Manuel Forjaz - Morre pilar do empreendorismo em Portugal

Todas as notícias do mundo trazidos pelos moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Manuel Forjaz - Morre pilar do empreendorismo em Portugal

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem
Foi ontem que Manuel Forjaz de 50 anos, um dos fundadores do TEDxOporto e do Instituto do Empreendorismo Social, foi vencido pelo cancro com que lutava à cinco anos e meio.

Manuel Forjaz ficou conhecido pela generalidade dos portugueses especialmente no ultimo meio ano pela sua incansável luta contra um cancro do pulmão e sucessivas complicações. Foi entrevistado por várias individualidades em vários canais e meios, onde assim como António Feio, quis deixar bem ciente aos portugueses a sua batalha pela vida. Uma das suas frases, retida por muitos Portugueses é "Posso morrer de cancro, mas ele nunca me matará". Era na sua página de Facebook que ajudava milhares de pessoas, criada quando começou a sua luta, não só quem tem cancro como familiares e amigos com a sua forma de viver ímpar.

O seu percurso foi invejável:
Empreendedor de vidas, economista na UCP, pós graduado em Estudos Africanos no ISCTE, estudos em Social Entrepreneurship (INSEAD) e Liderança (Harvard Kennedy School of Government). Director na ANJE entre 1997 e 2004, onde colaborou na concepção e lançamento da Semana, Feira, Prémio do Empreendedor e na construção do que seria a Academia do Empreendedor, nuclear na onda de criação de empresas de topo em Portugal.
Marketing, Head of Sales Unilever 88-94, Director Geral da Bertrand, CEO da Medipress (Grupo Impresa).
Investigador no CEA, professor universitário de Mestrados no ISCTE, ISEG e actualmente nos Mestrados da Nova, fundador dos Pais Protectores, Ideólogo/inspirador do Pé de Fé, IES, primeiro host do TEDxOporto, homo faber
(clube fechado de empresários).
Colaborou na criação de mais de 50 empresas (como coach, professor, financiador e empresário) e suspendeu a actividade de uma delas em Setembro de 2012.
O TEDxOporto despede-se com:
Faleceu hoje o Manuel Forjaz, nosso fundador, líder e inspirador/conspirador.
Porque não há palavras para descrever o Manuel, ficamo-nos por aqui, em silêncio e respeito. Juntem-se a nós nesta homenagem.
Já José Alberto Carvalho, Diretor de Informação TVI, onde actualmente tinha um programa às quartas à noite na TVI24:
Morreu um amigo. O dia está lindo. Era assim que ele queria. Morreu um amigo de todos os amigos que não sabiam que eram amigos dele e muitos que eram sem que ele soubesse.

Morreu um combatente. Morreu uma pessoa que nos ajuda a viver.

Sabia - sabíamos todos - que este dia chegaria. Não tinha pensado no que faria. Nem como reagiria.

Uma estranha paz angustiada tomou conta de mim. Acendi duas velas junto à fotografia dos meus filhos e decidi ouvir o «Ilumina-me», do Pedro Abrunhosa.

Vale a pena a letra.
Vale a pena a vida.
Vale a pena quem nos ilumina. E vale a pena tentar iluminar outros.

Até já Manel!
Estava para lançar a sua plataforma pessoal, entretanto sem noticias do seu destino.

Para conhecerem melhor a sua luta, aconselho uma entrevista no DN e a video entrevista no Alta Definição.

Para empreendedores, será no Youtube que encontram com mais facilidade os seus conteúdos.

Portugal perdeu assim, um dos seus pilares do empreendorismo.
Imagem
Responder

Voltar para “Notícias”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes