Benchmarking, o que é?

Porque a par dos tutoriais, esta secção merece ter os seus!
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Benchmarking, o que é?

Mensagem por Shuper' Luu' »

Neste tópico introduzir o que é benchmarking, contextualizando à nossa visão.

Primeiro, o benchmarking não é unicamente do mundo informático. Também existe em avaliações de empresas e foi até ai onde nasceu. Empresas grandes como a IBM são estudadas assim, como que estudando a performance ou desempenho da empresa em si. São várias avaliações que são feitas, comparam-se práticas empresariais entre outros e disso obtém-se o desempenho de uma empresa.

Actualmente, grandes empresas de tecnologia e informática, como a Intel, vêem-se obrigadas a cumprir objectivos, no caso da Intel a Lei de Moore, uma lei que os obriga a duplicar o numero de transístores nos chips a cada dois anos mantendo o mesmo custo, obrigando as empresas a avançar e desenvolver.

E empresas como a Intel e a Amd, fazem isso mesmo para os utilizadores comuns ou profissionais dos seus processadores. Cada vez mais o desempenho de um processador é medido em termos de programas de benchmarking e até apresentado assim ao publico e divulgado dessa maneira, quebrando recordes :)

Imagem
Nesta foto é visivel um overclock que fiz ao meu p4 quando comprei a board nova. Também se pode ver programas de manutenção de temperaturas, informação do sistema e de Benchmark, neste caso o superPI, que é como o nome implica um programa que faz o CPU calcular o PI, que é obtido através dum intervalo dum integral por exemplo. Estes resultados e de outros programas são depois utilizados por exemplo para demonstrar o desempenho desse sistema e o ganho de processamento através do overclock.


Estes programas são utilizados para muitas finalidades. Existem benchmarks para medir inúmeras coisas, como processamento algorítmico e aritmético, de compilação de media e velocidade de processamento de videos, para medição de capacidades de renderização, velocidades de acesso de memórias e até para processamento de códigos como Java e Delphin

Mas o que mais interessa a muita gente que utiliza o computador, existem programas destes para testar o desempenho do processador e da gráfica.

E em suma é isso o benchmarking, medir o desempenho de um computador, através de programas, existindo várias variedades dependendo da funcionalidade e objectivo final do computador que queremos testar


Qualquer duvida perguntem!
Imagem
Responder

Voltar para “Guias moda'a'foca”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes