AGON AG493UCX [Monitor gaming]

Zona para os leitores media, os phones, os comandos, as pens, as colunas...
Responder
Avatar do Utilizador
joaojotta
Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Mensagens: 12
Registado: 21/jul/2022, 16:06
Contacto:

AGON AG493UCX [Monitor gaming]

Mensagem por joaojotta »

Imagem

O monitor AG493UCX da AOC - o AGON, a marca gaming da AOC - e a resposta a quem quer ter um monitor com maior largura para um maior campo de visão ou, simplesmente, para uma melhor área de trabalho.

Descrição
É um monitor com uma proporção de 32:9, o dobro do que estamos habituados a ver nos nossos computadores de secretária ou portáteis.
Antes de pensar se queremos um destes monitores temos que pensar se podemos ter um destes monitores. Isto porque, em largura, o monitor mede 1.20m, em linha reta. Se tivermos em conta o computador ao lado, se calhar nem vai caber na nossa secretária. Felizmente, tenho uma secretária com 2m e cabe perfeitamente.
O AG493UCX é ajustável em altura, inclinação e rotação pelo que permite adaptá-lo ao nosso ambiente e rejeitar qualquer reflexo que o seu ecrã - já por si anti-reflexo - ainda consiga apanhar.
Algo que me motivou a testar este equipamento é o facto de já trabalhar há bastantes anos com dois monitores FullHD de 24 polegadas. Ora, o AG493UCX tem 49 polegadas, o que equivale, mais ou menos, a dois monitores de 26.8 polegadas, lado a lado, sem o friso a dividir as duas imagens. Isto poderia parecer um paraíso à primeira vista mas nem tudo são rosas quando pensamos mais a fundo na utilização que temos quando temos dois monitores face à utilização de quando temos apenas eu.

Utilização
A coisa mais importante, quando trabalhamos com um monitor neste aspeto, é esquecer o ecrã completo para a maioria das aplicações como o navegador de internet ou processador de texto. Isto porque o conteúdo tende a ficar muito encolhido para um dos lados, no caso dos navegadores de internet e a construção dos sites na atualidade, ou muito desproporcional, no caso dos editores de texto que apanham muito texto para os lados mas pouco para cima ou para baixo, dependendo do tamanho do texto que estamos a utilizar.
Já para tarefas mais ligadas à multimédia como edição de vídeo ou edição de áudio ou até mesmo programação, este monitor poderá, mais uma vez, ser brilhante no seu desempenho e mudar para muito melhor a forma de trabalhar.

Outra das coisas que faço regularmente é ter um dos ecrãs ocupados com um vídeo, quer seja do Youtube, quer seja de outro serviço de stream ou até algum ficheiro mp4. Ora, em dois monitores, quando colocamos a imagem em ecrã completo, este ocupa um dos monitores na totalidade deixando o outro livre para trabalhar mas o mesmo não acontece quando temos apenas um monitor uma vez que o ecrã completo é apenas um.
Felizmente, os navegadores de internet modernos têm a função Picture-in-Picture (PiP) e isso facilita imenso a tarefa uma vez que os gestores de janelas dos sistemas operativos nos permitem, com um simples atalho de teclas, colocar a imagem encostada a um dos lados do ecrã ocupando assim, exatamente, metade da área de trabalho deixando a outra metade desocupara para continuarmos o nosso trabalho.

Jogos
No que toca a jogos, outra das coisas que me deixava um pouco apreensivo, foi um dos aspetos que me fez, definitivamente, apaixonar por este monitor.
É certo que nem todos os jogos suportam esta resolução mas a grande maioria dos jogos modernos suportam sem problema (ou através de algumas modificações nos ficheiros de configuração) e acreditem que este aspeto faz maravilhas em muitos dos jogos. CS:GO, onde o ângulo de visão é bastante superior, eFootbal, em que podemos ver uma maior extensão de campo durante o jogo, Dirt Rally 2, com uma melhor vista sobre a pista e o ambiente envolvente ou até mesmo Cities: Skylines, que nos dá uma mais alargada vista sobre a nossa cidade, são alguns exemplos de jogos que nos proporcionam toda uma nova experiência em 32:9.
Os meus filhos, claro, adoraram jogar Fortnite, Sims 4 e Apex Legends desta forma.

Conclusão
Enfim... o AG493UCX é um monitor fantástico do qual podemos tirar o melhor partido se nos adaptarmos ligeiramente ao modo como trabalhamos no nosso sistema operativo (testei em Windows e em Linux - o MacBook que tenho não suporta esta resolução) que utilizamos e torna bem mais interessante e cómodo todo o nosso trabalho diário nesta janela digital para o mundo.
Sem dúvida que recomendo!
Queres saber mais sobre jogos de tabuleiro? Visita o canal Mete Na Mesa!
Responder

Voltar para “Periféricos e multimédia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes