[WC] Air 540 [90%]

Caixas com/para boards mini-ATX, micro-ATX e ATX, igualmente para ATX-invertido e BTX
Responder
jotarada
3 mãos de post's!
Mensagens: 32
Registado: 22/set/2014, 14:53
Localização: Norte
Contacto:

[WC] Air 540 [90%]

Mensagem por jotarada »

Boas ... Já à algum tempo comecei o meu projeto WC ... recentemente vi me obrigado a ficar em stand by durante uns meses, mas estou de volta

Estado atual:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

pelo caminho tive alguns problemas com tubo da primoflex ... usei agua destilada, kill coil e o resultado foi este:

Imagem

Atualmente a minha config é:

Asrock Z77 pro 4
Gskill ripjaw X 8GB 1600CL9
I5 3570k
Seagate barracuda 1TB
Asus GTX 660Ti directCUII
Corsair Air 540
XFX 550w core edition
WC:
Phobya G-Changer 240 V.2
xspc raystorm
Aquacomputer aqualis D5 100 ml
Alphacool VPP655-PWM - Single Edition
PrimoChill PrimoFlex Advanced LRT transparente 16/10
Aquacomputer Double Protect Ultra - Blue

Proximas ideias:
backplate Home made em branco com autocolante com nickname em azul
Led strip em azul
Disco SSD 256 gb
fan controler (ou algo do genero)

Ideia a longo prazo
Grafica potente (R9 390x ou GTX da proxima serie 1000??)
WC na grafica ...

Digam o que acham e o que alteravam
danyd
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 109
Registado: 03/mar/2015, 21:29
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por danyd »

Boas jotarada, acho que ja vi fotos disso algures xD chamou-me a atençao por postares aquilo do tubo,
o que eu mudava? as rams, definitivamente xD ahahah, mete umas hyperx fury azuis ou pretas =D
pondera uma midplate em vez da backplate, assim ao nivel da bomba, escondias esses fios e o disco, que vai ainda receber outro brevemente
a bomba como esta de vibraçoes? esses 4 parafusos....xD era midplate e pousavas isso, com uma especie de suporte na base, de resto muito bom, gosto das cores, provavelmente nao colocaria um radiador tao groço, ou pelo menos na frontal disfarçava mais pois escondia tambem parte dos buracos para os cabos
De qualquer das maneiras ainda estou a iniciar-me e por tal motivo nao vou opinar muito e deixar para quem sabe, tambem para aprender mais =D bom projeto :D
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Ganda Monsta ai fogo brutal! Corres as Corsair no topo a que RPM, são as versões AP?

Eu não mexia na bomba, a julgar pelo sistema parece que está bem absorvido isso, ou já tinhas trocado hehe

Mexer no estado actual e sem contar com as novas modificações, só metia sleeving nos fios da bomba e um custom plate no disco. Talvez um acrílico no fundo para fazer sobressair os elementos que vais ter no fundo, HDD e SSD.

Controlador estás a pensar na frontal? E de que tipo? Eu numa edição da PCguia falei nisso, na de Dezembro penso eu (depois no site vai estar online isso).
Imagem
jotarada
3 mãos de post's!
Mensagens: 32
Registado: 22/set/2014, 14:53
Localização: Norte
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por jotarada »

Sim devem ter visto na zwame o no facebook da moodingworld :D

Está em curso uma possivel troca com um colega os dissipadores das ram's ... as dele sao azuis e as minhas vermelhas e o pc dele combina o vermelho ...
Vibrações da bomba está nice ... o maior problema é mesmo a vibração do HDD, que já tentei ali uma solução com um guardanapo mas não resolve o problema ...

As fan's são as Corsair Air Series SP120 Perfomance PWM com +/- 1100RPM's
Mas tenho um problema ... tenho as fans e a bomba (PWM) ligados ao CPU HEADER da board ... ou seja o aumento da temperatura aumenta as RPM's dos 2 juntos...
Dai a minha ideia do controlador ... mas não sei bem o que controlador usar ...

Um colega meu perdeu umas horas valentes (e sabe umas coisas de eletronica) e fez uma board, com uns mosfet's ligados a um arduino, ligado ao pc, com um software que ele fez que controla tudo o que é pwm lá (bomba, 6 fan's e até mesmo uma led strip RGB e um mini lcd monocromatico) e aquilo está altamente ...

O que é que sugeres sobre isso? vou tentar ver o teu artigo então sobre o assunto ...

Depois dependendo da forma como/onde ligue o cabo pwm da bomba talvez pense no selving ...



O acrilico ou vidro no fundo por cima dos discos com a led strip por dentro era capaz de ficar altamente ...
danyd
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 109
Registado: 03/mar/2015, 21:29
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por danyd »

Uma especie de midplate iluminada ne?
Tens uns controladores tipo divisor, tipo de 1 para x fichas, mas como queres o da bomba a parte, para nao aumentar, nao seria o melhor, ou pelo menos continuavas com a bomba ligada na mb, se tens quem consiga fazer um sistema desses a bom preço melhor, mas tambem tens aqueles tipo controlador de ventoinha, acho que 40 ou assim ja havia, cheguei na altura a ver para mim, achei piada ao ecra mas fica para mais tarde ou para outro projeto xD
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

jotarada Escreveu:Sim devem ter visto na zwame o no facebook da moodingworld :D

Está em curso uma possivel troca com um colega os dissipadores das ram's ... as dele sao azuis e as minhas vermelhas e o pc dele combina o vermelho ...
Vibrações da bomba está nice ... o maior problema é mesmo a vibração do HDD, que já tentei ali uma solução com um guardanapo mas não resolve o problema ...

As fan's são as Corsair Air Series SP120 Perfomance PWM com +/- 1100RPM's
Mas tenho um problema ... tenho as fans e a bomba (PWM) ligados ao CPU HEADER da board ... ou seja o aumento da temperatura aumenta as RPM's dos 2 juntos...
Dai a minha ideia do controlador ... mas não sei bem o que controlador usar ...

Um colega meu perdeu umas horas valentes (e sabe umas coisas de eletronica) e fez uma board, com uns mosfet's ligados a um arduino, ligado ao pc, com um software que ele fez que controla tudo o que é pwm lá (bomba, 6 fan's e até mesmo uma led strip RGB e um mini lcd monocromatico) e aquilo está altamente ...

O que é que sugeres sobre isso? vou tentar ver o teu artigo então sobre o assunto ...

Depois dependendo da forma como/onde ligue o cabo pwm da bomba talvez pense no selving ...



O acrilico ou vidro no fundo por cima dos discos com a led strip por dentro era capaz de ficar altamente ...
Sobre as fans boa, são mesmo essas as ideais para esse radiador. Muita gente não sabe, mas deve-se equipar os radiadores e coolers com SP e a caixa com AF, isto na Corsair que distinguiu isso.

Quais os tipos de controlo e quantidade que precisas? São PWM todos ou é 3Pinos? Como gostavas de ter os canais?

Vou tentar disponibilizar o artigo dos controladores o mais rápido possível.
danyd Escreveu:Uma especie de midplate iluminada ne?
Tens uns controladores tipo divisor, tipo de 1 para x fichas, mas como queres o da bomba a parte, para nao aumentar, nao seria o melhor, ou pelo menos continuavas com a bomba ligada na mb, se tens quem consiga fazer um sistema desses a bom preço melhor, mas tambem tens aqueles tipo controlador de ventoinha, acho que 40 ou assim ja havia, cheguei na altura a ver para mim, achei piada ao ecra mas fica para mais tarde ou para outro projeto xD
Esta caixa como não tem a fonte nem nada em baixo, acaba por ser só um plate nem fica a dividir. Daí que com luz para focar o sistema de água ficava bem fixe.
Imagem
jotarada
3 mãos de post's!
Mensagens: 32
Registado: 22/set/2014, 14:53
Localização: Norte
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por jotarada »

Exato ... a primeira coisa que tentei perceber foi a diferença entre as SP's e as AF's ... E rapidamente percebi que as indicadas para RAD's seriam as SP's por causarem mais pressão, ao contrário das AF's que produzem um mais alto volume de ar movimentado em ambiente livre ...

Neste momento tenho 3 fan's de 3 pinos (as da caixa) e duas estão desligadas porque nem tenho onde as ligar ...
Tenho as duas do rad e a bomba PWM ... gostava de poder controlar a bomba à parte das fan's
Vou investigar o que é k o mercado tem como controladores ... Eu queria por exemplo quand estou so a navegar ou a ver um filme ter a bomba num fluxo bastante reduzido e as fan's quase paradas para reduzir o ruido ... quand estiver a jogar puder subir manualmente ... ou então em função das temperaturas do cpu/agua/outra coisa qualquer ...

O problema é que de alguns que vi para a baia da drive de CD's na minha caixa ficam na vertical e não fica la mt bem ...
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

jotarada Escreveu:Exato ... a primeira coisa que tentei perceber foi a diferença entre as SP's e as AF's ... E rapidamente percebi que as indicadas para RAD's seriam as SP's por causarem mais pressão, ao contrário das AF's que produzem um mais alto volume de ar movimentado em ambiente livre ...

Neste momento tenho 3 fan's de 3 pinos (as da caixa) e duas estão desligadas porque nem tenho onde as ligar ...
Tenho as duas do rad e a bomba PWM ... gostava de poder controlar a bomba à parte das fan's
Vou investigar o que é k o mercado tem como controladores ... Eu queria por exemplo quand estou so a navegar ou a ver um filme ter a bomba num fluxo bastante reduzido e as fan's quase paradas para reduzir o ruido ... quand estiver a jogar puder subir manualmente ... ou então em função das temperaturas do cpu/agua/outra coisa qualquer ...

O problema é que de alguns que vi para a baia da drive de CD's na minha caixa ficam na vertical e não fica la mt bem ...
Eu no Goltouch usei o BitFenix Hydra Pro, que como podes ver funciona assim:
[youtube][/youtube]

É manual e aguenta na boa uma bomba num dos canais e distribuías as outras pelos outros canais com a forma que pretendesses. Tem a vantagem que como dizes, na frontal a 90º não se nota nada de rodado.
Imagem
jotarada
3 mãos de post's!
Mensagens: 32
Registado: 22/set/2014, 14:53
Localização: Norte
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por jotarada »

Estive a ver o BitFenix Hydra Pro, até ficava nice aqui ... Mas numa review li o segunte:
The fan connectors on the Hydra Pro cannot accommodate the 4-pin connectors found on many PWM-capable fans.
Confirmas?

As fan's do rad já estão num Y spliter que não tem pwm mas dá para os 4 pins e vai para um de 3 não é problema ... a bomba é que só liga por 4 connector de 4 pinos
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] Air 540 [90%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

jotarada Escreveu:Estive a ver o BitFenix Hydra Pro, até ficava nice aqui ... Mas numa review li o segunte:
The fan connectors on the Hydra Pro cannot accommodate the 4-pin connectors found on many PWM-capable fans.
Confirmas?

As fan's do rad já estão num Y spliter que não tem pwm mas dá para os 4 pins e vai para um de 3 não é problema ... a bomba é que só liga por 4 connector de 4 pinos
Sem modificação não deixa, o conector 3 pinos é "fechado". Mas com um alicate dá para partir o plástico, é fininho e já dá. Ou então um adaptador.
Imagem
Responder

Voltar para “ATX, ATX invertido e BTX”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Semrush [Bot] e 4 visitantes