Principios da insonorização

Artigos da equipa, sobre múltiplos temas
Responder
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Principios da insonorização

Mensagem por Shuper' Luu' »

Boas a todos :D

Este artigo pretende explicar as fontes de ruído nos computadores pessoais, quais as melhores formas de combatê-lo, os vários tipos de ruídos e introduzir alguns termos mais específicos;

Podem lê-lo em formato flipbook em:
Artigo em FlipBook
Download do artigo em FlipBook


Venho aqui primeiro introduzir uns princípios sobre a insonorização, mas focar-me-ei sobretudo sobre a aplicação desta aos computadores :)

Antes de mais, o que é insonorização? Trata-se nada mais do que tornar insonoro, parvoíce à parte, não passa de isolar do ruído, quer interno quer externo.
Com ouvidos mais ou menos sensíveis, toda a gente gosta de silêncio principalmente para trabalhar, principalmente quando se entra num estado de muito cansaço onde qualquer ruído parasita nos afecta. E quem tem um computador num estúdio de gravação, ainda mais importante se torna esta insonorização.

Agora a pergunta mais chave, que ruídos existem mais num computador? Passo a citar os principais:
:arrow: Ventoinhas
:arrow: Discos e drives
:arrow: Ruídos electrónicos


Imagem
Um zalman numa gráfica x600 e uma XL2, ventoinha super silenciosa para o preço e com boa performance ;)

Penso que as ventoinhas todos conheçam, em alguns computadores é mesmo o mais notório. Quanto a estas em si só há 3 coisas a fazer: OU se trocam, OU se reduz a velocidade, OU se desobstruí a ventoinha e o que está a provocar o barulho por movimentação do ar, por exemplo algumas caixas a grelha que protege a ventoinha são furos pequenos, como é óbvio o esforço e principalmente a velocidade a que o ar passa nesses furos (para o mesmo caudal de ar, uma secção de menor diâmetro representa uma maior velocidade) provoca um ruído muito chato.


Imagem
HDD IDE antigo :mrgreen:

Os discos e drives, só existe as hipóteses de: trocar por drives com menos rotações por minuto ou gerir a velocidade da mesma ou insonoriza-las. Existem caixas próprias para discos rígidos mecânicos, porque os novos discos SSD não fazem barulho notório)


Imagem
Cooler da intel para 775, então com pó, que assobio que mandava :x


Os ruídos electrónicos é mesmo o mais chato, pois não existem maneiras que o combater a não ser a utilização de absorvedores de ruído dentro da caixa, e existem algumas boards e gráficas que fazem algum ruído com a carga de processamento :twisted:

Outro factor é o pó, com o tempo o pó incute mais esforço numa ventoinha, que em computadores vendidos a retalho com cooler stock, ao fim dum tempo está sempre ao máximo. O pó influencia muito a temperatura do computador em si, logo convém também estudar isso num computador, mais avançado será pensando já a nível de pressões.

:!: Agora o importante, ENTÃO COMO INSONORIZO O MEU COMPUTADOR? :roll:

a resposta é fácil, utilizas materiais absorvedores de ruído, isto para o ruído principal. Este é um facto importante, absorvedores! Porque uma caixa não é suficientemente feita em materiais brutos para ser isolante o suficiente. Por exemplo, o ferro, chumbo e alumínio, e mesmo aço, são isoladores de nível médio/alto, mas são absorvedores péssimos, isto é impedem que o som se propague, mas reflectem mais do que o que absorvem, são óptimos por exemplo para criar uma barreira que reflectindo as ondas sonoras as envie no sentido oposto a nós.

Portanto o melhor para impedir que o som do computador é uma combinação de material isolador de qualidade, o ferro é óptimo como isolante, com um bom material absorvedor como a espuma de células abertas (existe espuma de células abertas e fechadas, basta tentar imaginar que percebe-se o conceito) :D


Mas agora algumas pessoas dizem, sim, eu sei que por exemplo a cortiça, lã de vidro e de rocha e a madeira são bons absorvedores sonoros, mas isso não vai aumentar a temperatura interna do computador :?: :o
A resposta é sim, não só porque comparativamente aos bons isolantes sonoros como o ferro e o cobre têm uma permissividade térmica toneladas mais baixa como o principio de absorção sonora em si contribui. Isto porquê? porque o material só absorve as ondas sonoras porque essa energia é convertida em energia calorifica.

Outro factor é o formato do absorvedor, por exemplo quem nunca ouviu falar das maravilhosas caixas de ovos? pois é, a forma destas pequenas maravilhas é a ideal para absorver o som, e para verem bem, o material base delas é tão absorvedor como papel e couro, mas o formato faz a diferença ;)

Imagem
Tapete anti-ruído que utilizei muitas vezes como absorvedor do som, é como podem ver espumoso. Este inclusivo levava uma camada inferior de alcatrão de 2mm :lol:

Outro problema dentro dum computador trata-se da reverberação, consequência sonora semelhante ao eco mas para objectos a menos de 17metros, ou seja quando as ondas sonoras são reflectidas a menos de 17 metros da fonte. Este processo incute num aumento do nível de ruído, dB. Ou seja, como dentro do computador o ruído não é absorvido, é reflectido e mantido dentro do computador pelos isolantes, as frinchas que proporcionem a escapatória das ondas sonoras tornam-se mini colunas literalmente :mrgreen: :mrgreen:

Outro problema a nível do ruído tratasse da vibração... Uma caixa em cima duma camada de 3cm de neoprene elimina mais de 50% destes ruídos parasitas, culpa dos pés das caixas que não são capazes de isolar a vibração vinda da caixa e transmite-as a secretária ou chão. A qualidade das caixas também afecta muito isto, um suporte de discos mais equacionado adiciona toda uma quantidade de vibrações indesejada a caixa, que estas por sua vez também provocam bastante ruído.


Resumindo tudo, existe uma panóplia de procedimentos que ajudam a isolar o som interno num computador, mas o principal é saber-mos quais estes são, e elimina-los como puder-mos. Não adianta trocar uma caixa por uma de uma qualidade soberba se mantiver-mos aquela ventoinha manhosa a assobiar, nem adianta comprar ventoinhas ninja se o nosso problema é um disco que parece um turbo dum supra. O principal é equacionar-mos o nosso problema e resolver-mos-o no sentido que tem de ser :D

Portanto o melhor é:
Material absorvedor - Esponja de células abertas, lãs de vidro e rocha, cortiça
Material Isolador - Ferro, cobre, alumínio (o vácuo é o isolador perfeito, mas fazer vácuo com PC vai lá vai BINO :lol: :lol: )

Artigo também disponível e originalmente postado em: http://modaafoca.forunspt.com/viewtopic.php?f=30&t=45

Espero que gostem desta introdução :D
Luís Alves ;)
Imagem
Responder

Voltar para “Artigos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante