moda'water'case [2012-2013] - Caixa optimizada para refrigeração a água

Todo o leque de caixas produzidas por nós encontra-se aqui, como só nós as sabemos fazer e desenvolver
Bloqueado
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

moda'water'case [2012-2013] - Caixa optimizada para refrigeração a água

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Bem vindos à moda'water'case e ao meu trabalho final de curso na Licencitura em Engenharia Mecânca no ISPV. Este é um tópico que abro com grande entusiasmo, por ser algo que qualquer entusiasta sonha, especialmente se for modder também, vamos construir aqui a melhor caixa para WC não só da Europa como global.

Qual a ideia base?
# Criar uma caixa para computador, com todas as fases (desenho até à produção) completamente em Portugal e nesta comunidade, totalmente virada para refrigeração a água.
# Integrar este tópico como fonte de recolha de informação e exposição de resultados das minhas cadeiras de PROJECTO I e PROJECTO II no 3º Ano de Engenharia Mecânica, com todo o resultado desse exercício aqui colocado.
# Desenvolver tudo com entusiastas, opiniões e ideias nacionais.
# Construção de um protótipo final
# Independentemente do resultado final (preços, aceitabilidade) e fase de produção, ficará neste tópico registado o estado actual da vontade dos entusiastas de como devia ser a caixa perfeita para refrigeração a água.

Quais as fases básicas?
# Desenho
# Melhoramento/Optimização
# Produção

Desenho:
# Estabelecer mínimos que a caixa deve cumprir
# Definir o formato, tamanho e padrão
# Definir a personalização e extras, criando pacotes expansíveis
# Desenvolver logo, slogan, tipo de manual e forma de exposição
# Procurar nacionalmente tudo o necessário para a produção da mesma e adequar ao existente

Melhoramento/Optimização
# Onde está a caixa a falhar?
# Redução de tolerâncias/desvios, desperdícios e detalhes possíveis de falhar
# Dimensionamento final do fluxo, montagem do hardware e montagem do sistema de refrigeração
# Optimização das ajudas à montagem da caixa
# Optimização para sistemas de encaixe fácil
# Apetrechar de origem com muitas alternativas extra e layouts

Produção
# Elaboração do manual com nome de todas as pessoas que ajudaram, onde e como, independentemente da função
# Qual o tipo de metal, pintura e material base
# Elaborar lista de quantidades de todas as peças
# Roteiro de onde produzir tudo e comprar tudo
# Produção com grande vídeo final

Cadeiras/estudos envolvidas(os)
# Desenho Técnico
# Desenho de máquinas
# Tecnologia mecânica (I, II e III)
# Mecânica dos fluídos
# Gestão MICQ/PM
# Transferência de Calor

Tarefas envolvidas
# Estudo conjunto com a comunidade
# Entre a fase DESENHO e MELHORAMENTO/OPTIMIZAÇÃO estudo com protótipos de baixo custo (estudo de restrição de grelhas, pressão positiva vs negativa, dimensionamento do fluxo, entre outros)
# Modelação CAD da caixa e devido melhoramento
# Construção do protótipo final


Tópico ainda em construção, mas já podem começar a participar, sugerindo alterações ao já aqui exposto e ideias de como arrancar com o tópico. Após alguma participação arrancaremos com as fases básicas e evoluindo.

Estando envolvido o meu trabalho no curso e cadeiras (Projecto I e Projecto II) agradeço a todos um cuidado especial nos comentários.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: moda'water'case - [em actualização]

Mensagem por Shuper' Luu' »

[reservado 1]
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: moda'water'case - [em actualização]

Mensagem por Shuper' Luu' »

[reservado 2]
Imagem
Avatar do Utilizador
pinhaof1
The Red Scout
Mensagens: 43
Registado: 06/jul/2012, 14:37
Contacto:

Re: moda'water'case - [em actualização]

Mensagem por pinhaof1 »

Em relação ao desenho, a caixa deve cumprir um design modernista, contemporâneo, simplista. A nível de design exterior acho que a Murderbox deve servir como base de inspiração, pelo menos a frente, onde aquelas linhas de LED’s ficam a matar. Acho que se podia aproveitar um tipo de linha idêntica com luz, e terminar no logo iluminado também. acho que daria um aspecto lindo.

Em relação ao que a caixa, em geral, acho que não deveria haver só um modelo. Deveria ser, possivelmente, um modelo base, com os mínimos de WC, por exemplo um 120 mm e um 240 mm para radiadores, um espaço de só uma bomba e um reservatório. A caixa devia ter um cable management “perfeito”, com sleeving personalizado nos cabos já de origem.


A caixa devia permitir instalar uma Motherboard XL-ATX, ou então ser personalizado, e permitir dois HDD 3.5 e dois SSD 2.5, escondidos atrás da Motherboard por exemplo, permitindo o uso do espaço onde normalmente estaria os HDD’s ser usado para WC.

A nível de drives de DVD acho que se devia basear no Murderbox, porque acho que é das melhores ideias que a caixa tem.

O reservatório deveria ser instalada num dos painéis, permitindo a visualização do nível pelo exterior.

A nível do tamanho, o modelo básico deveria ser uma simples Mid tower, e depois através de acessórios, tornar a caixa numa Full tower.

Em termos de personalização, no mínimo sleeving nos cabos existentes, tubagens diferentes, o uso de LED’s, cores da caixa, o mid panel com luz, esse tipo de situações.
Também acho que deveria haver acessórios para o aumento das capacidades WC.

For now that's all
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: moda'water'case - [em actualização]

Mensagem por Shuper' Luu' »

pinhaof1 Escreveu:Em relação ao desenho, a caixa deve cumprir um design modernista, contemporâneo, simplista. A nível de design exterior acho que a Murderbox deve servir como base de inspiração, pelo menos a frente, onde aquelas linhas de LED’s ficam a matar. Acho que se podia aproveitar um tipo de linha idêntica com luz, e terminar no logo iluminado também. acho que daria um aspecto lindo.
Sim, o ideal e o que pretendo obter no final é isso mesmo, uma caixa com uma linha própria, única, simples, moderna. Não gosto de muitas baías frontais, portanto é um ponto que se todos concordarem acho que o perfeito é manter entre as 2 e as 3 baías.

Inspiração acho que entre DangerDen, MurderBox, Epic Cases e Case Labs existe muito onde explorar os pontos positivos e eliminar tudo o que é negativo e evoluir o médio, na procura de uma caixa perfeita.

Dependente do logo, sim, é uma ideia boa de se explorar.
pinhaof1 Escreveu:Em relação ao que a caixa, em geral, acho que não deveria haver só um modelo. Deveria ser, possivelmente, um modelo base, com os mínimos de WC, por exemplo um 120 mm e um 240 mm para radiadores, um espaço de só uma bomba e um reservatório. A caixa devia ter um cable management “perfeito”, com sleeving personalizado nos cabos já de origem.


A caixa devia permitir instalar uma Motherboard XL-ATX, ou então ser personalizado, e permitir dois HDD 3.5 e dois SSD 2.5, escondidos atrás da Motherboard por exemplo, permitindo o uso do espaço onde normalmente estaria os HDD’s ser usado para WC.
A ideia é construir uma caixa, uma única caixa. Pode é optar-se por quem quiser existir uma radbox e um suporte de radiadores dentro do mesmo tema.

Utilizar o mínimo de discos em sítios escondidos também é algo bom, oferecendo mais em caixas amovíveis.

Eu acho que o mínimo de radiadores devia andar entre o 120+240 e o 120+360 com capacidade média de 120+240+360 e num máximo de 2x240 + 2x 360 (ou oferecer espaço para alternativas de 140mm).

Quanto ao cable management, sleeving mínimo claro, é indispensável não o fazer. Já oferecer uni-sleeving de origem (além dos cabos power/reset/led e USB etc) é dispendioso demais, não é uma opção viável nem resultaria. Contudo ao pensar nisso oferecer as medidas necessárias para quem queira fazer os seus próprios cabos de alimentação, sim acho isso muito bom de apresentar no manual da caixa.
pinhaof1 Escreveu:A nível de drives de DVD acho que se devia basear no Murderbox, porque acho que é das melhores ideias que a caixa tem.

O reservatório deveria ser instalada num dos painéis, permitindo a visualização do nível pelo exterior.
Drives DVD só interiores acho que não funcionaria muito bem, porque oferecer possibilidade de reservatórios 5,25" é algo fulcral. Não ia gostar de limitar as pessoas a usarem X tipo de reservatório só pelas escolhas que fizermos, devia ser a caixa perfeita para qualquer tipo de escolhas de peças de WC.
pinhaof1 Escreveu:A nível do tamanho, o modelo básico deveria ser uma simples Mid tower, e depois através de acessórios, tornar a caixa numa Full tower.

Em termos de personalização, no mínimo sleeving nos cabos existentes, tubagens diferentes, o uso de LED’s, cores da caixa, o mid panel com luz, esse tipo de situações.
Também acho que deveria haver acessórios para o aumento das capacidades WC.
Lá encima já falei das opções RadBox e expansibilidade, é caso de se ver como as pessoas gostam de formar a sua caixa.

Existindo a caixa oferecer peças variadas para ela extra é algo a apontar.


Venham mais opiniões :D
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Integração em Projecto I e Projecto II

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

É com grande agrado que notifico que este tópico se integrou nas minhas cadeiras de Projecto I e Projecto II, que são como que o trabalho final da minha Licenciatura em Engenharia Mecânica. Sendo assim é uma caixa a construir até ao final do ano lectivo para avaliação na cadeira (anual). O resultado final será um protótipo totalmente "comercial" da caixa (incluindo manual e embalagem), com todos os estudos feitos na elaboração da mesma online (artigos, guias e tutoriais) resultado dos ensaios e protótipos do projecto.
Imagem
Avatar do Utilizador
Marcos Viegas
Falcon Punch MOD!
Mensagens: 203
Registado: 05/mai/2011, 19:07
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contacto:

Re: moda'water'case - [em actualização]

Mensagem por Marcos Viegas »

E já tens alguma ideia base?

Vai fazer um fulltower, midtower, minitower, bancada ou um cubo (quadrado ou retangular)?
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: moda'water'case - [em actualização]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Marcos Viegas Escreveu:E já tens alguma ideia base?

Vai fazer um fulltower, midtower, minitower, bancada ou um cubo (quadrado ou retangular)?
Boas Marcos,

Tenho a minha opinião bastante definida, mas este tópico serve para isso mesmo, descobrir o que as pessoas ou como as pessoas acham que devia ser a caixa perfeita de watercooling.

Depois ir avançando por todas aquelas fases e testes.
Imagem
Avatar do Utilizador
TNA
Junior Casemodder and Tech Content Creator
Mensagens: 136
Registado: 17/fev/2011, 21:58
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: moda'water'case - Caixa optimizada para refrigeração a á

Mensagem por TNA »

Grande Projecto ;)

Adorei a ideia que é totalmente revolucionária mas também a lista de trabalhos que fizeste que irá resultar sem dúvida num excelente resultado final.
Vou esquematizar umas ideias e logo que possível partilho!
Força com isto que tem pernas para andar!
PUTE MODAR É UMA CENA QUE EU ASSISTO
Imagem
Avatar do Utilizador
Marcos Viegas
Falcon Punch MOD!
Mensagens: 203
Registado: 05/mai/2011, 19:07
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contacto:

Re: moda'water'case - Caixa optimizada para refrigeração a á

Mensagem por Marcos Viegas »

Um esquema que eu entendo como o ideal seria uma caixa com 25 a 30 cm de largura que é um espaço ideal para a acomodação dos cabos que passam por detrás da bandeja da mobo, que seria de 5cm, e o ideal seria que a caixa fosse mais comprida que alta, como um retângulo, mas não necessariamente "um retângulo", pois as laterias podem ser angulares ou então arredondadas.

A bandeja da mobo pode ser na orientação de 90º da orientação original, virado para cima, o que ajuda muito mais na sustentação das VGAs e também no fluxo de ar no case.

Na parte inferior o ideal é deixar ao menos 3 fans de alta pressão que ficarão virados para a mobo e também pode se instalar um radiador 3x120 neste local.

Quanto à quantidade de discos de armazenamento, o ideal seria um SSD de 120Gb que pode ser instalado atrás da bandeja da mobo e 1 ou 2 HD de 1Tb para armazenamento de outros dados, que podem ser adaptados em qualquer espaço.

A fonte, pode ficar instalada na parte inferior e o espaço acima dela, pode ser instalado o sistema de wartercooler, o que ajuda muito no quesito espaço.

A caixa pode ser feita usando alumínio que é bem leve e resistente e acrílico, para algumas partes específicas, que pode deixar um visual bem estiloso.

Espero ter ajudado.
Bloqueado

Voltar para “Caixas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes