Synology - DS214+

As revisões mais completas do universo, com a visão única moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Synology - DS214+

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem

A Synology tem numa base anual actualizado todos os seus NAS para novas versão. Este presente, o DS214+ (2014) é a evolução claro está do DS213+ mas que saiu com o DSM 5.0 que no momento desta análise já é 5.2.

É um NAS para um publico alvo de pequenas ou médias empresas, possuindo mais funcionalidades que a versão home ou doméstica, sendo o preço um pouco mais alto. O modelo DS2 respeita sempre a 2 baías, daí estarem a formar o nome como DS2 + 14 (2014) + "+" das funções extra fase ao DS214 para escritórios mais pequenos.

Comparativamente à versão DS213 o processador é mais rápido e a RAM é o dobro, passando de 512MB para 1GB DDR3, ganhou outra porta Ethernet com funções super boas como Link Aggregation /Failover e as portas USB 3.0 são agora SuperSpeed uma norma que permite transferências mais rápidas.

Vamos neste teste vos mostrar tudo sobre o mesmo e o quão bom é o DSM 5.2 a funcionar num NAS robusto como este.
Podem ver este produto on-site aqui: DS214+


Introdução

Imagem

A Synology foi fundada em 2000 no Taipei, em Taiwan, dedicada a trazer aos negócios e utilizadores familiares uma forma sustentável e economicamente viável de centralizar os seus dados, backup simplificados, partilha e sincronização de diversas plataformas e acesso em tempo real.

Em 2003 iniciou o desenvolvimento de um dos seus maiores trunfos, o DSM ou DiskStation Manager, a plataforma que os seus NAS correm e que neste momento vai na versão 5.1. Em 2009 entraram no mercado da vigilância e continuaram até hoje a prolongar o seu range a outros serviços, melhoramento de interfaces e aplicações de terceiros.

Os seus produtos são NAS que englobam desde o utilizador doméstico às grandes estruturas, assim como sistemas de vigilância e unidades de expansão.

Podem visitá-los em: Synology Website



Condições de teste
Hardware Desktop
Gigabyte Z68XP UD5
Intel i5 2500K @ 4.5GHz
ZOTAC GTX 560 AMP!
Exceleram 32GB Red Kit
Kingston HyperX 240GB SSD

Hardware Híbrido
ACER Switch 10 modelo 64GB

Software
Windows 8 (Desktop por cabo Ethernet)
Windows 8.1 (híbrido por wifi)

Disco NAS
Seagate Momentus 2,5" 250GB
Seagate Momentus 2,5" 160GB



Dados sobre o produto
Tipo de produto: NAS de 2 baías
Segmento: NAS 2 baías
Gama/Série: Plus Series
Função/utilização alvo: Pequenas e Médias Empresas
Data de lançamento: 2014
Gama da preços: 360€
Versão: DSM 5.2


Embalagem
Para começar é altura de ver a embalagem e o NAS pela primeira vez.



Overview
Vamos em menos de dois minutos ficar a conhecer o DS214+ melhor, explorando as peças, a construção e o interior.





Instalação e utilização
É mesmo muito simples instalar um disco neste NAS, seja 2,5" ou 3,5"



Software
O DSM 5.2 é realmente fantástico! Neste vídeo tento vos mostrar porque gosto tanto dele:



Análise

Fizemos alguns testes de operações copiar/colar, acessos e benchmark sintéticos aos discos instalados no NAS. Velocidades espectaculares, como pode ser confirmado no exemplo seguinte do teste intermédio (em 5) do Seagate Momentus 2,5" 250GB no Crystal Disk Benchmark.
Imagem
Este pequeno ensaio prova por si só que o NAS conseguiu oferecer as velocidades anunciadas no manual, existindo mesmo assim um ligeiro bottleneck por parte do NAS mas mesmo assim em valores normais.



Conclusão

O DS214+ é um NAS realmente espectacular. É sólido, bem construído em hardware e software, simples e rápido de utilizar, silencioso e o DSM é uma arma mortal em toda a sua extensão, seja para uso pessoal e que exige menos processamento até soluções completas de servidores e extensões. O acesso aos dados é muito rápido fazendo nos sentir fluidez, são simples de configurar e dentro do DSM são inúmeras as possibilidades, fazendo-nos sentir que estamos perante uma solução muito sólida com que podemos confiar.

Prós
# O DSM é super bem construído
# Desempenho espectacular
# Discos fáceis de encaixar e é possível os fechar com chave
# É silencioso e corre os discos muito frescos

Contras
# Preço elevado

Resumo comparativo
Imagem
Avaliamos o DS214+ na categoria NAS com os seguintes resultados.


Nota final

9/10, média de 9,2.


Prémios
Imagem
Imagem
Pelos resultados espectaculares demonstrados atribuímos-lhe o prémio OURO e RECOMENDADO.


Revisão por: Shuper' Luu' aka Luís Alves
Edição e tratamento de texto: Shuper' Luu' aka Luís Alves
Edição e tratamento de imagem: Shuper' Luu' aka Luís Alves
Edição e tratamento de vídeo: Shuper' Luu' aka Luís Alves
Bibliografia: DS214+
Agradecimentos:
Produto cedido por: Synology França

Layout versão: 1.23.04.2014
Imagem
PoloNes
Novatozinho
Mensagens: 1
Registado: 08/nov/2015, 17:17
Localização: São Paulo / Brasil
Contacto:

Re: Synology - DS214+

Mensagem por PoloNes »

Shuper' Luu' Escreveu: ....
Nota final

9/10, média de 9,2.
....
Saudações do Brasil :)

Primeiramente queria agradecer pelo seu ótimo review, gostei muito.

Tenho um Synology DS213 e acredito que estou enfrentando um limite de processamento de hardware. Recentemente chegou em minha cidade internet por fibra óptica e contratei o plano de 100/50 Mbps.

Imagem

O meu DS213 não consegue efetuar download acima de 60 Mbps por torrent e acredito que seja a CPU dele, pois no download por torrent a CPU em 99%. No meu computador consigo sempre chegar aos 100 Mbps de download.

Meu DS213 está com o raid SHR de 2X3TB WD RED.

Vc poderia testar ou me dizer se o DS214+ tem essa restrição para download ?

Deixo o link da distribuição do Ubuntu Linux se for possível realizar o teste.
http://www.ubuntu.com/download/alternative-downloads

Curiosidade: No Brasil o DS21play sem HD's tem o valor de R$ 7.000( £1,235.00), o meu DS213 tive que fazer a importação da Amazon USA e paguei 100% de taxas em cima do valor, mesmo assim fica com o preço muito mais baixo. No Brasil é inviável comprar NAS da QNAP e Synology.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Synology - DS214+

Mensagem por Shuper' Luu' »

Caro PoloNes obrigado por te registares e trazeres a tua dúvida perante nós.

Infelizmente eu não tenho uma Internet tão boa que consiga ultrapassar esses 60mb/s para provar esse bottleneck.

Mas posso afirmar que sim, será isso porque eu por exemplo no teste deste Synology estava sem saturar o hdd, mas no novo qnap que estou a testar (se seguires o nosso YouTube está lá isso) já me está a acontecer o hdd ser mais rápido que o máximo dos discos, ou seja ando com uns 80mb/s versus os 110mb/s que me acontecia no Synology. E se ligares a encriptação vais notar que fica ainda mais lento.

Estou bem a par das taxas absurdas que se pratica aí, tenho amigos que praticam aí modding e é tramado, só importando.

Mas olha tenta ligar um serviço que use cpu e vê se baixa o download, é uma forma de testar. Tipo algum file server ou streamer.
Imagem
Responder

Voltar para “Análises”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante