WD - Black2

As revisões mais completas do universo, com a visão única moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
TNA
Junior Casemodder and Tech Content Creator
Mensagens: 136
Registado: 17/fev/2011, 21:58
Localização: Vila Real
Contacto:

WD - Black2

Mensagem por TNA »

Imagem
Podem ver este produto on-site aqui: WD BLACK2

Introdução

A WD foi fundada em 1970 e começou a desenvolver e fabricar discos rígidos no início dos anos 80. Com sede em Lake Forest, Califórnia, a empresa emprega aproximadamente 230.000 pessoas ao redor do mundo. As instalações de fabricação estão localizadas na Malásia e na Tailândia, e as instalações de design e projeto estão no Sul e no Norte da Califórnia; há escritórios de vendas no mundo todo. Os produtos de armazenamento da empresa são comercializados para os principais fabricantes de sistemas e revendedores selecionados, sob os nomes de marcas Western Digital e WD. A WD é uma empresa tocada na bolsa americana.
Hoje em dia a WD é uma das empresas Líderes em armazenamento a nivel mundial e dispõe de todo o tipo de soluções de armazenamento tanto particulares como empresariais.

Imagem

Podem visitá-los em: WD

Condições de teste

Sistemas utilizados:
Hardware
# Intel I7 2600k
# PNY GTX 460
# Huntkey X7 900W
# Avexir 4x8 1333 32GB
# SSD Kingston 3k
# MSI z68A GD65
# Ozone Radon Opto
# Samsung Sync Master SA350
# Ozone Strike

Software
# AS SSD
# Crystal Disk Mark
# PC MARK 7

Metodologia
Testes realizados ligando o disco a um desktop fixo através de portas SATA3 com o software do mesmo instalado e a partir daí correr os testes referidos


Comentário inicial

Desta vez acabamos por receber em primeira mão O WD Black 2, estamos ansiosos para o colocar na mesa de testes e saber o que nos vai oferecer e que vantagens vai ter esta nova aposta da WD comparado as soluções já existentes recorrendo a um único disco.


Dados sobre o produto
Tipo de produto: Disco mecânico / SSD
Nomes comuns utilizados: Dual Drive
Gama/Série: Black 2
Função/utilização alvo: Uso doméstico (laptop)
Gama da preços: PVP 219€


Especificações
# Interface: 6Gb/s
# Read: 350 MB/s
# Write: 140 MB/s
# Average latency: 5.5 ms
# Cache: 16 MB


Embalagem

[youtube][/youtube]



Desenvolvimento fotográfico

Imagem
Visão geral do kit completo

Imagem
Caixa com excelente apresentação contendo o cabo de transferência USB/SATA, manuais e "pen" com software

Imagem
WD Black em pormenor

Imagem
Vista Lateral

Imagem
Vista Traseira


Instalação e utilização

Toda a instalação do WD Black 2 foi super simplificada por parte da Western Digital, qualquer utilizador com conhecimentos quase nulos a pode fazer, depois de remover a tampa traseira do vosso Laptop e substituir o disco podem reinstalar o sistema operativo, de seguida utilizar a pen fornecida e instalar o software que vos dará acesso aos 2 discos e mais tarde o cabo fornecido para retirar a vossa informação do disco antigo para o Black 2 por USB.
É importante relembrar que só terão acesso aos 2 compartimentos do disco SSD/MECÂNICO depois de instalar o software contido na Pen ou também disponível no site da WD.


Análise

Seguem os gráficos resultantes dos 3 testes realizados a ambos os compartimentos do BLACK 2

Imagem
Imagem
Imagem

Desempenho de leitura e escrita e tempos de acesso
Valores interessantes mas deixam um pouco a quem quando comparados com SSD's de alto performance no entanto a parte mecânica do disco mesmo sendo de 5.400 rotações consegue competir com discos 7.200 por vezes conseguindo superar.

Longevidade e Funções Associadas
A garantia de 5 anos fornecida pela WD confere que estamos perante um produto fiável com uma longa vida tal como a marca já nos tem vindo a habituar

Temperaturas/Ruídos/Consumos
Os consumos energéticos são mais altos relativamente as soluções existentes com um único HDD ou SSD o que ja era de esperar visto que temos 2 sistemas a funcionar em simultâneo, quanto a ruídos e temperaturas o disco teve um comportamento dentro do normal sem nada a apontar

Funcionalidades extra
A maior funcionalidade deste produto em relação a uma das ofertas já existentes é mesmo a possibilidade de ter 2 discos contidos num laptop apenas utilizando uma simples baia de 2.5", esta funcionalidade diferencia o Black 2 de qualquer outro sistema existente no mercado, fora isso apenas tenho a apontar a facilidade com que ligamos o cabo USB fornecido ao disco antigo e rapidamente recuperamos todos os nossos ficheiros de forma simples e prática.

Design
Embota este ponto seja um pouco irrelevante quando se trata de um Disco e principalmente no caso dos portáteis não irá estar visível este produto não deixa nada a desejar nesta área, a capa do disco com o logo WD BLACK2 bem como pequenas gravações contidas na chapa dão a este produto o toque final de requinte.

Conclusão
Chegamos a conclusão e não resta muito a dizer pois este produto fala por sí, estamos perante uma solução unica que permite ter 2 discos em apenas 2.5" tendo uma parte mecânica e outra em flash que nos vai permitir obter o melhor dos 2 mundos, uma capacidade de armazenamento soberba para guardar dados e uma rapidez excepcional para as aplicações que mais necessitamos, não é uma solução propriamente "em conta" se formos a comparar com sistemas SSD ou HDD separados mas neste caso não podemos deixar de ter em conta que a fusão dos 2 carrega custos tecnologias e benefícios que os torna incomparáveis, a única solução que poderia competir com este sistema era um sistema single de SSD que facilmente iria escalar para preços bem mais altos comparativamente ao Black 2.

Prós
# Solução única SSD + HDD em um único disco
# Elevada Capacidade Armazenamento
# Elevado desempenho parte mecânica mesmo comparado com discos de rotação superior

Contras
# Desempenho SSD um pouco aquém das gamas altas
# Preço um pouco elevado em relação á solução SSD ou HDD tradicional

Resumo comparativo

Imagem


Nota Final

9/10, média de 8.6


Prémios

Imagem
Imagem

Não podíamos deixar de dar o nosso selo Ouro a esta nova aposta da WD, tal como ja foi referido é um pouco dispendioso em relação ao já existente mas é uma solução unica para quem procura o melhor dos 2 mundos num só disco portátil!



Revisão por: Tna Aka Tiago Tuna
Edição e tratamento de texto: Tna Aka Tiago Tuna
Edição e tratamento de imagem: Tna Aka Tiago Tuna , Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de vídeo: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Agradecimentos: Agradecimento especial ao António Marques que nos permitiu a revisão deste produto em primeiríssima mão!

Layout versão: 1.23.04.2014
PUTE MODAR É UMA CENA QUE EU ASSISTO
Imagem
Responder

Voltar para “Análises”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes