Thermolab Nano Silencer

As revisões mais completas do universo, com a visão única moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Thermolab Nano Silencer

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem

Nano, silencioso, será esta a solução ideias para muitos HTPCs? ;) é isso mesmo que veremos, nesta "pequena" revisão deste magnificamente pequeno cooler da Thermolab ;)



Introdução

Imagem

A ThermoLab Co., Ltd. ou ThermoLab como a conhecemos hoje em dia, foi estabilizada a Março de 2004. Mas o seu trabalho já tinha começado em 2003 com registo de patentes e desenvolvimentos de produtos de refrigeração para computador. Isto também se prolongou para os dias de hoje, onde a empresa tem várias aplicações de patentes e design de novas soluções de refrigeração e aplicação destas.

Actualmente os seus produtos são coolers a ar e pasta térmica. Encontra-mos soluções desde coolers pequenos para HTPCs como coolers grandes como o BARAM que até suportam dual fan.

Não é uma empresa conhecida por cá, apesar de low cost tem muita qualidade e desempenho ;)

Podem visitar o site deles aqui: ThermoLab site



Sistema utilizado

Sistema de testes
:arrow: AMD Phenom II x2 555 BE 3.2GHz com TDP de 80W
:arrow: Asus M4A78LT-M LE
:arrow: 2*Corsair DDR3 1333 2GB Value
:arrow: Seagate Barracuda 500GB de 1 prato
:arrow: Corsair CX430W

Software e controlo:
:arrow: Windows Ultimate x64 instalado de novo com todos os updates até à data de 22-04-2011
:arrow: OCCT v3.1.0
:arrow: CoreTemp 0.99.8

Condições de teste:
:arrow: A temperatura ambiente era de 12ºC medidos pela termo-resistência que me foi emprestada pelo citymor ;)
:arrow: OCCT corrido durante 20minutos, no teste normal de CPU, com prioridade normal e em ambas as threads
:arrow: Condições de controlo utilizadas foram segundo estas regras: [Link da metodologia]

Fotos

Imagem
Imagem



Comentário inicial

Pequeno pensamento sobre o cooler: Bem, é mesmo pequeno! Quando vi a caixa ainda pensei, bem deve ocupar a caixa toda e vir sem extras etc, mas não, vinha o cooler, vinha o manual, vinha a backplate e retenções, até a retenção para 1156 com uma nota à mão no saco vinha. O único que me ocorreu foi, "Epá isto é pequeno demais, deve ser só mesmo para CPUs pequeninos". Quando vi que era para 100W torci logo o nariz, uma coisa tão pequenina e dar para tanto, ahh...

O peso é qualquer coisa, acho que nunca pensei que algo tão leve fosse ficar em cima do CPU e cumprir a sua função. Afinal acho que 3 ventoinhas de 120mm juntas são capazes de pesar mais...

Após ler o manual e filmar tudo lá liguei o sistema e instalei o sistema operativo. Não fosse a fonte uma Corsair daquelas e penso que não daria pelo ruído de todo, aquele ruído exagerado dum stock cooler por exemplo. Apesar de a ter ligado na BIOS no modo performance o cooler não é tão ruidoso como eu esperava duma ventoinha de 80 para um cooler.

Mas a grande surpresa estava para vir e vocês vão o ver também já mais abaixo :D



Especificações

Nome técnico: ThermoLab Nano Silencer 2009
Dimensão: 99,5x88,2x39 (mm)
Peso: 214g (dissipador + ventoinha)
Material de fabrico: Cobre puro e alumínio
Área de dissipação: 1250 (cm2)
Ventoinha
  • Dimensão 80x80x15 (mm)
    Velocidade 3000+-10% (rpm)
    Ruído (a 1m) 30,5dBA a 3000 rpm
    Tipo de rolamento Rifle Bearing
    Método de controlo PWM e Auto Restart
    Tempo de vida esperado: 70,000hr continuamente a 40℃, 15~65% humidade relativa
Pasta térmica
  • Condutividade térmica: 8 (W/mK)
    Densidade: 2,6 (g/cm3)
    Viscosidade: 190 (Pa·s)
    Côr: Cinzento claro

Detalhes gerais

:arrow: Inovadora técnica "Power Clamping Technology" em combinação com "Sintered Powder Heat Pipe"
:arrow: Tamanho super compacto que lhe permite caber em qualquer caixa incluíndo Low Profile (LP)
:arrow: Ruído baixo graças ao controlo por PWM
:arrow: Compatível com socket 775 CPUs, AM3/AM2+/AM2 e 1156 graças a apoio já incluído
:arrow: Desenhado para CPUs com menos de 100 Watts de TDP
:arrow: Compatível com o padrão mini ITX, micro ATX e ATX
:arrow: Compatível com Pannel Pc, Tunning Pc, Car PC

A Power Clamping Technology é uma técnica desenvolvida pela ThermoLab para este cooler que combina as propriedades termodinâmicas do bloco, heatpipes e alhetas com um rigoroso alinhamento dos heatpipes e das alhetas antes de os ligar com um aperto extremo.
Este tecnologia permite além da diminuição elevada do tamanho do cooler uma melhor estabilidade em carga. Esta técnica em conjunto com a Sintered Powder Heat Pipe (Heat pipes de pó sinterizado) permite anular o dilema da direcção dos heatpipes, onde uma incorrecta posição provocaria mau desempenho. Graças a estas técnicas isso não ocorre ;)



Embalagem

Imagem
Imagem
Imagem
A bela e pequena da caixinha ;)


Imagem
Imagem
Abrindo a caixa e dando a primeira olhada na ventoinha :D


Imagem
Imagem
Tudo o que temos lá dentro :D Manual, retenções, backplate e o material responsável pelo aperto incluído a chave de fendas ;) como extra vemos ali a retenção para 1156 com uma pequena nota manual.


Vídeo em 1080p

[youtube][/youtube]




Desenvolvimento fotográfico

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Como podem ver este cooler apresenta 2 heatpipes apenas, que vão bem desde o centro para a zona mais exterior das alhetas. Estas ultimas tem sensivelmente o mesmo espaçamento de um cooler normal. Refiro isto porque existem dissipadores com um elevado numero de alhetas, que normalmente se mede em "alhetas por polegada", mas isso acarreta ventoinhas com elevada pressão para extrair todo o calor. Este dissipador, mantendo esse valor mais baixo necessita duma ventoinha com menos pressão, o ideal para conseguir usar uma ventoinha destas pequenas.
Isto ajuda, pois se mudar-mos a fan incluída, quer por gosto pessoal quer para utilizar algo que faça menos ruído é-nos possível e até como as fans normais têm 25mm de espessura face aos 15mm desta fan, usa-la muito próximo do mínimo ;)

A base apresenta um toque interessante. Ao invés dos heatpipes tocarem no bloco da base apenas encima do CPU, esta situação estende-se ao longo de todo o comprimento do dissipador, ajudando em muito no desempenho ;)



Imagem
Imagem
Fotos da ventoinha de 80mm ;) Sim ela tem apenas 15mm de altura e é trocável pois é presa por clips metálicos. Mas claro que fazê-lo aumenta a altura mas também o desempenho ;)


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Pequenas fotos para verem o tamanho do cooler. Sim aquele são 20 cêntimos assim como aquele cartão é do tamanho padrão dum cartão multibanco :shock: é mesmo impressionante ;)



Instalação e utilização

Imagem
O Backplate para AMD onde vemos o nome da marca ;)


Imagem
O clip para 1156 :D


Imagem
O material de montagem todo junto ;)


Imagem
Pequena visão do cooler pelo lado inferior, onde vemos a pasta térmica coberta por um plástico de protecção, assim como a retenção para 775 que vem montada de origem ;)


Imagem
O cabo PWM :D

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O visual da coisa na board utilizada ;) como podem ver, nem em todas as situações é possível usar o cooler em qualquer posição. Neste caso os heatpipes não caberiam ao lado das memórias pelo que foi necessário rodar o cooler ;)


Vídeo em 1080p

[youtube][/youtube]



Análise mais concreta

Testes e resultados
Imagem

Como podem ver o dissipador portou-se mesmo mesmo muito bem ;) Apesar de pequeno aguentou bem a temperatura, bem melhor do que eu esperava inicialmente. É certo que este CPU possuí menos 20W de TDP que o máximo exigido pelo cooler, mas mesmo quando desbloqueei os 2 cores, ficando um x4 B55 não tive qualquer problema de temperatura. Devido ao desbloqueio não é possível medir as temperaturas no OCCT ou CoreTemp.
Mesmo durante o stress o ar que rodeava o dissipador não saía excessivamente quente, facto que para caixas pequenas importa ou com o tempo teríamos problemas nesse ou noutro componentes devido ao aquecimento excessivo do ar.

O teste de utilização normal foi feito ligando o CoreTemp e nada mais nada menos que utilizar normalmente o computador. Navegar na internet, escrever uns textos aqui e ali, abrir uns vídeos e música, pequenos jogos e aplicações, uns winrar e instalações. Como podem ver as temperaturas foram mesmo muito boas.

Os testes foram feitos com a ventoinha em modo performance. Utilizando o modo PWM seria de esperar menos ruído mas também maior temperatura em utilizações menores do CPU. Tendo em conta a temperatura máxima atingida penso que posso dizer que seria razoável a utilização nesse modo ;)

Ventoinha: a ventoinha é realmente muito baixa na espessura, mas em que medida isto influencia? Se comparar-mos ao stock cooler é mais silenciosa, comparando máximos então ainda mais. Além disso usando em modo PWM é um verdadeiro 2 em 1, mantem-se baixo o ruído sem grandes chiadeiras. Devido ao tamanho da ventoinha esta tem de rodar muito mais rápido para o mesmo fluxo e, por consequência, rodar mais rápido aumenta o ruído. Apesar de tudo para uma ventoinha tão slim o ruído é mais que aceitável.
Ser trocável é um grande ponto deste cooler, se a ventoinha é demasiado barulhenta para vós, troquem-na ;) Ser o padrão de 80mm serve mesmo para isso, além que tal é super fácil.

Montagem do cooler: Se lerem e entenderem o manual é super fácil. Basta retirar 4 parafusos, montar a retenção que queremos e apertar. No caso dos AMD usa-se o backplate próprio, que foi o meu caso e o que podem ver no vídeo da montagem.
Apesar do tamanho pode não ser possível colocar em todas as posições mas para nos ajudar temos as tecnologias que a ThermoLab implantou e nos permite colocar o cooler em qualquer posição sem comprometer a dissipação dos heatpipes.

Pasta térmica: relembro que o teste foi feito com a pasta térmica já incluída. Se virem as fotos a pasta não cobre todo o espaço da base e pode durante a aplicação não se ter espalhado toda. Portanto, com uma pasta dedicada os resultados seriam ainda melhores ;)

Manual e extras: Tem tudo, não tive dificuldade em entender o manual além que até uma chave para ajudar a montagem vem. Sem dúvida um ponto muito bom, pois algumas marcas para pouparem espaço os manuais encontram-se apenas online, mas este cooler apesar do tamanho dele e da caixa vem com tudo ;)

Preço e disponibilidade: Encontramos à venda estes dissipadores desde os 25,04€ até aos 43,65€, tudo visto em lojas internacionais. Cá não vi ainda nenhuma loja comercializar este produto e mesmo internacionalmente encontrei-o sobretudo na Nova Zelândia por ser um poder perto da Korea, sítio onde são fabricados os coolers desta marca ;) precisamente no mesmo sítio que os da Scythe ;)



Conclusão

Apesar do seu tamanho este menino consegue arrefecer CPUs com até 100W de TDP, para alguns pode parecer pouco, mas encontram nesta gama processadores com performance estrondosa. No próprio teste de desempenho do windows este processador ficou muito bem classificado, podendo principalmente em modo x4 desempenhar sem problemas funções de edição de vídeo e imagem, visualização de filmes em 1080p e jogos já com algum grau de exigência.

Se realmente não existir muito espaço dentro da caixa este é o dissipador a escolher. Um pequeno computador para ter na sala, nem que se tenha de trocar a ventoinha para ter algo a menos rotações, é o ideal. Para CarPC nem quero imaginar, fica mesmo mesmo perfeito ;)

Em suma, se têm um pequeno HTPC, um pc para funções como CarPC, Tuning ou zonas apertadas onde precisam de usar o espaço mínimo, se é para um computador realmente pequeno e com estes sockets AMD e Intel que este cooler permite então têm aqui a solução ideal. Não encontram no mercado nada tão pequeno e com resultados destes.

Se existisse uma comparação com diferença de temperatura a dividir pela massa garanto-vos que destruiria muitos dos dissipadores grandes. Está genialmente pequeno e com uma qualidade de construção impecável ;)



Prós
:arrow: Tamanho
:arrow: Qualidade de construção
:arrow: Acessórios incluídos e qualidade do manual
:arrow: Facilidade de montagem
:arrow: Pasta térmica já incluída


Contras
:arrow: É bastante ruidoso, mas isso apenas se deve ao tamanho da ventoinha que é obrigada a girar muito mais
:arrow: É difícil encontrar o cooler por cá



Resumo comparativo

Imagem
Desempenho bruto

Imagem
Desempenho em modo amigável

Imagem
Ruído

Imagem
Montagem do cooler (facilidade do processo)

Imagem
Capacidade de cooperação no airflow geral

Imagem
Compatibilidade a nível de sockets

Imagem
Compatibilidade a nível de caixas

Imagem
Trocar ventoinha (facilidade do processo)

Imagem
Instruções e manual

Imagem
Pasta térmica


Nota final
7,8/10



Prémios

Imagem
Imagem
Imagem

Nano?? Só no tamanho e no nome, pois este dissipador, testado exclusivamente por nós em Portugal, mostrou-se um grande campeão :D


Revisão por: Shuper' Luu' aka Luís Alves
Edição e tratamento de texto, vídeo, dados e imagem por: Shuper' Luu' aka Luís Alves


Ressuscitado pela última vez por Shuper' Luu' em 28/abr/2011, 04:05.
Imagem
Responder

Voltar para “Análises”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes