Cooler Master - MasterBox 5

As revisões mais completas do universo, com a visão única moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Cooler Master - MasterBox 5

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem

A Cooler Master Masterbox 5 é uma caixa com um design atrativo com umas linhas simples, fazendo dela uma caixa de secretária muito bonita. As suas linhas externas são muito parecidas com as da Mastercase 5, o sucesso da modularidade da CoolerMaster, exceto a parte superior da caixa.

Em relação ao interior da Masterbox 5 a Cooler Master ainda nos conseguiu trazer mais modularidade. Esta aposta na opinião e vontade do cliente facilita a personalização da caixa, o que pode ser um ponto a considerar quando estamos à procura da nossa caixa ideal.

A modularidade desta caixa não permite só a fácil montagem pelo utilizador, mas também uma maior compatibilidade de hardware para ter uma placa gráfica de maiores dimensões, um cpu cooler maior ou uma grande diversidade de dimensões de radiadores de refrigeração a água. Estas dimensões são de 120mm(1x120mm), 140mm(1x140mm), 240mm(2x120mm), 280mm(2x140mm), 360mm(3x120mm).

Em relação à expansão para armazenamento temos uma baía interna de 3,5 polegadas que pode variar em 3 posições diferentes. Esta variação depende do que o utilizador instala na frontal da caixa, se tiver um radiador com ventoinha fica na posição 1, se tiver só ventoinha fica na posição 2 e se não tiver nada fica na posição 3, a mais chegada à frente. A cage para discos 2,5 de polegadas pode ser montada em cima da baía 3,5 polegadas ou em outros 4 sítios pela caixa dependendo do que vai ser instalado pelo utilizador.

Para facilitar a sua instalação, nada melhor do que uma parte lateral bem pensada para uma grande ajuda nesta tarefa. Esta tem um corte para o cabo do cpu e muito espaço para a arrumação, com o pormenor da psu cover que faz logo que o nosso computador fique com um aspecto mais limpo.

Os slots de expansão vêm cortados, não tem aquela habitual “estrutura” tipo barras. Isto facilita muito a instalação pois por vezes na instalação de uma placa gráfica o conector DVI, por ser mais largo, fica preso, o que com esta solução não acontece.

Outra facilidade está na instalação de ventoinhas na frontal e na limpeza, que nesta caixa é muito fácil devido aos seus filtros para pó: basta retirar, limpar e voltar a colocar.

Esta caixa está disponível em branco ou preto, sendo a versão aqui exposta a branca com Frontal Dark Mirror.


Podem ver este produto on-site aqui: Cooler Master MasterBox 5


Condições de teste
Sistemas utilizados:
Hardware
[A actualizar depois do modding]


Dados sobre o produto
Tipo de produto: Caixa PC
Nomes comuns utilizados: MasterBox 5
Data de lançamento: Agosto 2016
Função alvo: PC Builder
Gama da preços: 90-100€
Versão: Branca com DarkMirror


Análise
Para este produto decidimos fazer um vídeo rápido de 60 segundos com tudo o que consideramos importante saber em primeira instância sobre a caixa.
https://www.youtube.com/watch?v=w8uO8j72GUc

A juntar a isto, um resumo fantástico pelo Emanuel.
Qualidade de construção e acabamento
A MasterBox 5 é uma caixa que apresenta uma qualidade de construção muito boa com um corpo feito em aço e uma frontal em plástico de alta qualidade, é uma caixa que apresenta uma durabilidade bastante grande, para vos acompanhar em todas as aventuras tecnológicas.
Design
É uma caixa com um design atrativo, linhas simples e cuidadas. Partilham filosofia com a MasterCase 5, mas têm detalhes que gosto mais, como o espetacular DarkMirror da frontal. A janela é muito aberta, glorificando o hardware instalado.
Aircooling
A MasterBox 5 oferece-nos 4 posicionamentos para ventoinhas, em que nalguns deles há a compatibilidade para 120mm ou 140mm, colocados em pontos estratégicos para um melhor fluxo de ar. Para o processador esta é uma caixa com grande compatibilidade para dissipadores de pequenas ou grandes dimensões.
Watercooling
A MasterBox 5 foi pensada para suportar watercooling, pois a caixa permite-nos varias opções de radiadores e com espessuras de até 50mm sem ventoinhas. Muito espaço para por todos os componentes necessários para o nosso sistema de watercooling seja um feito por nós ou um all in one. Como não existem ventoinhas no topo, podemos instalar os radiadores na traseira ou na frontal. Para um circuito com processador e uma gráfica pode contudo se tornar mais apertada sem modificações. Um detalhe óptimo é que a larga zona ao lado da placa mãe é muito boa para instalar reservatórios cilíndricos. A zona por cima da baía HDD pode também ser muito boa para a aplicação da bomba, recorrendo aos furos para a cage 2,5 polegas.
Modding
Um dos pontos que a Cooler Master mais tem cuidado para alterar a caixa nos ser possível. Considero que produzem a caixa de uma forma "sem compromissos" deixando ao utilizador muito por onde modificar e o sucesso da MasterCase 5 irá certamente permanecer neste modelo.
Ruído
Como tem o topo e laterais fechadas, o ruído apenas pode se fazer sentir pela frontal, traseira e fundo. A qualidade dos materiais ajuda na absorção de algum do ruído mas não sendo um modelo de topo não contêm com a caixa mais silenciosa da gama Master.
Cablagem
A MasterBox 5 tem um sistema muito inteligente de nos levar a um visual limpo dos cabos. Tem uma zona com 25 milímetros de espaçamento atrás da placa mãe, 35 milímetros na zona da fonte para esconder aqueles cabos extra e um corte para o cabo ATX do processador na zona dedicada (que evita o uso de uma extensão). Existem seis cortes largos para passagem dos cabos principais ao lado da placa mãe, fazendo da caixa muito intuitiva, flexível e divertida de utilizar. A terminar o destaque na cablagem o sistema StormGuard permite uma melhor segurança dos vossos periféricos.
Instalação
A MasterBox 5 é muito simples de utilizar, tem cortes, apoios e detalhes nos sítios certos para facilitar tudo. É tool-less o que ajuda ainda mais. Os painéis são simples de retirar mas não têm a funcionalidade de se manterem em pé como os da anterior MasterCase 5.
Opções de personalização
A MasterBox 5 tem um sistema para a hdd cage muito bem pensado que pode variar entre 3 posições diferentes, que variam consoante o que o utilizador instala na frontal da caixa se tiver um radiador com ventoinha por exemplo fica na posição 1, se tiver só ventoinha fica na posição 2 e se não tiver nada fica na posição 3, a ssd cage pode ser montada em cima da hdd cage e em outros 4 sítios pela caixa dependendo do que vai ser instalado pelo utilizador.
Extras e funcionalidades
A MasterBox 5 tem um painel frontal com 2 USB 3.0 e áudio in/out, obviamente com os botões power e reset. Tem filtros de pó na frontal e no fundo para uma facilidade na limpeza.



Conclusão
A Cooler Master MasterBox 5 surpreendeu muito, ao elevar ainda mais a fasquia da modularidade nas caixas. Tenho pena de não ter os módulos compatíveis com a MasterCase 5, se bem que concordo com o funcionamento dos novos módulos. Com a nova aposta em painéis, brevemente deveram existir frontais em cores diferentes, laterais em vidro temperado e pequenos módulos coloridos, o que será óptimo para os modders iniciantes. Uma aposta sólida da Cooler Master mas que contudo alerto para caso o vosso PC seja de gama média/alta, aguardarem pelas futuras versões com refrigeração também no topo da caixa.

Prós
# Modularidade
# Design minimalista
# Facilidade de instalação

Contras
# Não partilhou elementos com a MasterCase5
# Não recomendado para hardware de TDP alto (modelo sem ventoinhas no topo)

Resumo comparativo
Imagem
Analisamos o Cooler Master MasterBox 5 na categoria Caixa PC com a seguinte classificação.


Nota final
8/10, média de 8.


Prémios
Imagem
Imagem
Imagem
Pelos resultados da avaliação, atribuímos à Cooler Master MasterBox 5 os prémios PRATA, RECOMENDADO e NOVIDADE.


Revisão por: Emanuel Rodrigues aka Eman e Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de texto: Emanuel Rodrigues aka Eman e Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de imagem: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Bibliografia: Cooler Master MasterBox 5

Layout versão: 2.24.05.2016
Imagem
Responder

Voltar para “Análises”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes