Nota de Imprensa
Netbooks na escola: projecto-piloto revela benefícios para professores e alunos
Mais de 70% dos professores, alunos e pais envolvidos no projecto-piloto Educational Netbook concordam que o uso de netbooks em actividades relacionadas com a escola tem um impacto positivo na motivação dos alunos na escola e no processo de aprendizagem. Este resultado faz parte da avaliação final da Acer-European Schoolnet Educational Netbook Pilot que olhou para a utilização de netbooks no ensino e aprendizagem e que envolveu 8 mil professores e alunos em seis países Europeus.
O objectivo do Netbook Pilot foi explorar como a introdução de netbooks e do ensino um-para-um (1:1) dentro e fora das escolas podia influenciar o ensino e a aprendizagem. De Janeiro de 2010 até Julho de 2011 um total de 240 turmas em seis países Europeus (França, Alemanha, Espanha, Itália, Turquia e Reino Unido) foram equipadas com netbooks.
O relatório final, baseado nas respostas de 735 professores, 3602 alunos e 2618 pais, destaca seis questões importantes na implementação de um ensino sistematicamente 1:1.
Em primeiro lugar, a capacidade dos netbooks para ampliar a motivação dos alunos e promover uma boa atmosfera na sala de aula e o ensino independente oferece valor acrescentado às escolas. O facto de os estudantes possuírem netbooks e poderem mantê-los depois das aulas oferece possibilidades que aumentam as oportunidades de aprendizagem e as actividades educacionais fora da escola.
Os netbooks também parecem funcionar como uma ponte que facilita o envolvimento dos pais na educação da sua criança. O ensino 1:1, quando é implementado como parte integrante da escola com uma visão sistemática de mudança pedagógica capacita e apoia os professores nas suas práticas na sala de aula.
Por outro lado, capacitar os professores pode também ajudar ao facilitar a mudança de professores e cooperação profissional tanto na escola como fora e ao oferecer-lhes bons exemplos de práticas tais como cenários de ensino 1:1.
Para terminar, ajudar na confiança dos professores ao integrar NTICs no ensino e aprendizagem é um dos fundamentos do sucesso do ensino 1:1 e da sua motivação para a mudança pedagógica.
O relatório completo foi publicado a 16 de Novembro de 2011 e lançado na conferência European Schoolnet’s EMINENT em Itália.
Os resultados de uma avaliação independente de grande-escala tal como o Netbook Pilot são do interesse de todas as partes interessadas na educação, especialmente para autoridades na educação como o Ministro da Educação
disse Marc Durando, Executive Director of European Schoolnet.
A Acer e o European Schoolnet decidiram disponibilizar todos os dados não processados para a comunidade de investigação das pesquisas de professores, alunos e pais de uma forma anónima. Os dados serão distribuídos através do website dos netbooks sob a licença Creative Commons. Os organizadores do Netbook Pilot acreditam que este conjunto de dados pode servir a comunidade de investigação na educação noutras investigações e possíveis estudos comparativos, manifestando sempre a sua origem.Baseado na implementação bem-sucedida e no feedback do piloto, a Acer e o European Schoolnet já planearam uma nova actividade na utilização de tablets Acer e projectores interactivos nas escolas.
A tecnologia é um recurso precioso na educação: o uso de tecnologia pode complementar e melhorar as metodologias aplicadas. A Acer quer desempenhar um papel activo na comunidade global de educação
disse a propósito Federico Carozzi, Acer EMEA Educational Business Manager. O estudo dos tablets decorrerá nos próximos 12 meses em oito países Europeus e pode ser acompanhado no website dos netbooks (http://netbooks.eun.org).
Para mais informação sobre o Educational Netbook Pilot e para ler o relatório: http://netbooks.eun.orgContacto de imprensa: Elina Jokisalo, elina.jokisalo@eun.org, +32 (0)2 790 75 35
Fonte: AEMpress