O que fazer com o resto de uma fita Led RGB?!

Zona para dúvidas, dicas de modding, seja tutoriais em vídeo ou links externos
Responder
EMAN
Na ternura dos 40 comentários!
Mensagens: 79
Registado: 13/jun/2013, 21:31
Contacto:

O que fazer com o resto de uma fita Led RGB?!

Mensagem por EMAN »

Normalmente compramos rolos de fita led RGB de 5m e colocamos numa secretária atrás de uma prateleira e acaba por sobrar um restinho, eis aqui a solução para aquele restinho de fita que provavelmente fica abandonado ou então irá acabar no lixo. Que tal utiliza-la para iluminar o interior da tua caixa de computador entre as cores vermelha, verde ou azul.

Em principio a tua fita Led é de 12V, e a sua intensidade da corrente irá variar de fita para fita, a fita que foi utilizada aqui tem uma intensidade da corrente de cerca de 0.4A por metro.
Sem um controlador RGB e comando não vai ser possível fazer a mudança das cores, irá apenas ficar uma cor fixa entre as três do RGB que são misturadas e criadas outras, essas cores são o RED (vermelho), GREEN (verde) e BLUE (azul).
Para obtermos essa cor fixa apenas precisamos de alimentar o pólo positivo com 12V e alimentar uma das três letras que mais à frente irei explicar que são os pólos negativos.

Material necessário:

- Ferro de solda;
- Estanho;
- Cabo e ficha molex (opcional);

Imagem

Como podemos ver nesta imagem, está representado o sitio onde iremos soldar os fios, temos três cores à escolha o vermelho (R), o verde (G) e o azul(B).

Imagem
Como está na imagem acima no meu caso a cor escolhida foi o azul então eu soldei os cabos correspondentes ao pólo positivo no sitio de 12V, e o polo negativo na letra correspondente à nossa escolha.

Imagem

Neste caso foi usada uma ficha molex que por acaso tinha de uma ventoinha que foi fora e por acaso aproveitei o conector em que o cabo amarelo é o pólo positivo de 12V e qualquer preto dos dois do meio pode-se ligar na letra respectiva à cor escolhida. Este conector pode ser substituído, simplesmente pondo os fios no lugar correto do conector da fonte de alimentação e prende-los bem com fita adesiva, se não for feito correctamente pode causar mau contacto. Nesta imagem não estão isolados mas foram isolados posteriormente.

Imagem

Resultado final, não está numa caixa mas em breve pode vir a estar mas como vêem funciona, lá atrás o molex esta conectado na fonte de alimentação que está com um jump entre o cabo verde e o preto do 24 pinos para se ligar.

Obrigado por lerem isto até ao fim e desculpem pela qualidade das fotos porque na realidade foram mesmo tiradas em cima do joelho, apenas uma dica espero que gostem e tenha sido útil.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: O que fazer com o resto de uma fita Led RGB?!

Mensagem por Shuper' Luu' »

Guia muito fixe Emanuel!

Tenho uma fita dessas de 5metros a da Maker Faire que anda a dar cores erradas. Tenho dúvidas se será do comando, se for mesmo do controlador sou capaz de fazer isto e fico com só uma cor.
Imagem
Responder

Voltar para “Dicas modding”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes