ACER Ultrabook S3

As revisões mais completas do universo, com a visão única moda'a'foca
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

ACER Ultrabook S3

Mensagem por Shuper' Luu' »

Imagem

É Ultrabook de nome e em tudo! Aqui fica o nosso encontro com esta primeira aposta da ACER neste segmento.

Podem ver este produto on-site aqui: Aspire S Series


Introdução

Imagem

A ACER (Acer Inc.) na altura MultiTech foi fundada em 1976 em Taiwan por Stan Shih, a sua mulher e outros cinco amigos. Na altura começou por ser um distribuidor e conselheiro de IT.

As coisas foram evoluindo, com muitas reformulações, reestruturações e aquisições. O logo verde que conhecemos hoje foi criado em 2011, associado agora a um dos top4 vendedores de PC e notebook.

Dentro dos seus produtos encontramos computadores de secretária, portáteis, netbook, servidores, smartphones, tablet, armazenamento, monitores, televisões e videoprojectores.

Podem visitá-los em: ACER Portugal



Condições de teste

Sistemas utilizados
Software
PCMark 07
CrystalDiskBenchmark
HDTach

Três benchmark simples para mostrar de forma simples o desempenho deste portátil. Como o PCMark atribui pontos às várias secções será bom para compararem com o vosso próprio computador.

Jogos
APB Reloaded
League of Legends
Lost Saga
I wanna be the guy

Pequenos jogos grátis, tomei esta opção para experimentar não só o desempenho mas também a resposta do teclado nesse ponto. Sendo o APB Reloaded o equivalente a um FPS, League of Legends a um MOBA, Lost Saga um beat’em up onde é preciso rapidez na escolha dos combos e só é utilizado o teclado e por fim I wanna be the guy representando as plataformas, sendo talvez dos jogos mais complicados e intricados que já joguei.


Metodologia
# Cada teste foi repetido 5 vezes, isto quando o programa não o permitia automaticamente. Feito isto elimino o melhor e pior resultado, fazendo depois a média aritmética simples. Quando o programa fazia a média aritmética simples não foram excluidos o melhor e pior resultado
# Para o teste da bateria, corremos 5 vezes o mesmo esquema e apresentamos o valor mais baixo resultando, pois acho que não faria sentido uma média

Precisão teórica
# Todos os testes estão sujeitos a erros, cada sistema é um sistema, o uso e a forma de uso fazem variar tudo muito. Contudo espero exprimir especialmente com esta metodologia os melhores resultados possíveis

Precisão prática
# Corri todos os testes de seguida, não abri mais nenhum programa, fechei e matei tudo o que não importava no gestor de tarefas (para um computador normal, não fui ao ponto do benchmarking)
# Entre testes fui sempre ao gestor de tarefas verificar se o programa anterior já estava desligado
# Os testes foram corridos com a metodologia toda em série, ou seja, quando tinha de fazer 5 testes fazia ligar programa > testar > reiniciar programa > novo teste
# Para a bateria cumprimos sempre os ciclos máximos, quer desligar ao atingir os 100% quer contar como desligado quando o portátil fica não operacional

Comparabilidade
Podem comparar os resultados directamente entre computadores (Benchmarks) pois sempre dará para terem uma ideia da diferença



Comentário inicial

Questão inicial que comanda tudo: O que é então um Ultrabook?
Têm vindo a aparecer, de várias marcas uma solução “ultra” no que é hoje em dia o segmento de computador pessoal com portabilidade. Este tipo de modelos, os “ultra”, não são, nem mais nem menos, que portáteis o mais finos e leves possíveis, com um visual muito pensado e elaborado. É o segmento, onde o encolher é palavra de ordem, pegando em computadores quase de topo e criando algo super fino e sóbrio. Para mim, o híbrido perfeito entre “note” e “net” book, herdando o desempenho dos “note” e a leveza dos “net”.

Neste caso, temos a primeira aposta da ACER no ramo, o Aspire S3. Esta versão que tivemos o prazer de testar é a versão de topo, com i7 e 500GB de HDD. O visual é estonteante, tão fino e leve que parece mentira. A ACER incorporou nele algumas das suas melhores tecnologias e avanços, desde hardware a software, como o clear.fi que agradou a várias pessoas a quem pedi opinião.
Nesta revisão tentei uma abordagem diferente que espero que gostem, com muitas fotos e análise completa em vídeo com algum suporte aqui no tópico em termos de dados e resultados. São vários vídeos para verem, onde cobri tudo o que podem ver e querer saber sobre este portátil. Continuem então para baixo e espero que gostem tanto como nós deste primeiro Ultrabook da ACER.

A nossa opinião sobre ele é muito simples de resumir com dois comentários que recolhemos:
Liliana Machado Escreveu: Funcionalidade, ergonomia, design, peso, espessura, ecrã LED, Touchpad representam todo um conjunto de características que conferem a este
Acer um modelo concebido a pensar no melhor de todos os mundos.
Daniel Almeida Escreveu:quero ir pa casa com ele (smile a babar)


Dados sobre o produto
Tipo de produto: Portátil Ultrabook
Nomes comuns utilizados: Aspire S3, Ultrabook S3, S3 i7 500GB
Segmento: Aspire
Gama/Série: S (Ultrabook)
Função/utilização alvo: Performance e qualidade num formato muito fino, perfeito para grande portabilidade, longa bateria em utilização média.
Data de lançamento: 23 de Setembro de 2011
Gama da preços: -
Versão: i7-2637M + HDD 500 GB (5400rpm) + SSD 20G GB



Especificações
Processador: Intel Core i7-2637M, socket BGA1023 @ 1700 MHz
Motherboard: Intel UM67 Express - BD82UM67
Gráfica: Intel HD Graphics 3000
Discos: HDD 500 GB (5400rpm) + SSD 20G GB
Memórias: 4GB Elpida 1333MHz DDR3 SDRAM
Ecrã: 13.3" HD Acer CineCrystal™ LED LCD
Touchpad: ELAN touchpad controller
Colunas:
Interfaces externas: 2-in-1 card reader + 2 USB 2.0 ports + HDMI® com suporte HDCP + Headphone/speaker 3,5mm e microfone interno
2xUSB 2.0 + HDMI
Teclado: V128230AS1 keyboard
Dimensões: 323/219/18 mm
Peso: 1.33kg
Bateria: Acer AP11D3F 11.1V, 3280mAh, 36.4 (Wh)
Tecnologias: Acer Green Instant On
Programas:
clear-fi
Dolby Home Theater v4
Windows Office 2010 pre-load
Nuno Oliveira Escreveu:(…) o software clear.fi já permite um fácil acesso a redes sociais, para alem de cumprir bem as funções de media center.


Detalhes gerais
Resposta Ultra-Rápida
Não perca mais tempo! A tecnologia "Acer Green Instant On" poupa tempo em desligar e voltar a acender o computador. Entre no modo Sleep e poderá voltar a ter disponível o computador em menos de 2 segundos! Após 8 horas no modo Sleep, ou um periodo qualquer de sua eleição, o portátil entra na modalidade Deep Sleep (Sonho profundo) podendo conservar a autonomia da bateria até 50 dias1, 2… E ainda por cima, volta a acender sem problemas após esse tempo! E, com o Acer Instant Connect, o Aspire S Series liga-se rapidamente a seus Acces Points, ligando a Net até 4X mais rápido,3, 4 em casa ou no trabalho.

Design Ultra-Fino
O Aspire S Serie é quase tão fino como uma folha de barbear, com apenas 13 mm (0,51'') e com menos de 1.4 Kgs 5 -- um auténtico prazer transportável. Tecnologia revolucionária que integra um painel de 13.3" , melhorando e reduzindo o tamanho das dobradiças até um terço, com uma super bateria de polímeros de Litio, super ligeira, que está desenhada para encaixar perfeitamente no fino design do portátil. O chassis de liga de Magnésio e Aluminio (Mg-Al) acrescenta o nível de qualidade com um toque de elegância, além de proteger robustamente o LCD creando um portátil Aspire S extra forte e duradeiro.

Desempenho Ultra-Inteligente
O disco de estado sólido (SSD) fornece accesso rápido aos ficheiros. O HDD opcional 6 oferece enorme capacidade de armazenamento. A bateria integrada de polímeros de Litio, atingé até 72, 7 horas de autonomia com apenas uma carga, dando-lhe auténtica liberdade. Adicionalmente, inclui altifalantes ajustados profissionalmente com qualidade de som Dolby® Home Theater® v4 e conectividade HDMI® .No núcleo da máquina um 2nd processador Intel® Core™ , fornecendo multi-tarefa com maior eficiencia no consumo energético. Ainda há mais: o novo design no Airflow, mantem o portátil constantemente frio, tornando-o mais confortável.

Conectividade Ultra-fluida
Video-conferência em qualquer momento, em qualquer lado, com qualquer pessoa com a webcam Acer Crystal Eyere 1.3 MP HD mais o software Acer Video Conference Manager incluido. Ligue com quem queira via Wi-Fi®; partilhe qualquer ficheiro, video, música com o Acer clear.fi -- a forma mais inteligente de desfrutar o multimedia entre os dispositivos que tem em casa ligados a rede; e use o Bluetooth® 4.0, introduzindo a nova tecnologia de baixo consumo, com seus dispositivos compatíveis.



Embalagem

A embalagem deste ACER é super simples e acomoda tudo muito bem em várias secções. A quantidade e qualidade dos manuais é de louvar, estando o Português bem presente e com boa tradução. Além de super simples de ler, está tudo bem pormenorizado e detalhado, com avisos e cuidados a ter. Neste pequeno vídeo podem ver isso mesmo e os mesmos manuais:

[youtube][/youtube]




Desenvolvimento fotográfico

Imagem
Imagem
Imagem
Aspecto geral do Ultrabook. Cinza simples, sem brilhos com todos os componentes muito equilibrados para um visual final requintado.


Imagem
Imagem
O microfone e entrada de fones estão do lado esquerdo em cima. O microfone é um pequeno orifício e a entrada audio de 3,5mm jack.


Imagem
Imagem
Imagem
O botão de ligar é simples, mesmo cinzento que o teclado e gravação com o mesmo cinza de todas as gravações além pintura do portátil. Ao lado do botão encontramos o led (indicação) do power e do disco. Tanto do lado interno como externo existe gravação que informa sobre qual é qual.

Imagem
Imagem
Destaque na zona das setas que referimos bastante na video análise. Pequeno logo Aspire abaixo das setas e botão ENTER também visíveis. Os atalhos do FN encontram-se a um azul claro para destaque das funções.

Imagem
O teclado é envolvido por uma pequena linha de depressão, um toque muito suave no design.

Imagem
É possível ler cartões no lado direito, capaz de ler até cartões SD . Este encaixe vem com uma tampa a condizer e gravação simples.


Imagem
O touch é grande, suave e novamente cinzento. Muito bom com que se interagir e com muitas funcionalidades multi touch super agradáveis.

Imagem
Imagem
Imagem
O escovado exterior deste Ultrabook é um ponto chave espectacular. É um acabamento espectacular que eleva o design em modelos finos a outro nível.


Imagem
É na traseira, abaixo do botão do power que se dá a exaustão do ar quente, zona fundamental da refrigeração.


Imagem
Imagem
Na traseira, no pequeno painel I/O encontramos a zona de alimentação, 1x HDMI, 2x USB 2.0 (esquerda para a direita). Na video análise falamos um pouco sobre esta zona, onde achamos que os USB deviam ser mais separados.

Imagem
Mais uma visão espectacular sobre este Ultrabook. É realmente fino e a sua continuidade no desenho é surreal.

Imagem
Imagem
Já na zona de baixo encontramos os 4 pés, as colunas, os parafusos e a tampa que cobre o disco.

ImagemImagem
As colunas são uma de cada lado, nestas pequenas zonas de rede. Infelizmente ficam um pouco abafadas em superfícies têxteis.


Imagem
Imagem
No geral esta é a visão do interior, constituído por dois grandes PCBs lado a lado, uma bateria enorme e um disco 2,5" em destaque.

Imagem
Aqui mais focado no disco, neste caso o HDD com o SSD de 20GB mais abaixo num pequeno encaixe.

Imagem
A bateria ocupa parte da zona central obrigando a informação a passar dum PCB para o outro por cima desta. Contudo a longevidade é garantida e a velocidade perfeita.

Imagem
Devido às dimensões a refrigeração é toda focada nesta zona, com o calor do processador a ser logo expelido para fora com a ajuda da ventoinha. É neste PCB que existem os componentes mais quentes e a ACER tratou de deslocar tudo para aqui e extrair logo o calor todo.

Imagem
Por dentro as colunas são assim, ocupando um espaço ao lado da secção inferior da bateria.

Imagem
Imagem
Duas fotos para terem noção do espaço que a bateria ocupa. Toda aquela zona azul e preta perto do Touchpad é bateria, assim como o azul central (onde passam um cabo amarelo e um branco grosso).

Imagem
Um pequeno destaque no painel I/O pelo lado interno. Tudo é soldado no PCB para garantia de zero problemas.




Instalação e utilização

[youtube][/youtube]
Cláudia Hilário Escreveu:Desde logo, denota-se que a evolução da era tecnológica se tem preocupado bastante com a componente prática e do conforto dos utilizadores, nunca esquecendo a componente funcional... ou não seria uma verdadeira evolução.
Das primeiras características que se ressaltam neste computador é a sua espessura bastante inovadora e apetecível.
Fácil de transportar, este computador facilmente providencia um bom momento de trabalho ou de lazer.
Gostei do espaçamento entre as teclas e do material utilizado.
Como pequena crítica, dizer que o espaço existente entre os comandos das teclas (setas) não será, a meu ver, o mais apropriado, mas percebo que o aumento das funcionalidades do Touchpad combatam, na sua maioria, este pormenor.
Esta opinião exprime muito bem este ponto de instalação e utilização. Todos os comentários externos que aqui verão são de pessoas que experimentaram este mesmo modelos, tendo eu feito uma pequena introdução quando achei necessário para fazer variar o leque de profundidade das mesmas. Todas as pessoas têm a sua opinião e forma de interagir com os equipamentos, mas o agrado foi geral. Esta variação de detalhismo é notável em alguns comentários como o seguinte,
Tânia Fernandes Escreveu: De modo geral e pouco específico, aponto só como aspecto negativo o facto de ao fim de pouco tempo de estar ligado, aquecer muito na parte direita sentindo-se também no teclado e devido ao facto das colunas estarem por baixo, quando se coloca o pc num sítio não tão plano o som fica um pouco "abafado".
Com o qual concordamos totalmente e podem-me ver falar disso mesmo na vídeo análise.



Sneak Peek

[youtube][/youtube]
Pequeno vídeo introdutório a todo o portátil, num jeito de Sneak Peek.



Análise
Imagem
Começando pelo PCMARK, resultados muito bons para um portátil. Sem dúvida o IST, o i7 e a gráfica a serem muito capazes. Valor de computação mesmo muito alto, mostrando o poder do CPU.

Imagem
Alguns testes ao disco rígido, conseguindo o trabalho híbrido do HDD de 500GB e o SSD de 20GB resultados espectaculares. Disco muito equilibrado e bem escolhido, na gama dos 100MB/s de leitura e escrita, com burst de quase 200MB/s. A inicialização do SO (Sistema Operativo) era super rápido e o voltar do modo de suspensão quase sem tempo de espera, era só levantar o ecrã e já estávamos online.

Imagem
Um teste muito interessante na bateria, fizemos cinco repetições de cada ciclo (sendo escolhido a descarga mais rápida e a carga mais lenta de cada um). O portátil aguenta bem 5 horas de uso leve e menos de 2 horas quando usamos todo o poder do i7. Este poder acaba por ser muito versátil, porque conseguimos que o portátil dure muito ou que nos ofereça um desempenho incrível. O modo de suspensão é mesmo profundo e económico, com um despertar muito rápido, possibilitando uma poupança colossal.



Vídeo análise

Um dos grandes objectivos desta revisão é explicar tudo sobre este portátil, portanto fiquem com uma longa vídeo revisão onde abordamos todos os pontos e muitos mais, para uma profunda compreensão desta oferta da Acer,
[youtube][/youtube]
Vídeo: Logitech C525
Áudio: Logitech C525
Editado em: Sony Vegas Pro 11


Mais dois excertos de umas opiniões mais extensas:
Tânia Fernandes Escreveu:É um portátil muito bem conseguido, tem um design muito apelativo e também bastante apropriado ao género feminino, pois é elegante e muito leve daí ter gostado tanto dele. A sua espessura e cor são de um estilo muito profissional, o que o distingue dos outros portáteis comuns. (…) Parabéns acer !! Tem as medidas e espessura certas, é mesmo de acordo com o modelo feminino !! Melhor ? Só mesmo tendo um!
Nuno Oliveira Escreveu:portatil ultra fino e resistente(aluminio), super leve e boa ergonomia na escrita. (…) Poderia ser de pensar o lançamento do mesmo portátil com uma placa gráfica superior. Bom para o preço visto que portáteis da mesma gama de marcas concorrentes custa bem mais €€.
Começando pelo visual, o Ultrabook acerta em cheio, notavelmente em cheio. Conseguindo, de seguida agradar nos parâmetros qualidade de construção, peso, ergonomia e preço. Sobre o pedido de um modelo com placa gráfica superior, já foi atendido e já o podemos encontrar nos novos Ultrabook S5. Além da placa gráfica, também a drive dvd já está disponível.



Conclusão

O S3 é um verdadeiro Ultrabook, carrega toda a alma e ser do que é um Ultrabook. Com um visual estonteante e cuidado, super leve, super resistente, desempenho incrível mas com bateria capaz de nos proporcionar várias horas de utilização, é difícil lhe resistir. Da nossa parte uns parabéns à ACER, pois conseguiu criar uma aposta super forte e sustentável neste novo segmento de portáteis. Quem procurar as características peso/desempenho ou um portátil visualmente cuidado, recomendamos este produto.

Prós
# Bom desempenho
# Super leve
# Super fino e transportável
# Visualmente muito equilibrado e cuidado
# Preço muito agradável para o que oferece
# Silencioso e fresco

Contras
# Teclado possui algumas zonas que podem não agradar a todos (setas e ENTER)
# Colunas na tampa de baixo, abafando o som
# USBs traseiros demasiado juntos

Resumo comparativo

Imagem
Desempenho Geral

Imagem
Peso

Imagem
Qualidade de construção

Imagem
Ecrã

Imagem
Teclado

Imagem
Multimédia

Imagem
Bateria

Imagem
Extras

Imagem
Manuais

Imagem
Interação

Imagem
Visual geral

Imagem
Visual Técnico


Nota final

9/10, média de 9,16.



Prémios

Imagem
Imagem

Ultrabook de nível ouro, super recomendado por nós! Nunca a vossa vida será a mesma depois de utilizarem esta gama Ultrabook.



Confronto final

Divinal e premiado
# A opção de recorrer a HDD 500GB mais SSD 20GB pelo IRS (Intel Rapid Storage) foi perfeita, pois além de trazer muito espaço trás um boost no desempenho.
# A inclusão do clear.fi e a placa de áudio (com drivers espectaculares) tornam esta solução muito forte em multimédia
# O visual é todo muito homogéneo, sendo até os avisos (no ecrã) da regulação de volume, brilho, caps lock, etc, completamente inseridos no tema
# As tecnologias Acer Green Instant One e modo Deep Sleep trazem além de um acesso super rápido, uma super longa duração da bateria em standby.

Como é possível?
# Apesar da boa qualidade do micro embutido, não oferecer a opção de utilizar um dedicado (caso se use auscultadores com micro incluído).
# Colunas na tampa de baixo comprometem um pouco o som, um ponto multimédia muito bom deste portátil. Como o portátil é de baixo perfil também complica a saída do som.
# USBs traseiros demasiados juntos, é super fácil ocorrer a situação de só um deles ser acessível.

Sugestões/Melhoramentos
# Tentar afastar mais os USB traseiros (talvez oferecer oportunidade de USB 3.0) e oferecer hipótese de microfone externo
# Melhorar a qualidade da webcam embutida
# Trazer as colunas para uma posição que deixe o conjunto brilhar



Comentários externos
Daniel Almeida Escreveu:Quero ir pa casa com ele (smile a babar)
Nuno Oliveira Escreveu: Portátil ultra fino e resistente(aluminio).
super leve e boa ergonomia na escrita.
O software clear.fi ja permite um facil acesso a redes sociais, para alem de cumprir bem as funções de media center.
Poderia ser de pensar o lançamento de o mesmo portatil com uma placa grafica superior.
Bom para o preço visto que portateis da mesma gama de marcas concorrentes custa bem mais €€.
Tânia Fernandes Escreveu:É um portátil muito bem conseguido, tem um design muito apelativo e também bastante apropriado ao género feminino, pois é elegante e muito leve daí ter gostado tanto dele. A sua espessura e cor são de um estilo muito professional, o que o distingue dos outros portáteis comuns.
De modo geral e pouco específico, aponto só como aspecto negativo o facto de ao fim de pouco tempo de estar ligado, aquecer muito na parte direita sentindo-se também no teclado e devido ao facto das colunas estarem por baixo, quando se coloca o pc num sítio não tão plano o som fica um pouco "abafado". Parabéns acer !! Tem as medidas e espessura certas, é mesmo de acordo com o modelo feminino !! Melhor ? Só mesmo tendo um !
Cláudia Hilário Escreveu:Desde logo, denota-se que a evolução da era tecnológica se tem preocupado bastante com a componente prática e do conforto dos utilizadores, nunca esquecendo a componente funcional... ou não seria uma verdadeira evolução.
Das primeiras características que se ressaltam neste computador é a sua espessura bastante inovadora e apetecível.
Fácil de transportar, este computador facilmente providencia um bom momento de trabalho ou de lazer.
Gostei do espaçamento entre as teclas e do material utilizado.
Como pequena crítica, dizer que o espaço existente entre os comandos das teclas (setas) não será, a meu ver, o mais apropriado, mas percebo que o aumento das funcionalidades do Touchpad combatam, na sua maioria, este pormenor.
Liliana Machado Escreveu:Funcionalidade, ergonomia, design, peso, espessura, ecrã LED, Touchpad representam todo um conjunto de características que conferem a este Acer um modelo concebido a pensar no melhor de todos os mundos.
Agradecimento especial a todos estes amigos que contribuíram para uma revisão única.



Revisão por: Shuper’ Luu’ aka Luís Alves
Edição e tratamento de texto: Shuper’ Luu’ aka Luís Alves e Tânia Fernandes
Edição e tratamento de imagem: Shuper’ Luu’ aka Luís Alves
Edição e tratamento de vídeo: Shuper’ Luu’ aka Luís Alves
Bibliografia: Página do Produto - Aspire S Series
Agradecimentos: António da AEMpress
Produto cedido por: AEMpress

Layout versão: 1.25.12.2011
Imagem
Avatar do Utilizador
TNA
Junior Casemodder and Tech Content Creator
Mensagens: 136
Registado: 17/fev/2011, 21:58
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: ACER Ultrabook S3

Mensagem por TNA »

Boas

Também tive oportunidade de brincar um pouco com este menino e sinceramente está algo espectacular, vontade de o levar para casa não faltou ;)
é uma obra de engenharia fantástica com um design espectacular e um performance bom, a gráfica embora dedicada da para fazer uns joguinhos de lol! penso que era insensato pedir mais para algo deste tamanho!

E esta revisão? BRUTAL! cobriste tudo mano, como estás já não se fazem em lado nenhum! Sempre a moda'a'focar!
PUTE MODAR É UMA CENA QUE EU ASSISTO
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3854
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: ACER Ultrabook S3

Mensagem por Shuper' Luu' »

TNA Escreveu:Boas

Também tive oportunidade de brincar um pouco com este menino e sinceramente está algo espectacular, vontade de o levar para casa não faltou ;)
é uma obra de engenharia fantástica com um design espectacular e um performance bom, a gráfica embora dedicada da para fazer uns joguinhos de lol! penso que era insensato pedir mais para algo deste tamanho!

E esta revisão? BRUTAL! cobriste tudo mano, como estás já não se fazem em lado nenhum! Sempre a moda'a'focar!
Sim, eu quis esticar o limite com esta revisão, mas devo o resultado a todos os que participaram com as suas ideias.

A sensação de ter um Ultrabook destes é mesmo essa, não dá vontade nenhuma de o ver longe, é qualquer coisa de espectacular.
Imagem
Responder

Voltar para “Análises”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes