moda'water'case [2012-2013] - Caixa optimizada para refrigeração a água

Todo o leque de caixas produzidas por nós encontra-se aqui, como só nós as sabemos fazer e desenvolver
Bloqueado
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: moda'water'case - Caixa optimizada para refrigeração a á

Mensagem por Shuper' Luu' »

Obrigado Marcos pela tua opinião,
Marcos Viegas Escreveu:Um esquema que eu entendo como o ideal seria uma caixa com 25 a 30 cm de largura que é um espaço ideal para a acomodação dos cabos que passam por detrás da bandeja da mobo, que seria de 5cm, e o ideal seria que a caixa fosse mais comprida que alta, como um retângulo, mas não necessariamente "um retângulo", pois as laterias podem ser angulares ou então arredondadas.

A bandeja da mobo pode ser na orientação de 90º da orientação original, virado para cima, o que ajuda muito mais na sustentação das VGAs e também no fluxo de ar no case.

Na parte inferior o ideal é deixar ao menos 3 fans de alta pressão que ficarão virados para a mobo e também pode se instalar um radiador 3x120 neste local.

Quanto à quantidade de discos de armazenamento, o ideal seria um SSD de 120Gb que pode ser instalado atrás da bandeja da mobo e 1 ou 2 HD de 1Tb para armazenamento de outros dados, que podem ser adaptados em qualquer espaço.

A fonte, pode ficar instalada na parte inferior e o espaço acima dela, pode ser instalado o sistema de wartercooler, o que ajuda muito no quesito espaço.

A caixa pode ser feita usando alumínio que é bem leve e resistente e acrílico, para algumas partes específicas, que pode deixar um visual bem estiloso.

Espero ter ajudado.
Então resumindo seria muito parecia a uma SilverStone RV02 mas com os devidos afastamentos e pequenas deslocações nos componentes para permitir isso, certo?

Tentando espalmar as especificações,
Espaço atrás da board: 50 mm
Largura: 250 a 300mm
Formato da caixa: rectângular
Posição da placa mãe: 90º
Discos: 1x SSD atrás da board + 2x 3,5"
Material base: alumínio com detalhes acrílicos
Imagem
Avatar do Utilizador
Marcos Viegas
Falcon Punch MOD!
Mensagens: 203
Registado: 05/mai/2011, 19:07
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contacto:

Re: moda'water'case - Caixa optimizada para refrigeração a á

Mensagem por Marcos Viegas »

Seria mais ou menos, mas ao invés da fonte ficar pendurada na parte superior, ele ficaria na parte inferior e não teria as baias.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: moda'water'case - Caixa optimizada para refrigeração a á

Mensagem por Shuper' Luu' »

Marcos Viegas Escreveu:Seria mais ou menos, mas ao invés da fonte ficar pendurada na parte superior, ele ficaria na parte inferior e não teria as baias.
Já compreendi, era isso mesmo. Ao invés da fonte também a 90º, ela ficaria na zona inferior. Ficando a frontal lisa, como a tua ultima caixa e a MurderBox por exemplo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Nuno Oliveira aka citymor entra no Projecto

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Como este Projecto terá "pano para mangas", estando o nosso membro citymor (meu amigo de longa data que frequenta o curso de Engenharia Mecânica comigo) à procura de grupo e dentro do assunto, este Projecto passa a conter dois membros, eu próprio e o Nuno Oliveira.

Na próxima quarta-feira vamos ensaiar o "sistema" de captura de dados (que será utilizando em praticamente todos os estudos), por forma a termos resultados bons para análise e visíveis.
Imagem
Avatar do Utilizador
RtMetz92
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 93
Registado: 29/ago/2010, 22:06
Localização: Sequeirô - Santo Tirso
Contacto:

Re: moda'water'case - Caixa optimizada para refrigeração a á

Mensagem por RtMetz92 »

Nunca me passou pela cabeça que para projectar uma caixa de PC perfeita, fosse preciso as bases de tantas unidades curriculares do teu curso. Só sei que tenho a certeza que vai sair daqui um produto digno de uma avaliação de 5 estrelas até porque se trata de algo que contribui para o currículo, sendo que o aspecto visual conta muito, para impressionar o público, que é para isso que o modding serve e a parte científica é a outra metade do caminho, dado que o interesse do júri vai incidir nesta parte.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: moda'water'case - Caixa optimizada para refrigeração a á

Mensagem por Shuper' Luu' »

RtMetz92 Escreveu:Nunca me passou pela cabeça que para projectar uma caixa de PC perfeita, fosse preciso as bases de tantas unidades curriculares do teu curso. Só sei que tenho a certeza que vai sair daqui um produto digno de uma avaliação de 5 estrelas até porque se trata de algo que contribui para o currículo, sendo que o aspecto visual conta muito, para impressionar o público, que é para isso que o modding serve e a parte científica é a outra metade do caminho, dado que o interesse do júri vai incidir nesta parte.
Sim para os avaliadores é o resultado das bases que aprendemos dessas cadeiras que importa, não tendo o visual peso praticamente nenhum.

Tenho de deixar cá umas novidades e pequenos relatórios, quando fui à EMAF consegui apoios para a construção total da caixa (como caixa obviamente), ainda bem que fui e que o nosso espírito moda'a'foca conquistou várias empresas.

Queria recolher aqui mais algumas opiniões para a fase de desenho da caixa.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

1# O sítio

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Data: 24 de Outubro de 2012

Imagem
Após algumas semanas já conseguimos sítio para nós. Ficaremos no Laboratório de Transferência de Calor e Massa da nossa escola, o ISPV. Podem ver que já temos um computador para nos ajudar na captura dos valores e algum espaço para montar as nossas bancadas de recolha de dados.

Imagem
Imagem
Vamos utilizar um Phobya G-Changer 120mm como base de amostra dos resultados. Como é um radiador de valores médios, acho aceitável para esta tarefa. Já foram colocados Q-cubes (T) da Bitspower na entrada e saída dos radiadores para permitir a utilização dos sensores de temperatura.

Imagem
O bloco será este da Alphacool, também um modelo bastante padrão e comum, base em cobre mais topo em cobre, jetplate normal.

Imagem
Imagem
Já temos também algumas ventoinhas na prateleira, pois temos também de encontrar a melhor ventoinha para water cooling correcto? Já juntamos também algumas peças que vamos utilizar como ajuda na bancada, como a pasta térmica e os apoios de radiador.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

2# Computador de recolha de dados

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Data: 7 de Novembro de 2012

Imagem
Já conseguimos colocar o computador de recolha a funcionar, assim como o rato e teclado no sítio mais favorável para não incomodar os ensaios. Ao lado já começamos a colocar o sistema de testes.

Imagem
Duas ventoinhas ligadas ao sistema de testes, uma Noiseblocker eLoop e uma SilverStone Air Penetrator, ambas de 120mm. Todas as fans testadas serão de 120mm, a medida mais comum nos radiadores.

Imagem
O controlo inicial das ventoinhas partiu deste BitFénix Hydra Pro, sendo possível controlar dos 5V até ao 12V com bastante precisão. Podem ver que a Antec VP550W está lá ao fundo, funcionando este sistema graças ao shunt que efectuamos.
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

3# Apoio Radiador, Tubos, HeatMaster II e CPU Simulator

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Data: 28 de Novembro de 2012

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Primeira peça que criamos na CNC, um apoio para o radiador. Após experimentarmos os apoios da Bitspower vimos que cobriam parte da área útil da ventoinha, logo iam influenciar os resultados. Solução, criamos um apoio em Nylon branco, com aperto apenas de 2 parafusos M4 Allen. O corte é perfeitamente igual ao da chapa do radiador, para não influenciar nada.


Imagem
Imagem
ImagemImagem
Vista geral do primeiro ensaio dos tubos para ver as rotas. Já colocamos também o Alphacool Heatmaster II no sítio, será com este aparelho que vamos fazer a aquisição dos dados. Os sensores de água também já estão colocados no radiador, pois tivemos de começar a pensar em todos os valores que necessitamos de medir, onde e como.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Este é o Alphacool HeatMaster II. Capaz de aguentar com os nossos 7 sensores e até 6 ventoinhas! Optamos por não ligar lá a bomba, trocando a mesma para o BitFénix HydraPro, podendo assim controlar o caudal da bomba se necessário. Instalamos o software no computador com o win XP e tudo operacional!


Imagem
Imagem
Tínhamos então de começar a pensar em como simular um processador. Este é o módulo de aquecimento e analise da convecção do ar num antigo aparelho utilizado nos trabalhos práticos de TCM do nosso curso. Será que com este aparelho vamos conseguir simular o calor de um CPU?
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

4# Calibração sensores de água [1/2]

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas,

Data: 5 de Dezembro de 2012

Imagem
Queríamos ver o quão real seriam as temperaturas mostradas pelo HeatMaster II com os sensores de temperatura da Bitspower. Ligamos os dois à placa e começamos os ensaios,

Imagem
Imagem
O fluído utilizado seria água da torneira num primeiro ensaio, uma panela sobre uma placa de aquecimento, suportes para os sensores e para calibrar, nada melhor que o fiel termómetro de mercúrio.

Imagem
E durante essa tarde foram estes os concorrentes na batalha. O termómetro e os dois sensores de água da Bitspower. Como não sabíamos se os sensores seriam de 5K ou 10K tivemos de fazer a experiência e comparar com a tabela em .PDF que me foi enviada pelos técnicos da Bitspower.

No final chegamos a conclusão que eram de 5K, mas era necessário uma equação de ajuste. Felizmente, esta é linear (uma recta portanto) e tudo será mais simples na transformação dos valores.
Imagem
Bloqueado

Voltar para “Caixas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes