[WC] Simplicity [%X]

Porque o Mini, nano ou pico-ITX também têm lugar no modding
Bloqueado
Avatar do Utilizador
xpect
Senior Open Source and Linux
Mensagens: 394
Registado: 22/abr/2014, 20:27
Contacto:

[WC] Simplicity [%X]

Mensagem por xpect »

Após vender as peças usadas, no projeto Liquid Element, tinha de arranjar outro, mas desta vez mais pequeno. Aproveitando umas promoções aqui e ali, mais algumas peças que estavam paradas e resolvi fazer mais um projeto. O nome escolhido acho que se entende, porque o aspeto final está simples, nada de muita "macacada" :P

As peças usadas foram:

Caixa: Xigmatek Aquila
Fonte Nox Urano SX - 500W
Motherboard: ASRock > FM2A88X-ITX+
Processador: AMD A10 7850K 3.7Mhz
Memorias: 2x4Gbs DDR3-2133 Corsair Vengence Pro Series CL9
Cooler CPU: Raijintek Triton + 2xFAN (Corsair AF 120 Quiet Edition LED BLUE no radiador)
SSD: Dark L3 60GB (Team group)
FAN frontal: 200 Aerocool (Retirada da caixa Aerocool DS)
Extensores: 24 Pin / 4 Pin

Neste projeto não tirei muitas fotos, infelizmente algumas delas ficaram tremidas, de qualquer das maneiras, tenho um amigo que vai tirar fotos não só a este projeto, mas aos proximos com qualidade e colocarei depois aqui essas fotos :D

Fotos de algumas peças antes da montagem!

Imagem
Imagem

Durante a montagem!

Imagem
Imagem

Antes de montar o Raijintek, preferi ligar primeiro, com o cooler de origem a ver se estava tudo Ok com o sistema.

Imagem

Imagem

Para colocar o cooler, tive primeiro de retirar os suportes que veem por defeito. Para isso basta levantar a patilha em plastico branco como podem ver na foto e o resto é básico :)
Imagem

Nas proximas 3 fotos podem ver a colocação dos suportes na motherboard e como é colocada a direção correta.
Imagem
Imagem
Imagem

Entretanto surgiu uma dificuldade, como é uma motherboard ITX, é tudo mais condensado e o suporte que segura o raijintek, ficava por cima do banco de memorias mais proximo do processador e não conseguia encaixar a memoria. Basicamente conseguia colocar uma memoria simples, sem dissipador, com dissipador, é o que está a mais, como podem ver na foto, o traço que fiz a marcador, foi aquilo que tive debastar com a dremel e após isso tudo OK :)

Imagem

Alguns testes feitos com o sensor de temperatura

Imagem
Imagem


Fotos "Finais"

Imagem
Imagem
Imagem

As fotos não serão finais, como disse ao inicio, colocarei fotos de melhor qualidade e porque provavelmente poderei ainda colocar algum corante mais tarde, apenas para dar alguma cor, mas para já fica assim.
Atualizarei este projeto com alguns benchmarks realizados, devido ao overclock que já está a ser feito mas ainda não está afinado :)

Espero que gostem!

Abraços
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Parabéns pelo começo de um novo projeto!

Gosto de te ver apostar em sólidos AMD, o Levi também anda muito contente com o dele, aquilo voa.

Essas mITx com as memórias em cima ficam altamente (obrigou foi a modder work). O Tritton realmente é um AIO de outro mundo, fica bem com tudo. Posso partilhar com a Raijintek o link?
Imagem
Avatar do Utilizador
xpect
Senior Open Source and Linux
Mensagens: 394
Registado: 22/abr/2014, 20:27
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por xpect »

Shuper' Luu' Escreveu:Parabéns pelo começo de um novo projeto!

Gosto de te ver apostar em sólidos AMD, o Levi também anda muito contente com o dele, aquilo voa.

Essas mITx com as memórias em cima ficam altamente (obrigou foi a modder work). O Tritton realmente é um AIO de outro mundo, fica bem com tudo. Posso partilhar com a Raijintek o link?
Obrigado Luis :D
Sim e para overclock parece bom, ganhas uma performance até significativa, mas ainda não consegui atingir os valores que quero. Já fui aos 4.4 mas sem muitas mexidas ainda. As temperaturas não passam dos 55 a fazer o intelburnTest no máximo. Ainda não puxei por ele ao máximo tb LOL.
O processador do Levi é superior, mas este APU mesmo em stock a 3.7 com o turbo ligado corre muito bem os jogos!

Claro que podes, força! ;)
Avatar do Utilizador
levidias
Awesome Content Creator
Mensagens: 195
Registado: 25/ago/2014, 14:42
Localização: Porto
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por levidias »

Micronbit, é uma honra! És o verdadeiro exemplo, mais um projecto!
É de dar valor, e volto a referir é mais um projecto da tua autoria, existe empenho em desenvolver mais e novo e isso é algo que que falo por mim falta um pouco em mim, e o facto de mostrares que não te prendes e evoluis para outra base é o verdadeiro desafio!

Posto isto,
:certo: A caixa não conhecia (fui googlar) e gostei muito, tive uma ideia e fiz um desenho a uns tempos com a ideia de uma estrutura assim deste género *curioso* é algo que ainda não foi bem explorado que é a estrutura ser suficientemente elevada para montar um radiador em baixo e até ter espaço para um push/pull em baixo, penso que é a Lian Li que esta a desenvolver dentro desta ideia. O que falta é uma foto da caixa ;)
:certo: A fonte e a Mobo nada à para dizer, são escolhas seguras em preço/qualidade.
:certo: Apostas-te num AMD que só por isso mereces uns pontos no campo "no fanboy machine" não estou muito dentro do OC como sabes, alias gostava de ter alguém que me ajuda se no OC do Infinity ;)
:certo: WOW essas RAM's foram uma escolha, e que escolha! É um nível mais avançado, escolhes-te bem a quantidade que é a ideal no tempo actual, não conheço muito os timmings desses em especifico mas 2133Mhz é :o
:certo: O CPU Cooler é a estrela da máquina, resumindo foi uma excelente escolha faria exactamente a mesma escolha! É o AIO que mais me fascina neste presente momento de mercado, customização e versatilidade, ainda está fresco o conceito nunca antes visto num AIO oferecer esse tipo de liberdade!
:?: Não percebo a escolha das AF para o radiador, não deviam ser as SP ? Já vi usarem as AF em radiadores atenção, mas pensei que as aconselhadas eram as static pressure. De qualquer maneira ninguém me tira da ideia as Fractal Venturi Series :D
:certo: SSD cada um sabe o que precisa, para mim é pouco 60, mas esse em particular fiquei a conhecer com o teu video e sei que preço/preformance/tamanho é impressionante.
:certo: Extensores a entrar naquela base da estetica, gosto! Falta saber a qualidade e material de fabrico das sleevings, infelizmente existe grandes diferenças e são muitas vezes ignoradas. Eu era incapaz ter sleeving paracord por exemplo, ter um sleeving bonito e não o poder organizar direito mesmo com clable combs :cry:

Gosto de qualidade, fotografia de qualidade :)
Keep it UP!
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Subscrevo o que o Levi disse. Para mim a escolha do Tritton foi do melhor, é o cooler AIO do momento para mim.

Já agora deixo aqui a partilha merecida:
Imagem
Avatar do Utilizador
xpect
Senior Open Source and Linux
Mensagens: 394
Registado: 22/abr/2014, 20:27
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por xpect »

levidias Escreveu:Micronbit, é uma honra! És o verdadeiro exemplo, mais um projecto!
É de dar valor, e volto a referir é mais um projecto da tua autoria, existe empenho em desenvolver mais e novo e isso é algo que que falo por mim falta um pouco em mim, e o facto de mostrares que não te prendes e evoluis para outra base é o verdadeiro desafio!

Posto isto,
:certo: A caixa não conhecia (fui googlar) e gostei muito, tive uma ideia e fiz um desenho a uns tempos com a ideia de uma estrutura assim deste género *curioso* é algo que ainda não foi bem explorado que é a estrutura ser suficientemente elevada para montar um radiador em baixo e até ter espaço para um push/pull em baixo, penso que é a Lian Li que esta a desenvolver dentro desta ideia. O que falta é uma foto da caixa ;)
:certo: A fonte e a Mobo nada à para dizer, são escolhas seguras em preço/qualidade.
:certo: Apostas-te num AMD que só por isso mereces uns pontos no campo "no fanboy machine" não estou muito dentro do OC como sabes, alias gostava de ter alguém que me ajuda se no OC do Infinity ;)
:certo: WOW essas RAM's foram uma escolha, e que escolha! É um nível mais avançado, escolhes-te bem a quantidade que é a ideal no tempo actual, não conheço muito os timmings desses em especifico mas 2133Mhz é :o
:certo: O CPU Cooler é a estrela da máquina, resumindo foi uma excelente escolha faria exactamente a mesma escolha! É o AIO que mais me fascina neste presente momento de mercado, customização e versatilidade, ainda está fresco o conceito nunca antes visto num AIO oferecer esse tipo de liberdade!
:?: Não percebo a escolha das AF para o radiador, não deviam ser as SP ? Já vi usarem as AF em radiadores atenção, mas pensei que as aconselhadas eram as static pressure. De qualquer maneira ninguém me tira da ideia as Fractal Venturi Series :D
:certo: SSD cada um sabe o que precisa, para mim é pouco 60, mas esse em particular fiquei a conhecer com o teu video e sei que preço/preformance/tamanho é impressionante.
:certo: Extensores a entrar naquela base da estetica, gosto! Falta saber a qualidade e material de fabrico das sleevings, infelizmente existe grandes diferenças e são muitas vezes ignoradas. Eu era incapaz ter sleeving paracord por exemplo, ter um sleeving bonito e não o poder organizar direito mesmo com clable combs :cry:

Gosto de qualidade, fotografia de qualidade :)
Keep it UP!

Muito obrigado pelas palavras levi :). Tiraste tempo para escrever e isso faz diferença.

A caixa foi a mesma que usei no projeto Silent Noise, tirei foi a fibra que já estava cansado de ver o vermelho. É pena mesmo não dar para colocar radiador em baixo mas pronto é mesmo compacta. COmo gosto da caixa pretendi dar um novo ar :)
A fonte acho que é aceitável. Não tenho nada a dizer, qualidade/preço acho que é o suficiente. Foi a fonte que usei no projeto Liquid Element
Tinha de ser AMD e tinha de ser APU, já andava a namorá-los LOL e quanto maior a frequencia das memorias melhor o desempenho e o AIO...esse então não consegui resistir :). Tenho boas temperaturas, apesar de estarmos a falar de um 4 core + 8 core GPU, sem OC, andava me nos 32c, com OC não sobe assim tanto, vai me para os 40c, dps se puxar por ele com os bench já fica mais quentinho, mas aguenta!
Tens razão em relação ás FAN, as SP são sempre melhor, mas escolhi as Quiet Edition, porque acho que a diferença dos temps não seria assim tanta e gostei das fans. Basicamente foi por isso. Não fazem tanto barulho e o fluxo de ar não é mau.
Os extensores foi os que usei no Liquid Element, e não é sleeving :(...mas pronto são da Bitfenix. Precisava de uns combs como os que usaste no teu infinity, se tiveres alguns que me possas facultar, talvez ficasse melhor.

As fotos de qualidade vão ser tiradas por um amigo que tem tb uma maquina XPTO :P,
Avatar do Utilizador
xpect
Senior Open Source and Linux
Mensagens: 394
Registado: 22/abr/2014, 20:27
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por xpect »

Shuper' Luu' Escreveu:Subscrevo o que o Levi disse. Para mim a escolha do Tritton foi do melhor, é o cooler AIO do momento para mim.

Já agora deixo aqui a partilha merecida:
Este AIO fica mesmo bem dentro da caixa :) e tem qualidade. O radiador é que é fino, em comparação com o da phobya por exemplo é de "menor qualidade", pelo menos ao toque dá essa sensação, mas dps em temperaturas é bom.
Obrigado pela partilha Luis! :)
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Sabes que a Phobya tem uma politica muito "full copper" como a Alphacool e usam camaras e chapas mais pesadas nos radiadores. Eu também noto que o radiador do meu AIO Antec (Kuhler 1250 H2O) é bem mais "fino" que o Phobya de 240mm do Goldtouch.

Que cor vais dar ao líquido? Isso vem com 3 dyes nê?
Imagem
Avatar do Utilizador
xpect
Senior Open Source and Linux
Mensagens: 394
Registado: 22/abr/2014, 20:27
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por xpect »

Shuper' Luu' Escreveu:Sabes que a Phobya tem uma politica muito "full copper" como a Alphacool e usam camaras e chapas mais pesadas nos radiadores. Eu também noto que o radiador do meu AIO Antec (Kuhler 1250 H2O) é bem mais "fino" que o Phobya de 240mm do Goldtouch.

Que cor vais dar ao líquido? Isso vem com 3 dyes nê?
Por acaso gosto dos radiadores da phobya, são robustos :)
Talvez seja normal fazerem isso nos AIO, não sei.
Como gosto de contrastes, estava a pensar num verde...basicamente ia usar o verde que eles têm mas fico com "medo" de ficar depois tingido como aconteceu com o infinity. Das duas uma, ou o corante que eles disponibilizam não tem essa reação no tubo, mas talvez se colocar outro corante que não o que eles disponibilizam posso correr esse risco...não sei. Para já até tirar as fotos HD não vou colocar corante, mas o verde será uma forte escolha :)
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Simplicity [%X]

Mensagem por Shuper' Luu' »

micronbit Escreveu:
Shuper' Luu' Escreveu:Sabes que a Phobya tem uma politica muito "full copper" como a Alphacool e usam camaras e chapas mais pesadas nos radiadores. Eu também noto que o radiador do meu AIO Antec (Kuhler 1250 H2O) é bem mais "fino" que o Phobya de 240mm do Goldtouch.

Que cor vais dar ao líquido? Isso vem com 3 dyes nê?
Por acaso gosto dos radiadores da phobya, são robustos :)
Talvez seja normal fazerem isso nos AIO, não sei.
Como gosto de contrastes, estava a pensar num verde...basicamente ia usar o verde que eles têm mas fico com "medo" de ficar depois tingido como aconteceu com o infinity. Das duas uma, ou o corante que eles disponibilizam não tem essa reação no tubo, mas talvez se colocar outro corante que não o que eles disponibilizam posso correr esse risco...não sei. Para já até tirar as fotos HD não vou colocar corante, mas o verde será uma forte escolha :)
Já viste no Facebook deles algum projecto com o AIO em verde? Eu o report que tenho é que o corante funciona muito bem. O "tingido" no Infinity é mesmo pelo tubo que é, não pelo dye.
Imagem
Bloqueado

Voltar para “ITX, a pequenez do bufo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes