Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Zona dos projectos completamente de raiz
Responder
Avatar do Utilizador
ST.o.CH
Expert Scratch Modder
Mensagens: 43
Registado: 31/mai/2014, 18:29
Contacto:

Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por ST.o.CH »

Olá a todos os modders e companhia,

Venho aqui apresentar o meu segundo projecto, ponto final.

Desde 1989 que desenho modelos de motos e em 1992 resolvi criar uma marca para dar nome aos modelos então criados, nasceu a Bellardo cujo nome significa Bell(o) beleza e ardo arder,ou seja, explosão perfeita, motor extremamente eficiente, o resto são acessórios.

É claro que é de brincadeira um passatempo para matar o ócio na era pré-informática, entretanto o gosto foi tal que continuei até hoje, com alguns anos de interregno.

Este modelo visa, em primeiro aspecto a minha aprendizagem, continuação, em trabalho de aluminio, com a implicação de curvas angulares, como se fazia antigamente.
Em segundo plano demonstrar as minhas capacidades de design e fabrico de modelos incomuns.

Como nunca tive a oportunidade de trabalhar para uma empresa de motos este modelo, protótipo é a palavra mais adequada, serve de mais valia e, é uma modesta entrada porque se trata da primeira construção real e não tem nada a ver com os meus desenhos feitos até à actualidade.

Depois desta breve introdução vamos ao que interessa, o projecto é em si uma representação de moto e um pc de chassis aberto dentro do mesmo pacote.

As fotos please.
Continuação no terceiro post.
Última edição por ST.o.CH em 20/fev/2016, 20:25, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
ST.o.CH
Expert Scratch Modder
Mensagens: 43
Registado: 31/mai/2014, 18:29
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por ST.o.CH »

Reservado para as fotos finais.
Avatar do Utilizador
ST.o.CH
Expert Scratch Modder
Mensagens: 43
Registado: 31/mai/2014, 18:29
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por ST.o.CH »

Esta é a primeira actualização criada para dar sentido lógico uma vez que reservei o segundo post.

As primeiras fotos revelam o inicio, começo sempre pela placa da motherboard que é o centro do projecto, para que depois este cresça em todas as direcções.
A board era uma micro atx que foi cortada para 17 cm por 17 cm, tamanho mini itx.
Imagem
Na parte inferior fica situada a fonte de tamanho regular ou atx.
Imagem
ImagemImagem
A carenagem inferior da moto cortada,
Imagem
E moldada à mão, aliás este projecto está a ser construido com ferramentas de bricolagem, sem recurso ao cnc ou controlo numérico.
ImagemImagemImagemImagem
Vista em detalhe.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Espero que gostem e comentem este projecto que ainda está no inicio e muito trabalho e dores de cabeça pelo caminho.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por Shuper' Luu' »

Ideia fantástica e adorei ficar a conhecer a história porque trás do seu nascimento.

Que espessura é a chapa? É formidável ver a estrutura nascer de uma planificação para o 3D. Usas alguma ferramenta de modelação 3D ou pelo tamanho da board chegaste às medidas por dedução?

Força nisso!
Imagem
Avatar do Utilizador
ST.o.CH
Expert Scratch Modder
Mensagens: 43
Registado: 31/mai/2014, 18:29
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por ST.o.CH »

Boas shuper' Luu', a chapa para a motherboard é de 2mm e a da carenagem inferior é de 1,5mm.

A planificação deste projecto em geral começou no papel com o processo de aproximação, ou seja, por cada desenho que fazia aproximava- me dos valores reais da moto. Tomei como ponto de partida o tamanho da roda, o diâmetro exterior do pneu duma mini moto é cerca de 28cm para uma jante de 6,5", uma superbike tem jante de 17" com o diâmetro exterior do pneu de 60cm até 65cm.

Depois tentei aproximar as medidas do motor, que revelarei mais adiante, o resultado final provisório acaba por ser duas escalas 2:1 e 3:1 consoante as partes a serem desenvolvidas.

A planificação da chapa em 2D é um pouco através da imaginação, tento ver a peça construída e depois retiro-lhe a forma "mentalmente" e assim acho o produto, depois repito o mesmo no plano real. Este é um processo um pouco abstracto mas como faço desenhos de motos há mais de 25 anos é fácil para mim fazer desta forma.
Evil_PT
3 mãos de post's!
Mensagens: 15
Registado: 22/abr/2015, 23:48
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por Evil_PT »

Parabéns ST.o.CH o teu projecto está a ficar com muito bom aspecto. Força !!! ;)
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por Shuper' Luu' »

ST.o.CH Escreveu:Boas shuper' Luu', a chapa para a motherboard é de 2mm e a da carenagem inferior é de 1,5mm.

A planificação deste projecto em geral começou no papel com o processo de aproximação, ou seja, por cada desenho que fazia aproximava- me dos valores reais da moto. Tomei como ponto de partida o tamanho da roda, o diâmetro exterior do pneu duma mini moto é cerca de 28cm para uma jante de 6,5", uma superbike tem jante de 17" com o diâmetro exterior do pneu de 60cm até 65cm.

Depois tentei aproximar as medidas do motor, que revelarei mais adiante, o resultado final provisório acaba por ser duas escalas 2:1 e 3:1 consoante as partes a serem desenvolvidas.

A planificação da chapa em 2D é um pouco através da imaginação, tento ver a peça construída e depois retiro-lhe a forma "mentalmente" e assim acho o produto, depois repito o mesmo no plano real. Este é um processo um pouco abstracto mas como faço desenhos de motos há mais de 25 anos é fácil para mim fazer desta forma.
Obrigado pela explicação. Sim eu denoto que tentas fazer a miniatura mas tomando de base escalas correctas o que é bom.

Tenho de aprender técnicas de soldadura, com as chapas correctas ia resolver muito dos meus problemas. Mas eu ainda tenho alguma dificuldade em criar coisas mais assimétricas e até com linhas menos rectas e mais suaves e exóticas.
Imagem
Avatar do Utilizador
ST.o.CH
Expert Scratch Modder
Mensagens: 43
Registado: 31/mai/2014, 18:29
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por ST.o.CH »

Boas modders,

Tempo para mais uma actualização,

Desta vez trago o quadro tipo dupla trave e a baquet,

O quadro foi projectado segundo os meus modelos dos anos 90 do século passado tendo o objectivo encaixar as pernas do piloto, portanto com mais curvas do que o habitual em quadros dupla trave.

Sendo composto por duas peças simétricas foi trabalhado com um martelo de carpinteiro com o auxilio dum tubo de 55mm de aço galvanizado, grampos e madeiras, as vezes necessárias até ganhar a forma desejada.

A baquet teve o mesmo processo, construida em aluminio de 2,5mm.

Comecei também por projectar o depósito em chapa de 4mm de aluminio.
As fotos .
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
A baquet.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Simulação da roda.
ImagemImagemImagem
Fiquem bem e até depois.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por Shuper' Luu' »

Que abuso! Reconheço que deve ser super difícil replicar a simetria de peças assim, especialmente totalmente à mão.

Estão a ficar mesmo no ponto as linhas, estou ansioso por ver isso com as soldaduras.
Imagem
Avatar do Utilizador
ST.o.CH
Expert Scratch Modder
Mensagens: 43
Registado: 31/mai/2014, 18:29
Contacto:

Re: Bellardo ZMR 500 V4 Brutal

Mensagem por ST.o.CH »

Shuper' Luu' Escreveu:Que abuso! Reconheço que deve ser super difícil replicar a simetria de peças assim, especialmente totalmente à mão.

Estão a ficar mesmo no ponto as linhas, estou ansioso por ver isso com as soldaduras.
Pois é...
Não vai haver soldaduras, o método de ligação vai ser maioritariamente por parafusos.
Responder

Voltar para “FULL Case Mods”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante