Thermolab Bada 2010

As revisões mais completas do universo, com a visão única moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Thermolab Bada 2010

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem

Nova versão do Bada, que significa "Oceano" em coreano. Cooler com heatpipes de contacto directo, vamos ver o que é capaz este menino!

Podem ver este produto on-site aqui: ThermoLab Bada 2010



Introdução

Imagem

A ThermoLab Co., Ltd. ou ThermoLab como a conhecemos hoje em dia, foi estabilizada a Março de 2004. Mas o seu trabalho já tinha começado em 2003 com registo de patentes e desenvolvimentos de produtos de refrigeração para computador. Isto também se prolongou para os dias de hoje, onde a empresa tem várias aplicações de patentes e design de novas soluções de refrigeração e aplicação destas.

Actualmente os seus produtos são coolers a ar e pasta térmica. Encontra-mos soluções desde coolers pequenos para HTPCs como coolers grandes como o BARAM que até suportam dual fan.

Não é uma empresa conhecida por cá, apesar de low cost tem muita qualidade e desempenho!

Podem visitar o site deles aqui: ThermoLab site



Condições de teste

Sistema utilizado
Hardware:
# Biostar Tpower x58
# i7 950 d0 3.0@3.2Ghz com o turbo
# MSI Cyclone GTX 460 1GB
# Memórias Exceleram Rippler ERB301A Trial-Channel 12800
# Raid0 de 2 discos F3 Spinpoint 500Gb prato único
# Fonte Huntkey x7 900W
Software:
# Windows 7 Ultimate x86 com todos os updates até dia 11-01-2011
# CoreTemp 0.99.8
# OCCT 3.1.0
# SpeedFan 4.43

Metodologia
# Pasta térmica Gelid GC-Extreme
# Controlo da ventoinha por PWM e através de um regulador Zalman para uma ventoinha única usado para o mínimo e máximo do regulador
# Testes one-shot durante 5minutos
# Cooler montado apenas uma vez
# Teste com turbo para 3.2Ghz
# Com e sem Hyperthreading
# C1E e StepSpeed desactivados na BIOS

Precisão prática
# Utilizados os valores de sensores onboard
# Diferenças de poucos graus para outros dissipadores deve ser tomado em conta ligeiros erros que podem ir desde o tempo de cura da pasta à aplicação da mesma, assim como o aperto do cooler e velocidades das ventoinhas.



Comentário inicial

Este cooler, tanto para mim como para o Anselmo estava envolto em questões quando abrimos a caixa para o testar. Não sabíamos nada sobre ele, desde peso a ruído a como se montava. Umas olhadas no manual e lá o montamos direitinho e rápido. Foi testado durante o LiveStream, podem ver o tópico nos Moda'a'eventos.

Heatpipes com tecnologia direct touch, será que vão realmente fazer a diferença? Será capaz de ganhar ao seu irmão mais pesado? O seu formato "marítimo" trará uma lufada de maresia à nossa caixa? Vamos lá ver isto!



Dados sobre o produto
Tipo de produto: Dissipador CPU com tecnologia Direct Touch
Nomes comuns utilizados: Bada 2010, Bada
Segmento: Quiet Cooling
Gama/Série: Bada
Função/utilização alvo: Processadores de linha média, para oferecer o melhor rácio ruído/desempenho
Data de lançamento: 2010
Gama da preços: 28,25€
Versão: 2010



Especificações
# Nome do Producto: bada2010
# Dimensões: 135 × 115 × 95mm (A x C x L)
# Massa: 521g
# Material: Puro cobre e alumínio
# Heatpipes: 3 com 6mm de diâmetro em cobre com tecnologia de pó sinterizado
# Área de dissipação: 5,175 cm²
# Pasta térmica:
  • Cor: Cinzento
    Condutividade térmica: 4.0W/mK
    Temperatura de operação: 0~150℃
    Capacidade: 2g
# Ventoinha:
Dimensão: 92mm arredondada
Tipo de rolamento: Long Life Rifle Bearing
Velocidade (PWM): 1,000 - 2,100rpm ± 10% (0-100%)
Ruído: 16-27.1 dBA



Detalhes gerais

# Compatível assegurada para caixas com + de 165mm de largura
# Desenhada com ventoinha de baixa rotação (máximo nos 2100rpm) de formato circular de 92mm e função PWM com 4 pinos
# Excelente design de dissipador para baixas rotações e baixo ruído (17~20dBA)
# Apoio de ventoinha de silicone aplicado para prevenir oscilações
# Pasta térmica incluída para ajudar na eficiente transferência de calor
# Desempenho de refrigeração similar a cooler grandes
# Compatibilidade variada e actual (Intel Socket LGA1155, 1156, 1366, 775 / AMD Socket AM3, AM2+, AM2)

Nada melhor que visitarem Bada no site da ThermoLab para saberem e verem tudo melhor.




Embalagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Embalagem simples, com três divisórias internas, separadas por cartão. O cooler vem na zona central e as peças/partes extra vêm todas numa bolsa plástica, além dos manuais todos.


[youtube][/youtube]



Desenvolvimento fotográfico

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Visual geral do dissipador, da forma das lâminas, heatpipes e equilíbrio visual geral. A superfície geral está muito bem tratada, bom acabamento da base e boa continuidade pelos heatpipes.

Imagem
Comparação do dissipador com um telemóvel, dá para perceber bem que o dissipador é baixo e a sua área é bastante centrada na ventoinha.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Agora mais focado nos heatpipes e na base, dá para ver bem que a base é lisa e sem socalcos ou falhas pela presença dos heatpipes. A forma das lamelas além de dentro do tema estão muito bem dimensionados para o tipo de ventoinha e aproveitamento máximo desta. Como se pode ver todos os elementos possuem algum brilho/reflexo e no topo o nome do dissipador está estampado, com um pequeno adorno envolvente.




Instalação e utilização

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Estas são todas as peças que temos e necessitamos para montar o dissipador. O Bada 2010 também incluí uma seringa de pasta da ThermoLab.


Imagem
Imagem
Imagem
O processo é simples: Encaixar os "braços" na posição compatível com o nosso socket (na base do cooler), colocar o backplate (com o isolador/espaçador se necessário), colocar os parafusos, a pasta térmica, o dissipador e apertar.

Imagem
Imagem
Imagem
A colocação das ventoinhas é feita com ajuda de peças de silicone, que ajudam a reduzir as vibrações da conexão em si e do barulho produzido.



Análise

Imagem
Resultados máximos de temperatura obtidos do LOAD do i7 950 a 3 diferentes velocidades, com e sem Hyper Threading.

Desempenho - o desempenho deste cooler é muito bom para no rácio ruído/performance. Não é um dissipador grande, cabendo em praticamente todas as caixas que o pretendamos utilizar, ajudando muito a ventoinha inferior aos normais 120mm. Posto isto o dissipador é mais baixo, mas é largo e com uma ventoinha silenciosa. Uma vez mais a tecnologia de toque directo dos heatpipes provou que consegue combater a redução de tamanho e numero de heatpipes mantendo o desempenho, tendo este dissipador apenas três heatpipes (o central em sentido inverso aos extremos).
Extensão do fluxo - sendo de posição vertical este dissipador não mexe tanto o ar ao redor da placa mãe ajudando a arrefecer outros componentes. Contudo a sua altura ajuda muito a extrair rapidamente o ar das memórias para a traseira da caixa.
Ventoinha - provavelmente o pormenor que me deixa apelidar o cooler de "maresia" com muita certeza. A ventoinha é praticamente da área frontal do dissipador, bom para aproveitar toda a sua área e para dissipar em todas as lâminas do dissipador. É muito silenciosa mesmo em altas rotações e está muito bem equilibrada para o propósito e forma do dissipador.
Montagem do cooler - é uma montagem muito simples, com necessidade de retirar a placa mãe para montagem. É através dos "braços" colocados na base do dissipador que controlamos a marca do processador (intel ou AMD) e a retenção é universal. Os parafusos utilizados permitem uma começo no aperto manual e no final, para firmar melhor é possível concluir com a chave. Devido à dimensão do dissipador conseguem bem apertar estes parafusos, mesmo do lado da ventoinha, sem necessidade de inclinar a chave ou truques marados. A ventoinha é super simples de montar sem grandes problemas da colocação das peças de silicone na moldura da ventoinha.
Orientação e posicionamento - a minha sugestão principal é com a ventoinha do lado das memórias a empurrar ar para a traseira, para o fluxo considerado normal nas caixas (entradas na frente e baixo, saídas topo e traseira). Contudo se pretenderem utilizar noutra posição tal é possível, tanto pelo tamanho do dissipador, como forma e estrutura centrada.
Restrições de montagem - não tive qualquer problema na montagem do dissipador por incompatibilidade. O único detalhe que gostaria que fosse possível seria o sistema de push/pull.
Pasta Térmica - a pasta térmica incluída é de gama média/alta, uma boa escolha por parte da ThermoLab para equipar o dissipador. A quantidade também é mais que aceitável para uma mão de utilizações.
Design - perfeitamente enquadrado no tema marítimo, o dissipador tem um look muito bom e leve. As lamelas/lâminas têm três andares de formato, sendo o central o que mais evidencia as ondas no seu recorte simples mas bonito. Os heatpipes mantiveram-se na cor original, cobre, mas apresentam-se todos bem redondos e com bom acabamento, resultando num bom visual.
Inovações e peculiaridades - a forma como a ThermoLab coloca os seus heatpipes é um dos maiores factores do desemepenho divinal num formato mais reduzido. É com esta tecnologia aliada ao toque directo no processador que este dissipador consegue um desempenho muito bom.
Manual e Extras - os manuais estão bem feitos, com ilustração (preto e branco de base com cor nas zonas/peças a utilizar/colocar) e legenda para ajudar em toda a sucessão de passos. Existe também notas para a forma como os "braços" devem ficar para cada socket e o backplate igualmente. A pasta térmica incluída é um ponto bom, dado o tamanho e desempenho.




Conclusão

O bada não é só "oceano" de nome, conseguindo oferecer um desempenho análogo ao seu nome, equiparado a uma maresia. É silencioso, pequeno e largamente compatível com as nossas necessidades. Esta versão 2010 eleva ainda mais a fasquia e oferece um desempenho muito bom, com um preço baixo e um visual simples a/de (a)mar.

Prós
# Desempenho muito bom
# Qualidade de construção espectacular
# HDT de alta qualidade
# Visual muito bem enquadrado
# Bom aproveitamento da área e tamanho oferecido

Contras
# Nada a apontar


Resumo comparativo

Imagem
Desempenho em modo desempenho

Imagem
Desempenho em modo silêncio

Imagem
Ruído

Imagem
Montagem do cooler e derivados (facilidade do processo)

Imagem
Trocar ventoinha (facilidade do processo)

Imagem
Capacidade de cooperação no airflow geral

Imagem
Compatibilidade a nível de sockets

Imagem
Compatibilidade a nível de caixas

Imagem
Instruções e manual



Nota final

9/10, média de 9.



Prémios

Imagem
Imagem
Imagem

Se a vossa caixa não é muito larga, pretendem silêncio e bom desempenho, este dissipador cumpre com excelência isso tudo!



Confronto final

Divinal e premiado
# Tecnologia HDT no seu melhor
# Muito boa qualidade de construção e acabamento
# Desempenho alto em formato pequeno e leve

Sugestões/Melhoramentos
# Sleeving simples na ventoinha
# Talvez possibilitar push/pull se não comprometer o visual simples





Revisão por: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de texto: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de imagem: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de vídeo: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Bibliografia: ThermoLab Bada 2010 - Main page
Agradecimentos: Park Chen
Produto cedido por: ThermoLab

Layout versão: 1.25.12.2011


Ressuscitado pela última vez por Shuper' Luu' em 07/jul/2012, 19:28.
Imagem
Responder

Voltar para “Análises”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 6 visitantes