[WC] Goldtouch - Lian Li PC-A60C CU edition [CONCLUÍDO]

Projetos moda'a'foca dos membros da equipa e patrocinadores
Responder
Avatar do Utilizador
RtMetz92
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 93
Registado: 29/ago/2010, 22:06
Localização: Sequeirô - Santo Tirso
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [10%]

Mensagem por RtMetz92 »

Este novo conceito de fugir à disposição mais vulgar dos componentes, ou seja, invertendo 90º ou 180º acaba por dar um destaque especial ao sistema, tornando-o interessante. Uma vantagem que estou a ver de momento é que os componentes, as RAM por exemplo, não levam com o calor abrasador da placa gráfica, se bem que as VGA's devem ser bem mais frescas nos tempos que correm, isto com arrefecimento a ar. Com arrefecimento a água, ao fazer o percursos circuito CPU -> VGA, são menos uns tubos que estão a atrapalhar, ficando o sistema com aspecto mais limpo. A única coisa que não invertia era mesmo a fonte, deixando-a ficar no fundo da caixa, para esta receber ar fresco de fora da caixa, isto porque a temperatura dentro da fonte influencia muito alguns dos parâmetros da fontes, especialmente a resistência do cobre existente, nos enrolamentos transformadores da fonte, entre outros componentes. Esta resistência superior não só faz com que a tensão de output para a board e restantes componentes seja um pouco menor (não sendo este aspecto grave, quando se trata de alimentar um PC), mas também faz com que haja mais perdas (portanto, menor rendimento) em forma de calor. Esta quantidade de calor adicional, talvez aumente ainda mais a resistência, mas em princípio deve ser uma quantidade desprezável. E como a ventoinha da fonte roda mais ou menos, conforme a temperatura da fonte acaba por haver um equilíbrio e podemos ignorar este último facto. Mas lá que em termos de rendimento, afecta um bocadinho (pouco), lá isso afecta, mas só a longo prazo é que se ia notar a diferença.
Voltando novamente ao assunto, também acho que este projecto vai deixar o dono da caixa com um grande sorriso, só de olhar para ela. Força com isso.
Um abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [10%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

RtMetz92 Escreveu:Este novo conceito de fugir à disposição mais vulgar dos componentes, ou seja, invertendo 90º ou 180º acaba por dar um destaque especial ao sistema, tornando-o interessante. Uma vantagem que estou a ver de momento é que os componentes, as RAM por exemplo, não levam com o calor abrasador da placa gráfica, se bem que as VGA's devem ser bem mais frescas nos tempos que correm, isto com arrefecimento a ar. Com arrefecimento a água, ao fazer o percursos circuito CPU -> VGA, são menos uns tubos que estão a atrapalhar, ficando o sistema com aspecto mais limpo.
O formato ATX invertido sempre me fascinou, sempre que posso opto por ele. Além que neste caso, se colocar um bloco de watercooling na GPU fica com um look muito agressivo, é um formato que abre uma panóplia de novas opções e alternativas.
RtMetz92 Escreveu:A única coisa que não invertia era mesmo a fonte, deixando-a ficar no fundo da caixa, para esta receber ar fresco de fora da caixa, isto porque a temperatura dentro da fonte influencia muito alguns dos parâmetros da fontes, especialmente a resistência do cobre existente, nos enrolamentos transformadores da fonte, entre outros componentes. Esta resistência superior não só faz com que a tensão de output para a board e restantes componentes seja um pouco menor (não sendo este aspecto grave, quando se trata de alimentar um PC), mas também faz com que haja mais perdas (portanto, menor rendimento) em forma de calor. Esta quantidade de calor adicional, talvez aumente ainda mais a resistência, mas em princípio deve ser uma quantidade desprezável. E como a ventoinha da fonte roda mais ou menos, conforme a temperatura da fonte acaba por haver um equilíbrio e podemos ignorar este último facto. Mas lá que em termos de rendimento, afecta um bocadinho (pouco), lá isso afecta, mas só a longo prazo é que se ia notar a diferença.
Nesta caixa a fonte não foi invertida, não é possível com as alterações mínimas como foi com o tabuleiro da board.

Contudo, para ajudar a ter a fonte mais fresca, podes ver que no render do topo a fonte fica com abertura em cima. Como a fonte fica no topo, vou virar com a fan para cima para ela utilizar ar fresco interior. Quanto mais fresco o ar mais eficiência a fonte tem, tal e qual como tu descreveste.
RtMetz92 Escreveu: Voltando novamente ao assunto, também acho que este projecto vai deixar o dono da caixa com um grande sorriso, só de olhar para ela. Força com isso.
Um abraço
Obrigado! Espero mesmo que o meu irmão goste do resultado final da caixa, é ele que ficará com ela.
Imagem
Avatar do Utilizador
RtMetz92
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 93
Registado: 29/ago/2010, 22:06
Localização: Sequeirô - Santo Tirso
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [10%]

Mensagem por RtMetz92 »

Tens razão. Escapou-me essa ao ver no render. Sendo assim, não vejo mais nada que impeça a caixa de ficar mesmo perfeita :)
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [10%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

RtMetz92 Escreveu:Tens razão. Escapou-me essa ao ver no render. Sendo assim, não vejo mais nada que impeça a caixa de ficar mesmo perfeita :)
Além da modificação em si, ficar com uma caixa próxima do mais perfeito que se pode utilizar é magnífico. Praticamente todos os componentes ficarão num estado ideal de refrigeração.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Modificação para ATX invertido - Parte 2

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Depois dos cortes na traseira era necessário modificar o sistema de deslizar para ser compatível com o novo formato da caixa. Posto isto foram alteradas as calhas para as novas posições, deixo cá o resultado de todo o processo,

[youtube][/youtube]

Imagem
Imagem
Imagem
Comecei pela calha de baixo. Removi-a, apenas 3 rebites, e fui ver como ficava do outro lado e como mudavam os furos. Para fazer o mais perto da traseira foi preciso remover o pé. Mas está visto que o entalhe estava alinhado com a calha.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Também era necessário retirar a chapa com identificação do número do modelo da traseira (neste caso a ceixa número 8199), visto precisar refazer parte da traseira para acoplar o fillport. Esta chapa irá para o topo, entre as 2 Phobya e a alimentação de ar da PSU.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Removida a calha do topo era necessário ver como esta teria de encaixar, para o caso da peça do topo não ser simetrica. Vista a sua posição, meti fita de papel para puder marcar os furos com o marcador e com a Dremel toca a furar. De seguida, rebites m3 e estava a calha novamente perfeita e no sítio.

Imagem
Imagem
Depois foi a vez de rebitar a calha de baixo, 3 rebites m3 e estava pronta e colocada.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Agora chegava a vez de verificar se as calhas estavam bem alinhadas e se seria necessário mais algum corte ou limadela.

Imagem
Aqui vai o tabuleiro a meio do seu caminho, entrou perfeito!

Imagem
Imagem
Imagem
Já colocado até ao fim do curso, tudo encaixou como antes, mas numa nova posição. Nota máxima para a simetria da lian li, o mod revelou-se super simples e rápido.

Imagem
Imagem
É nesta posição que gostava de colocar o radiador de 240mm, mas temo que bata no bloco do CPU ou nas memórias, será que conseguirei? E que tal o Koolance naquela posição, fica mesmo bem para conseguir a suspensão das bombas que pretendia.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Marcado o topo e com ajuda de uma grelha da Bitspower de 240mm cá fica o aspecto dos cortes na chapa do topo. Depois será cortada a peça em cobre a ir por cima, com os mesmos cortes para continuidade.

Imagem
Visual geral do estaminé durante a modificação.

Imagem
Imagem
Imagem
Já com a caixa fechada é assim que fica, o que acham dos cortes?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Este é o geral dos radiadores e da grelha do topo. A chapa de cobre de edição limitada ficara encima de um acrílico preto, para ainda maior destaque.

Imagem
Imagem
Este é o grande motivo por os radiadores não estarem no topo, é simplesmente demasiado grande para a caixa,

O que acham do visual geral? O vídeo agrada-vos?
Imagem
Avatar do Utilizador
Marcos Viegas
Falcon Punch MOD!
Mensagens: 203
Registado: 05/mai/2011, 19:07
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [10%]

Mensagem por Marcos Viegas »

Está ficando muito bom, força nisso :tUP:
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [10%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Marcos Viegas Escreveu:Está ficando muito bom, força nisso :tUP:
Obrigado Marcos!

Próximo passo será os cortes no topo, no fundo para o radiador e na frente abrir o corte da ventoinha do radiador Koolance.
Imagem
J3akaLUA
Falcon Punch MOD!
Mensagens: 226
Registado: 23/fev/2012, 19:25
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [40%]

Mensagem por J3akaLUA »

Novidades?
Obrigado
Cumprimentos
João Paulo Gonçalves

J3akaLUA
E-mail: j3akalua@gmail.com
MSN: j3akalua@hotmail.com
Contacto: 913058097/963212313
Site"Em actualização" http://j3akalua.webnode.com/
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [40%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

J3akaLUA Escreveu:Novidades?
Estou à espera da resposta de um patrocinador para avançar para a conclusão do projecto. O Bill Owen da MNPC-TECH enviou-me uma pequena ajuda também, tenho agora de fazer vídeo disso.

Se viste na nossa secção, tivemos a utilizar o hardware desta caixa na .99 GOLDEN. E como tive de fazer 2 projectos de raiz em 2 semanas não tive mesmo tempo para pegar neste desde que andei em exames.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [WC] GoldTouch - Lian Li PC-A60C CU edition [40%]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Está confirmado que posso avançar novamente com o projecto.

A Kingston confirmou o seu patrocínio novamente, tendo já enviando umas HyperX Predator de 16GB. Assim que possa, fotos delas na board, que após teste levarão com o bloco WC da Bitspower para 4 memórias.

Preparados?
Imagem
Responder

Voltar para “Modding”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes