be quiet! Pure Wings 3 [Ventoinha]

Air & Water Benders!
Responder
Avatar do Utilizador
joaojotta
Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Mensagens: 12
Registado: 21/jul/2022, 16:06
Contacto:

be quiet! Pure Wings 3 [Ventoinha]

Mensagem por joaojotta »

Imagem

Pure Wings 3 são os ventoinhas mainstream da be quiet! Elas oferecem tudo o que os jogadores exigentes precisam para o seu sistema. Seja alto fluxo de ar ou um funcionamento silencioso com rpm mínimas muito baixas, as Pure Wings 3 adaptam-se a ambas as funcionalidades perfeitamente. Os modelos de alta velocidade PWM apresentam tecnologia de motor de circuito fechado que garante que a velocidade da ventoinha permaneça sempre no mesmo nível, apesar da resistência que as ventoinhas enfrentam durante a operação. As Pure Wings 3 são indiscutíveis na sua classe.

O Sistema
A be quiet! teve a amabilidade de enviar não só as ventoinhas para testes mas todo o ecossistema comporto por uma caixa Shadow Base 800 DX, um cooler AIO Pure Loop 2 bem como um Riser Cable para a gráfica ficar paralela à motherboard e, claro, duas novíssimas Pure Wings 3 para compor o sistema e efetuar alguns testes. Isto faz um total de sete Pure Wings 3 uma vez que tanto a caixa como o cooler estão já equipados com as mesmas ventoinhas.
Eu não poderia ficar mais satisfeito com o sistema montado!

Computador de testes
Motherboard Asus B660M-A D4
Processador Intel i5-13400 com be quiet! Pure Loop 2 280mm
Monitor Philips 34B1U5600
Rato Razer Deathadder V2
Teclado Glorious GMMK (Gateron Clear)
Placa gráfica MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12GB
Memória Kingson Fury Renegade DDR4 DDR4-3600MHz (4×16GB)
Fonte ATX EVGA GQ 650W 80 Plus Gold Semi Modular
Crucial P3 Plus M.2 PCIe Gen4 NVMe 1TB
Samsung 860 EVO
Caixa be quiet! Shadow Base 800 DX

Ruído - o mais importante
O que é demais, enjoa. Alguns poderiam dizê-lo relativamente a um computador com sete ventoinhas (mais duas da gráfica) ou até pensar que o ruído seria imenso mas a verdade é que não importa quantas Pure Wings 3 o meu sistema tenha, o ruído é sempre o mesmo: quase nulo. E digo quase porque ele existe. Eu é que não oiço nada. Na verdade, as únicas ventoinhas que oiço no meu computador são as ventoinhas da placa gráfica, uma MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12GB.
Aliado ao sossego que tenho com o baixo ruído está o sossego de saber que o meu sistema está muito bem refrigerado.

Refrigeração - o segundo mais importante?
A verdade é que por muito boa que seja a refrigeração, quer seja a ar ou líquida, sem uma boa circulação de ar pouco ou nada há a fazer. O mesmo se pode dizer de forma inversa e a circulação de ar proporcionada pelas Pure Wings 3 é formidável. Tanto que, após alguns testes e deixar o meu processador a funcionar a 100% (Intel i5-13400 de 10 cores, 16 threads) durante mais de trinta minutos, a verdade é que a temperatura nunca chegou aos 40ºC. É claro que este processador não é dos que produz mais calor mas, ainda assim, os resultados são bastante promissores.

Conclusão
Esta parte da refrigeração é algo que sempre ignorei. Normalmente monto sistemas com processadores Intel e a única coisa que faço é procurar o bloco de refrigeração com o preço mais simpático para substituir o da marca e pouco mais me preocupo. A verdade é que as temperaturas refletem um pouco dessa despreocupação da minha parte.
Esta experiência com a be quiet! - e em particular com as Pure Wings 3 - fez-me perceber que ter um computador com muitas ventoinhas não é o mesmo que ter um computador ruidoso mas também que há ventoinhas e há ventoinhas e estas nem têm que ter um preço exagerado para ter um desempenho exemplar.
As Pure Wings 3 são, sem dúvida, a minha opção número um a partir de agora para a montagem dos meus sistemas... a menos que cheguem as Pure Wings 4, claro!
Queres saber mais sobre jogos de tabuleiro? Visita o canal Mete Na Mesa!
Responder

Voltar para “Air&Water Cooling”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes