Raijintek - Ereboss

As revisões mais completas do universo, com a visão única moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Raijintek - Ereboss

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem


O Ereboss é um dos três primeiros dissipadores para CPU da Raijintek, o maior dos três. Com uma ventoinha de grande formato mas pequena espessura, será o Ereboss um dissipador de topo?

Podem ver este produto on-site aqui: Raijintek Ereboss



Introdução

Imagem

A Raijintek foi criada no Verão de 2013, inicialmente com uma linha de três dissipadores para CPU. A sua tarefa é criar produtos de alta compatibilidade, boa engenharia, bom desempenho, bom design e uso multifuncional, para assim estarem sempre presentes no nosso dia a dia. Pretendem no futuro expandir para artigos gaming, caixas, fontes e produtos lifestyle para tablet e smartphone.

Criada por uma equipa com décadas de experiência no ramo, preocupam-se muito com o consumidor e criar o melhor produto e com mais valor para o cliente. O seu estilo vermelho e branco é inconfundível e inundará nos próximos anos o mercado IT.

Podem visitá-los em: Raijintek Website ou pela página de Facebook



Condições de teste

Sistemas utilizados:
Hardware
Gigabyte Z68XP UD5
Intel i5 2500K @ 4.5GHz
ZOTAC GTX 560 AMP!
Exceleram 32GB Red Kit
Kingston HyperX 240GB SSD

Software
Windows 7
IntelTestBurner v2.7

Lista de produtos utilizados para testar o produto
Raijintek Aidos
Deepcool Neptwin



Comentário inicial

O mercado de dissipadores, ao contrário do que se poderia esperar com a banalização do watercooling, está a exigir dissipadores de CPU ainda maiores e melhores, massivos mesmo. É da procura de quem um radiador de 240mm, o limite habitual de muitas caixas, é muito pouco que estes dissipadores surgem. O melhor é que finalmente começam a ser compatíveis com memórias com dissipador mais alto e ficam cada vez mais eficientes.

O Ereboss é da "tri-linha" de inicio da Raijintek o dissipador mais volumoso, ocupando grande parte da zona do CPU da motherboard mas utilizando uma ventoinha de baixa espessura, alto número de pás e a conhecida combinação de cores da Raijintek.

Com um price tag espectacular dada a sua massividade (comparando a preços de Noctua, Thermalright, Thermaltake e Phanteks por exemplo) vamos instalar o Ereboss num sistema Z68 e ver do que ele é capaz.


Dados sobre o produto
Tipo de produto: Dissipador de CPU
Nomes comuns utilizados: Ereboss
Segmento: CPU cooler
Função/utilização alvo: Computadores gaming e CPUs com overclock
Data de lançamento: Setembro 2013
Gama da preços: 36,90€



Especificações
Imagem



Detalhes gerais
Non-Copper base design (C.D.C. - CPU Direct Contact)
Tecnologia patenteada de pressão heatpipe/alheta que previne o risco de dano nos heatpipes
Compatível com todos os sockets Intel e AMD modernos
Borracha anti-vibração para minimizar movimento e ruído
Desempenho vs preço incrível
Instalação fácil e amiga do utilizador



Embalagem

Para vos mostrar a embalagem e primeiras impressões vamos fazer o unboxing do Ereboss e do seu irmão pequeno, o Aidos:
[youtube][/youtube]

Imagem
Isto é tudo o que vem dentro da embalagem do produto com o dissipador.


Overview

Aprofundando cada componentes primeiro em vídeo, deixo-vos com um Overview completo de todas as partes e peças deste dissipador:
[youtube][/youtube]


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
As várias peças de metal, parafusos, borrachas e backplate necessários para a instalação do dissipador, seja AMD ou Intel. O visual é metálico ou preto, existindo punções nas peças para distinção de qual a marca de CPUs.


Imagem
O sistema base dos Raijintek (quer o Ereboss quer o Aidos) é este. Sendo só necessário trocar dois parafusos para trocar entre dissipadores da marca.


Imagem
Imagem
CloseUP à zona do processador, para verem com funciona a retenção. Se não sabem o motivo daquele túnel nas alhetas é para utilizarem assim esta chave.

Imagem
Imagem
Visual do dissipador pelo topo, para perceberem a sua dimensão.


Imagem
Imagem
Com a ventoinha instalada e pronta a arrefecer o nosso CPU.



Instalação e utilização

Para provar a facilidade de instalação, efectuamos a montagem numa board Z87 da Biostar em tempo real, instalando em menos de 10 minutos o dissipador e estando pronto a funcionar.
[youtube][/youtube]
Muito simples e como a Raijintek partilha a base de aperto dos dissipadores, caso troquem um dia por outro modelo, é só trocar a pasta e apertar dois parafusos.



Análise

O mais importante é as temperaturas, vamos então ver o Ereboss contra dois dissipadores, o seu irmão pequeno Aidos e o também gigante Neptwin da Deepcool:
Imagem
Imagem
O Ereboss a destacar-se na liderança, mesmo contra o ligeiramente mais caro Neptwin, um resultado bastante bom para o recente dissipador.

Desempenho - o desempenho provou ser excepcional, conseguindo ficar perto dos 50ºC mesmo com o overclock para 4,5GHz no nosso 2500K e batendo o Neptwin por 2,6ºC.
Extensão do fluxo - o dissipador é enorme, vertical e utiliza apenas uma ventoinha que fica encarregue de uma grande superfície, portanto a ajuda do dissipador no arrefecimento dos outros componentes não é muito alta. Mas como existe uma parte da ventoinha que sopra por baixo do dissipador o ar nos mosfet não fica tão estagnado, felizmente, pois estes apesar de funcionarem por convenção natural convém existir renovação do ar.
Ventoinha - a ventoinha é de 140mm assim como a largura do dissipador. Tem uma voltagem de arranque fixa nos 7V e funciona por controlo PWM entre 650 e 1400 rpm. O valor de dBA anunciado é 28, mas assim como o Aidos o seu valor deve ser mais perto dos 33/34 dBA.
Montagem do cooler - a montagem é fácil, como puderam ver no vídeo é menos de dez minutos. A vantagem da retenção é caso troquem para outro dissipador da marca, podem utilizar os mesmos apoios. A ventoinha é relativamente fácil de instalar, mas trocar a mesma já é mais chato devido ás propriedades da borracha.
Orientação e posicionamento - conseguem montar o dissipador em várias orientações. Devem estudar quais as memórias que pretendem instalar para verificar se cabem, o dissipador foi construído com uma compensação mas mesmo assim certos modelos poderão não caber.
Restrições de montagem - devido ao seu tamanho devem estudar as memórias que vão instalar. Isto também dependerá da placa mãe e da posição que pretendem instalar. Claro que a sua altura total também deve ser verificada, para se certificarem que cabe na caixa.
Pasta Térmica - a pasta térmica de padrão é de nível médio, vindo numa embalagem/saco pequeno.
Design - o visual é apelativo, centrando-se numa cor forte (o vermelho) com o branco límpido, conjugado com o sleeving preto e o cinza do alumínio, sendo um visual bastante simples.
Inovações e peculiaridades - as grandes peculiaridades centram-se nas duas tecnologias patenteadas de abordagem das alhetas e a base em toque direto.
Manual e Extras - o manual já existe em português, é completo e bem estruturado. O dissipador trás um par extra de borrachas para instalação de um push pull.



Conclusão

O Ereboss mostrou-se na linha da frente dos dissipadores de CPU, tendo conseguido um resultado muito bom nas temperaturas mesmo em OC, ficando nos 50ºC mesmo a 4,5GHz. Graças ao seu tamanho a sua capacidade de refrigeração é enorme, conseguindo assim utilizar a ventoinha em velocidades mais baixas que outros dissipadores contribuindo para um menor ruído de funcionamento geral. A somar tudo, um preço incrível num visual bastante agradável.

Prós
# Desempenho espectacular
# Permite memórias mais altas que bastantes outros modelos de formato grande
# Ventoinha de baixo perfil muito silenciosa
# Compatibilidade com todos os sockets
# Preço muito em conta

Contras
# O sistema de apoio das ventoinhas torna-as chatas de trocar

Resumo comparativo
Imagem

Nota final

9/10, média de 8,9.


Prémios

Imagem
Imagem
Imagem

Avaliando o Ereboss com as categorias de Dissipador CPU, atribuímos-lhe o prémio OURO e uma distinção pelo seu desempenho vs preço espectacular. Ainda mais, recomendamos o Ereboss caso tenham um processador dentro desta linha (2500K, 3770K, 4770K) e gostariam de ter o mesmo bastante fresco e conseguirem um bom OC nele em aircooling.




Revisão por: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de texto: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de imagem: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Edição e tratamento de vídeo: Luís Alves aka Shuper' Luu'
Bibliografia: Raijintek Ereboss
Agradecimentos: Tony Sahin
Produto cedido por: Raijintek

Layout versão: 1.23.04.2014
Imagem
Responder

Voltar para “Análises”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante