[WC] Medidas dos tubos

Artigos da equipa, sobre múltiplos temas
Responder

Sobre este tema

Continua a ser difícil para mim diferenciar os tubos
0
Sem votos
A tabela vai ajudar, vou guardar para depois consultar sempre que precisar
0
Sem votos
Amei a forma como foi tudo exposto e explicado
5
100%
Pfft, acho que só fotos bastavam, casas decimais não me assistem
0
Sem votos
Eu já sabia isto tudo! (mas tenho um conector que verte e não digo a ninguém)
0
Sem votos
 
Total de votos: 5
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

[WC] Medidas dos tubos

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem
Boas,


Introdução

Uma das grandes questões ao longo do tempo no que toca a refrigeração a água sempre foi as medidas dos tubos. Com conectores de formas diferentes, grossuras diferentes e tamanhos diferentes, os tubos podem gerar aos iniciantes confusão e mesmo a quem já seja experiente problemas.

Como grande parte das medidas sempre foi no sistema inglês ou unidades imperiais, vou aqui vos mostrar uma aplicação/prática que tem começado a ser corrente por cá. Associar uma medida inglesa/imperial a uma medida métrica/SI. Lembro contudo que não devem nunca fazer um furo de passagem para a medida métrica, pois são aproximações!

Serão explicados os vários tipos de conectores, medidas de tubo vulgarmente utilizadas com eles, os vários tubos e medidas.


Desenvolvimento

Analisando tudo por ordem em pequenos excertos que auxiliam o raciocínio temos:

Conectores
Encaixe rápido - Plug'n'cool ou Speed Fit
Barb - Farpa/Extremidade de seta, devido ao seu formato
Pneumático - Compression Fitting

Quais as medidas que um tubo possui?
ID - inner diameter ou diâmetro interno
OD - outer diameter ou diâmetro externo
O mais comum hoje em dia é verem a medida escrita em OD/ID mas algumas marcas usam o contrário.

O que é que (realmente) importa para cada conector?
Encaixe rápido - Diâmetro externo
Barb - Diâmetro interno
Pneumático - Diâmetro interno e externo

O que é que isto do "que importa" afecta nos tubos?
Além de fazer com que o tubo sirva ou não, isso faz com que alguns tubos só tenham uma das medidas verdadeiramente catalogadas, o ID ou o OD. Isto porque são tubos feitos para um dos tipos de conectores que só exigem uma das medidas, encaixe rápido ou barb, logo apenas uma das medidas precisa de ser conhecida. Isto não invalida que o tubo possa funcionar nos dois, ou até em pneumáticos! Se conseguirem aceder ao resto das medidas podem comprovar se realmente encaixa ou não, mas se não a conseguirem encontrar é porque realmente não existe ou não são próprios para um dos outros tipos de conectores.

Qual é então a associação de medidas?
1/8" - 3,1750 - 3mm
1/4" - 6,3500 - 6mm
5/16" - 7,9375 - 8mm
3/8" - 9,5250 - 10mm
7/16" - 11,1125 - 11mm
1/2" - 12,7000 - 13mm
5/8" - 15,8750 - 16mm
3/4" - 19,0500 - 19mm

Cada conector é mais vulgar com que medidas?
Encaixe rápido - Não se costumam utilizar estes conectores acima da medida 8/10mm
Barb - Geralmente a partir dos 3/8" ID ou 10mm
Pneumático - Toda a gama de tubos



Q&A

Preciso de saber se um tubo dá nos conectores que quero, como faço?
Primeiro saber qual o tipo de conectores que está a usar ou pretende usar. Depois procurar o tubo que respeite as medidas de ID, OD ou ID/OD requeridas. Caso existam várias hipóteses de grossura, escolham a que mais gostem, a que seja mais acessível ou como algumas vezes ocorre a versão que existe da cor ou marca que pretendem.

Algum dos conectores é melhor em desempenho?
O que mais importa é mesmo a restrição, quanto mais forem as perdas que começam a afectar o circuito pior. Não existe lógica em terem uma bomba super capaz e não aproveitarem bem a sua capacidade com um tubo adequado, nem terem um tubo demasiado largo para as roscas dos componentes (radiadores, blocos e reservatório) que estão a utilizar.

Grossuras diferentes, como escolho?
Este é um grande ponto de decisão, porque varia para cada tipo de conectores. No caso dos de encaixe rápido, maior grossura significa menos diâmetro interior logo menos caudal em geral. Para os barb maior grossura não afecta o diâmetro interno, ficam é com um tubo mais grosso e volumoso. No caso dos pneumáticos a grossura é super importante porque um ID ou OD diferente dos do conector e o tubo deixa de encaixar perfeitamente, contudo tal como nos barb o que comanda é a medida interior do tubo.

Existe algo tão importante como a medida do tubo?
Sim, o corte do tubo. Se não tiverem um corte o mais perfeito possível, sendo perfeito um corte perpendicular ao eixo do tubo, poderão fazer o conector e selagem falhar. Até mesmo em conectores pneumáticos um mau corte pode ser problemático, num conector de encaixe rápido pode mesmo fazer o tubo sair, não sendo culpa do tubo que é "pequeno/grande", "mal feito" ou de "má qualidade" mas sim do corte que faz o tubo falhar.

Em geral, um corte mau em encaixe rápido faz o tubo sair facilmente ou pingar, em barb o tubo pode deslizar do conector e sair ou pingar dependente das "estrias/farpas" e finalmente num pneumático o tubo pode torcer, ser difícil de apertar ou verter.



Conclusões

Apesar de a refrigeração a água já não oferecer a dificuldade que oferecia, por tudo estar muito mais padronizado, os tubos e medidas continuam a ser uma grande questão neste tema. Como existem várias formas de combinação, vários conectores e vários usos, era complicado perceber afinal qual era a medida deste ou aquele tubo, ou qual a medida catalogada do tubo ou a subdivisão dos tubos numa secção.

Espero que com este pequeno artigo percebam como funciona a associação das medidas dos tubos com os diferentes tipos de conectores, que vos ajude a não ter dúvidas quando procuram um novo tubo para o vosso sistema de refrigeração ou a auxiliar e dimensionar melhor as vossas escolhas. Assim, sempre que precisarem de escolher um tubo para uma função que exige certas dimensões saberão qual terá de ser o tipo de conectores, assim como os furos e cortes que devem fazer para o tubo atravessar uma superfície. Consultem a bibliografia se precisarem de mais exemplos físicos de tubos ou mais conversões de medidas.



Artigo por: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de texto: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Bibliografia:
  • http://www.aquatuning.de/ Onde podem ver todos os tipos de tubos, especialmente na forma que indiquei no ponto das Q&A, onde nem todos são descritos com ambas as medidas ID/OD porque são tubos para barb ou encaixe rápido
    http://www.bady.com.br/tabconv1.htm - Conversor de polegadas para milimetros
Lojas nacionais para verem exemplo em que utilizam medida métrica para a associação: Coldzero, AquaPC e F13PC
Agradecimentos: Christian da Aquatuning e Marcos Viegas da CaseTech-BR
Layout versão: 1.1.10.2011
Imagem
Responder

Voltar para “Artigos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante