iMac G4 Conversion

Caixas com formatos diferentes, out-of-the-box, mods e projectos diferentes que faças na vida
Responder
benidino
Novatozinho
Mensagens: 14
Registado: 10/ago/2015, 13:16
Contacto:

iMac G4 Conversion

Mensagem por benidino »

Bem aqui estou eu para mais uma conversão. Após um G3 e um Mac Pro, chega a vez de um.
iMac G4 1st Gen

Haha. Bem parece que sou um gajo sem ideias, fogo. Mas não. Gosto e acho interessante estas conversões. E mais uma vez veio parar as minhas mãos este projecto por uma quantia nula de valor monetário. E como não coleciono este tipo de hardware, não sinto que estou a destruir algo mas sim a inovar a reutilizar.
Este pc, teve um problema algures na sua vida com a fonte de energia e a mesma falta alguns componentes. Como tal a reparação era ridicula e por isso os componentes irão ser dados/vendidos, etc. da melhor maneira. Mas a carcaça e o importante fica aqui com o je para mais um frankenstein.
O iMac G4 1st Gen, é um computador com um design deveras estranho, mas que se repara bem que faz parte dos finais dos anos 90 e inicios dos anos 00's. No entanto acho que é uma bela peça e a minha namorada também achou muito fofo. E é para ela que vai este equipamento.
Projecto:
A minha namorada não é uma pc enthusiast, mas necessita de um para várias actividades que ainda não podem ser realizadas com tanta facilidade numa tablet. E por isso ao ter conseguido este pc achei que ela seria a pessoa ideal para usufruir do mesmo. Sendo assim eis as specs que o pc irá ter.
Primeiro terei de converter os cabos originais do LCD que é TMD para DVI-D, o que requer que adquira umas certas peças e que também tenha alguma skill com soldering e electrónica em geral. O restante irei adquirir um pc no aliexpress pela modesta quantia de 100€ com um processador intel Atom quadcore, 2gb de ram e 32gb de emmc. Ou seja o computador vai ser no final um lowcost pc.

O PC é originalmente um iMac G4 de 15", logo a resolução original do ecrã não passa das 1024x768, que é incrivelmente pequeno, mas que para já irá servir perfeitamente. Talvez num futuro tente adquirir algum painel com uma resolução superior.
O computador irá ser utilizado para aplicações minimas, como YouTube, Spotify, Office, WebSurf e alguns videos. O objectivo é inserir a carcaça do Atom Pc e a fonte no interior do casulo original e ter só um cabo a dar energia a tudo, tentar usar a porta original da Drive de Cd's para ter uma hub usb e ter algumas portas traseiras operacionais para ligar porta Ethernet, usb, audio, etc.

Para já ainda só tenho as peças para o LCD encomendadas e deverão chegar a meio de Novembro, irei postando novidades ao longo do tempo :)
E não se esqueçam toca a dar ideias e opiniões!

Fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: iMac G4 Conversion

Mensagem por Shuper' Luu' »

Obrigado por cá partilhares o projeto.

Caixa com um formato deveras invulgar. Acho que fizeste uma boa aposta na escolha do hardware.

Se sondares o André Paula (xpect) cá no fórum pode ser que ele conheça uma distro GNU/Linux que seja similar ao "OSX" dessa época e fazes aí uma situação win-win que maximize os 2GB de RAM.

Força no projeto!
Imagem
benidino
Novatozinho
Mensagens: 14
Registado: 10/ago/2015, 13:16
Contacto:

Re: iMac G4 Conversion

Mensagem por benidino »

Ligeiro Update.
Não irei utilizar o ecrã original devido ao facto de que a resolução original é muito restrita e como tal vou optar por adaptar na moldura original um lcd mais recente e maior, não vai ficar original, mas vai ser mais funcional.
Avatar do Utilizador
Shuper' Luu'
Chief Executive Officer (CEO)
Mensagens: 3853
Registado: 16/ago/2010, 20:32
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: iMac G4 Conversion

Mensagem por Shuper' Luu' »

benidino Escreveu:Ligeiro Update.
Não irei utilizar o ecrã original devido ao facto de que a resolução original é muito restrita e como tal vou optar por adaptar na moldura original um lcd mais recente e maior, não vai ficar original, mas vai ser mais funcional.
Se conseguires simplificar o protocolo de comunicação/ligação ainda melhor. Não compensa gastares dinheiro em conversores se podes trocar o monitor por menos disso. Eu penso assim nessas abordagens.
Imagem
Responder

Voltar para “Out-of-the-box”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante