mesmo por dentro todos os acessorios serao em aluminio.
Depois procurei defenir as dimenções sendo que tem que ser um compromisso entre uma caixa espaçosa mas nao muito grande senao a mulher da-me na cabeça e voces ja sabem como elas sao decidi-me por faze-la com 510alt 230larg 570prof.
Quanto a espessura vou usar aluminio de 3mm semiduro por causa do terror que e a minha filha.
Esta caixa para ja vai ter hardware muito fraco e velho ainda uso a plataforma 775 mas la pro inicio do ano ja devo mudar tudo para 1155 os euros andam fracos, sobre o cooling vai ser tudo a ar com 4 fans de 140mm e 4 de 200mm mas ja preparada para levar 3 radiadores de 360.
Sintam-se completamente a vontade para opinar bem ou mal visto nao ter experiencia e nao ter ainda nada muito definido estou aberto a sugestões.
Mas vamos la ver as fotos do inicio que eu sei que querem ver e fotos, desde ja peço desculpa pelas fotos visto que nao sou grande fotografo faz-se o que se pode:

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Antes de mais parabéns por começares logo por uma caixa de raiz! Escolheste um bom formato básico (como a Silverstone TJ07) que funciona muito bem. O hardware não importa, sendo ATX vai dar para o futuro. Já tens algum esboço do visual pretendido além dessas chapas? A nível do cooling (posicionamento) etc?


Nota: depois coloca o tópico segundo as regras da secção se puderes.
Imagem
J3akaLUA
Falcon Punch MOD!
Mensagens: 226
Registado: 23/fev/2012, 19:25
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por J3akaLUA »

A frente parece uma TJ07 :D
Obrigado
Cumprimentos
João Paulo Gonçalves

J3akaLUA
E-mail: j3akalua@gmail.com
MSN: j3akalua@hotmail.com
Contacto: 913058097/963212313
Site"Em actualização" http://j3akalua.webnode.com/
miggy
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 106
Registado: 07/jul/2012, 17:51
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por miggy »

A frente é inspirada na tj07 caixa que eu gosto muito mas sem os vincos que eu acho que tao a mais.
Em relacao a disposição apesar de ainda nao tar totalmente decidido fiz este esboço(peço desculpa pela qualidade do desenho e que nao percebo nada de desenho a computador):
Imagem
Que dizem?
miggy
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 106
Registado: 07/jul/2012, 17:51
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por miggy »

Mais um pequeno update estive a soldar algumas peças a aluminio que serviram para fixar as laterais e fui buscar a rede que vou usar para as fans
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A rede é fechada o suficiente para o po nao entrar mas nao corta o airflow das fans e é bastante aerodinamica visto ser feita de fios de inox redondos com 0.8mm espessura
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

A disposição está perfeita! Equilíbrio de 2x 140mm para 2x 140mm e 2x 200mm para 2x 200mm. A entrada na frontal também é muito boa, com fans no topo acabas com o aquecimento excessivo das gráficas em ATX invertido.

Já tive dessa grelha/rede, foi a que utilizei no projecto RAPOSA. Não te preocupes com o esboços e a qualidade das fotos, o texto que colocas é muito mais importante para quem siga de verdade o tópico.

Força nisso, que a nível de dimensionamento e layout vai funcionar bem ;)
Imagem
miggy
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 106
Registado: 07/jul/2012, 17:51
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por miggy »

Agradecido meu sabes apesar dos muitos anos a trabalhar metal isto nao tem nada a ver com o que costumo fazer por isso agradeço os conselhos de quem sabe mais.
Valeu mesmo.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por Shuper' Luu' »

miggy Escreveu:Agradecido meu sabes apesar dos muitos anos a trabalhar metal isto nao tem nada a ver com o que costumo fazer por isso agradeço os conselhos de quem sabe mais.
Valeu mesmo.
Sim, a escala com que se trabalha num computador é bastante reduzida e muitas máquinas e processos industriais consideram isto mini deformações. Mas é bom, acabamos por ter de fazer mais coisas manualmente, adquirir técnicas e explorar processos e formas de criar as peças como precisamos.

Força nisso!
Imagem
miggy
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 106
Registado: 07/jul/2012, 17:51
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por miggy »

Ora bem estive a trabalhar na caixa nestes ultimos dias e descobri que nao e nada facil por os paineis a encaixar todos perfeitinhos mas la consegui.
Tive tambem de fazer um mod ao meu polidor para poder meter lixas de velcro e ja estive a lixar a caixa toda comecando por lixa grossa ate chegar ao grão 360.
depois foi só soldar os L nas bordas das laterais recuados 3mm para depois encaixar e aparafusar os paineis laterais de forma a ficar tudo faceado.
Vou usar parafusos sestavados interiores de embutir tamanho m4 por 12mm deixo aqui as fotos de tudo:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por miggy em 03/nov/2012, 17:35, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Caixa pc aluminio

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,
miggy Escreveu:Ora bem estive a trabalhar na caixa nestes ultimos dias e descobri que nao e nada facil por os paineis a encaixar todos perfeitinhos mas la consegui.
Claro, para mim continua a ser dos maiores problemas, isso e criar uma zona de I/O Shield de origem. O maior desafio na tua é a curvatura no topo e baixo, ou seja os cantos, aposto que vai ser uma parte que envolve mais trabalho, é sempre assim.

miggy Escreveu:Tive tambem de fazer um mod ao meu polidor para poder meter lixas de velcro e ja estive a lixar a caixa toda comecando por lixa grossa ate chegar ao grão 360.
depois foi só soldar os L nas bordas das laterais recuados 3mm para depois encaixar e aparafusar os paineis laterais de forma a ficar tudo faceado.
Vou usar parafusos sestavados interiores de embutir tamanho m4 por 12mm deixo aqui as fotos de tudo
Lixa grão 360? Isso não continua a ser demasiado? Eu finalizo os meus painéis sempre com lixa 2000, mas também é só no final.

Durante o trabalho uso sempre a lixa 200 nas cantoneiras de alumínio, foi de todas as que experimentei, a que me deu mais suavidade à primeira passagem.

O teu painel é de 3mm correcto? Assim o embutir fica muito bom, eu tenho trabalhado mais com 1mm ou 1,5mm não fica bem os de embutir. Eu utilizo sempre os de 8mm de comprimento, ou até 6mm quando os tenho.

Força nisso!

Nota: partilhei o teu projecto na nossa página oficial do FaceBook!
Imagem
Responder

Voltar para “FULL Case Mods”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes