[Fluxos] Estudo comparativo de fluxos de ar em caixas de PC

Artigos da equipa, sobre múltiplos temas
Responder

Este tópico foi-me...

Útil para perceber como aplicar na minha caixa :D
0
Sem votos
Eu já sabia isto tudo...
2
100%
Fiquei tipo nhanha na mesma...
0
Sem votos
Continuo com algumas dúvidas?!?
0
Sem votos
 
Total de votos: 2
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

[Fluxos] Estudo comparativo de fluxos de ar em caixas de PC

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas malta :D eu queria esperar por fazer o flipbook e reeditar as fotos, mas ando com pouco tempo :cry: assim que tiver tempo lanço isto denovo ;)

Aqui encontram um estudo que fiz de fluxos de ar dentro das caixas do computador, não está aqui tudo, onde criei uma maqueta universal a escala e fiz testes com fumo às várias configurações. Aqui vos deixo os resultados que obtive ;) Vou apenas me focar nos resultados e nos problemas, a melhor maneira de os contornar será mostrada noutros artigos assim como problemas de "bolsas" de ar quente, pressões positivas e negativas, etc... ;)

Os setups base de caixas que testei foram os seguintes 4:

1º Caixa ATX normal com fonte em cima
2º Caixa ATX normal com fonte em baixo
3º Caixa com 2 zonas separadas em ATX
4º Caixa com 2 zonas separadas em BTX

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



___________________________________________________________________________________________________
Posto isto, testei sistema com IN frontal e OUT traseiro (no caso do BTX superior ou traseiro, mostrei os 2), os traços verdes e vermelhos representam o fluxo, os laranjas são os fluxos problemáticos. Os resultados foram os seguintes:

Imagem
Imagem


Como se pode ver, é um fluxo que com força suficiente é directo e melhor, directo a passar no CPU. Mas depois os problemas... Com força a menos nem a board chega com velocidade considerável e começa a subir, pode ser atraído directo para a gráfica, se for frio o suficiente para passar por baixo dos discos, vai até á traseira antes de começar a subir e pior, perde ai toda a sua velocidade. O maior problema é mesmo quando não existe força suficiente para ele ir até ao CPU, acabando por ser sugado do topo, sempre mais quente, pela fonte e só dai sugado para a ventoinha do CPU.

__________________________________________________________________________________________________
Imagem
Imagem


Tal como o anterior, é bastante bom para alcançar o CPU. Mas novamente tem o problema de ar com força a menos, subirá e só depois de estar no topo e quente será sugado e utilizado. O maior problema desta configuração é que se a fonte for virada com a ventoinha para cima o ar será sugado entre ela e a gráfica, que saindo desta ultima aquece e depois segue para o CPU. Podemos dizer que a gráfica não deixa o ar propriamente frio, portanto essa é uma das piores causas de aquecimento do CPU em configurações destas.

_________________________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem

Para mim este sistema é preferível ao ATX convencional. Separando em duas zonas é possível ter os discos frescos sem comprometer que eles retirem a velocidade e alterem a temperatura do ar que queremos no computador. Se o ar for inserido numa bainha de cima então ainda mais directo se torna. Os inconvenientes são que a gráfica pode roubar demasiado ar, o qual o cooler do CPU depois tem de ir buscar ao topo da caixa. A zona de baixo é problemática na situação de o ar sair dos discos e subir já quente, e só depois a fonte o utilizar.

________________________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem

A versão com 2 zonas separadas mas em BTX sofre do mesmo que a versão em ATX, mas agrava-se o problema do ar na gráfica, onde é nesta configuração que a gráfica aquele mais de todas, apenas igualado pela versão ATX com fonte em baixo e no caso de esta roubar muito o ar á gráfica. Também sofre o problema de o ar poder não sair o suficiente pela ventoinha ao nível do CPU e subir e aquecer.

________________________________________________________________________________________________

Portanto em suma é isto:

:arrow: ATX com fonte em cima é bom quando o ar é o suficiente para ficar com um factor in/out igual, de maneira a chegar bem ao CPU e ser o suficiente para compensar o facto de a fonte retirar o ar do CPU;
:arrow: ATX com fonte em baixo é bom quando podemos utilizar a fonte virada para baixo, porque divide o ar entre a gráfica e o CPU, pois o CPU não tem nada que lhe roube todo o ar;
:arrow: ATX com 2 zonas separadas, é bom quando queremos arrefecer bem os discos, pois a ventoinha frontal da zona de cima vai enviar todo o seu ar como ar útil para o CPU e gráfica;
:arrow: BTX com 2 zonas separadas, que é o que normalmente encontra-mos numa caixa BTX, é o pior de todos, quando e atenção quando, não podemos utilizar uma ventoinha que meta ar no topo ou lateral apenas para a gráfica, pois é o único ponto onde falha. Este sistema quando a ventoinha IN é atrás é até do melhores, pois é muito mais focado na board e na sua zona;


Espero que gostem, apenas tentei aplicar e explicar o que obtive quando fiz os testes. É óbvio que falei do fluxo em si como sendo algo mais concentrado, mas o certo é que as forças de sucção tratam de o encaminhar nos sentidos que eu desenhei, isto observado por mim.

Num próximo artigo tentarei explicar soluções entre outras coisas ;)


Artigo escrito por: Luís Alves ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
RtMetz92
Level 80 Knight Spammer!
Mensagens: 93
Registado: 29/ago/2010, 22:06
Localização: Sequeirô - Santo Tirso
Contacto:

Re: [Fluxos] Estudo comparativo de fluxos de ar em caixas de

Mensagem por RtMetz92 »

Excelente artigo. Muitos parabéns mesmo, ao autor :)
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [Fluxos] Estudo comparativo de fluxos de ar em caixas de

Mensagem por Shuper' Luu' »

RtMetz92 Escreveu:Excelente artigo. Muitos parabéns mesmo, ao autor :)
Obrigado :D quando postar em flipbook aviso ;) é uma coisa que demora a fazer :D :lol:
Imagem
Responder

Voltar para “Artigos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes